PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Conselho do Patrimônio Cultural estuda tombamento do “boi de carnaval” em Itabaiana

Conselheiros reunidos em Itabaiana


O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural do município encaminhou as primeiras medidas para registrar o folguedo “boi de carnaval” como patrimônio cultural imaterial de Itabaiana, em reunião ordinária realizada no dia 21 de janeiro de 2019. A proposta é defendida por entidades culturais do município, a exemplo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.
O tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. Portanto, o tombamento visa preservar referenciais, marcas e marcos da vida de uma sociedade e de cada uma de suas dimensões interativas.
Boi de Carnaval é um grupo de foliões que brincam o carnaval em torno da figura do boi. Em Itabaiana, esse folguedo popular é tradicional, remontando às primeiras décadas do começo do século vinte. Atualmente, ainda subsistem mais de dez agremiações desse tipo na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário