PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Artesã de Ingá é destaque no Salão do Artesanato da Paraíba


A artesã Antonia Ribeiro de Mendonça, natural de Ingá, que trabalha com a renda labirinto há 40 anos e, aos 85 anos de idade, mantém o mesmo entusiasmo com o ofício que aprendeu aos 12 anos com sua madrinha, é destaque no 25º Salão de Artesanato da Paraíba, que começou nesta quarta-feira (18) no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O evento vai até o dia 29 de janeiro, com o tema “Raiz cultural de um povo”.

Antonia Ribeiro é da comunidade Chã dos Pereiras às margens da BR 230, que por sua vez é um dos maiores expoentes da produção paraibana da renda labirinto, e ocupa papel secundário na economia local. Uma técnica artesanal bastante refinada, o labirinto é originário da  Espanha, chegou ao Brasil tempos depois. Segundo as mulheres artesãs, o labirinto foi introduzido pelas esposas de estrangeiros que por ali passaram. Desde então foi passando de geração para geração, e hoje a Chã dos Pereiras é o berço do labirinto da Paraíba.
Todas as peças têm natureza utilitária, e as tradicionalmente produzidas são os ternos (conjunto de colcha de casal e toalha), fronhas, panos d’água (usados para cobrir filtros), conjuntos de fogão, toalhas de mesa e de mão, passadeiras e lençóis de vira; o produto vem se tornando um nicho de mercado no segmento da moda. A arte do labirinto tem mudado a vida destas mulheres que contribuem com o sustento das suas famílias.
Antonia Ribeiro foi homenageada pela Assembleia Legislativa por ser a artesã mais velha do Programa de Artesanato da Paraíba e pela atuação na elaboração de suas rendas e na área social. “Pretendo fazer um grupo com 30 adolescentes que querem aprender as técnicas do labirinto para que essa arte não venha a se acabar”, disse Antonia Ribeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário