PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Ponto de Cultura quer pátio ferroviário como patrimônio cultural itabaianense

Estação ferroviária do Triângulo, em Itabaiana

A Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, mantenedora do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana, entregou requerimento à Comissão do Patrimônio Histórico de Itabaiana pedindo a abertura de processo para o tombamento do pátio ferroviário do Triângulo, com suas edificações, como patrimônio histórico de Itabaiana, por se tratar de uma área de grande importância para a memória da cidade.
Trata-se de uma área que engloba entroncamento ferroviário da segunda linha férrea mais antiga do país. O complexo ferroviário do Triângulo, inaugurado em 1901, composto de oficina de máquinas e vagões, almoxarifado, estação, casa do Chefe e Casa do Mestre de Linha, além de galpões de abastecimento e a via permanente, teve grande influência na formação social e urbana da cidade. A necessidade da preservação daquele patrimônio também vem de encontro à democratização da política de preservação, dando voz às comunidades do entorno que passariam a utilizar os espaços, transformados em pontos de cultura, oficinas de arte, creches e outros equipamentos comunitários.
 Os bens oriundos da extinta RFFSA estão distribuídos por 18 estados e se encontram na lista do Patrimônio Cultural Ferroviário. Na Paraíba, constam as estações e armazéns de Duas Estradas, João Pessoa, Mari, Patos e São João do Rio do Peixe.
O Diretor do Sindicato dos Ferroviários da Paraíba, Cleofas, saudou o Ponto de Cultura pela iniciativa, informando que a entidade já havia produzido um memorial neste sentido. “Preparamos um documento requerendo o tombamento por parte do município daquele pátio ferroviário, mas, pelo que eu soube, o prefeito não tomou nenhuma iniciativa”. Cleofas informou ainda que todo patrimônio ferroviário da antiga RFFSA está sob a responsabilidade do DNIT. “Tivemos reunião com José Luiz de Oliveira, Coordenador Geral do Patrimônio Ferroviário, onde ele garantiu que, se o município tiver interesse no uso dos equipamentos, ele está à disposição em Brasília para receber os interessados e discutir o processo de tombamento”, afirmou Cleofas.


Um comentário: