PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 13 de julho de 2014

Itabaiana tem cinco “filhos da terra” candidatos a deputado estadual

Levi Meira
A cidade de Itabaiana, no agreste da Paraíba, terá cinco postulantes ao cargo de deputado estadual nesta eleição de outubro de 2014. Os concorrentes nasceram na cidade e vivem em outras localidades, mas têm esperança de obter alguma votação em sua cidade natal.

Rosan Lucena
A servidora pública estadual Elza Augusta registrou candidatura pelo PSB, na coligação “A força do trabalho”. Ela tem 63 anos e declara que cursou apenas o ensino fundamental. Levi Meira tem 42 anos e é candidato pelo Partido Trabalhista do Brasil. Outra mulher, Fátima Santos, é itabaianense, solteira, tem 46 anos e sai candidata pelo PSOL.  Manoel Melo vota no Major Fábio para Governador e é candidato pelo Partido Republicano da Ordem Social. Ele tem 33 anos, é casado e, entre os cinco candidatos itabaianenses, é o único que tem curso superior. Outro itabaianense a postular o cargo de deputado estadual é Rosan Lucena, 45 anos, candidato pelo Partido Humanista da Solidariedade. “Considero-me representante de Itabaiana, terra onde nasci”, disse ele.

INVASÃO

A cidade sofre uma verdadeira invasão de candidatos, com o início da campanha política. Cada candidato busca apoio de lideranças políticas e comunitárias que, por sua vez, em muitos casos, se comprometem com até mais de um nome.

Segundo observadores políticos locais, o prefeito Antonio Carlos (PMDB) tem sido bastante acolhedor em relação aos candidatos que procuram seu apoio. Conforme essas fontes, ele acolhe deputados de diferentes partidos e promete votos para todos. Oficialmente, o PMDB local votará em Trócolli Júnior para Deputado Estadual, o que não impede que o campinense Doda de Tião também garanta sua fatia do eleitorado peemedebista. Além deles, cerca de três fortes candidatos negociam apoio com os políticos locais, sem contar com a chamada “raia miúda”, formada por candidatos sem muita estrutura, esses “batalhando” o escasso voto ideológico ou de classe, como o jornalista Dalmo da Silva e a professora Mariah Marques, federal e estadual respectivamente, ambos representantes do movimento negro na Paraíba.  

Os deputados federais Wilson Filho e Efraim Filho disputam a preferência do partido chapa branca local. Para governador, os meios políticos locais se dividem entre o tucano Cássio Cunha Lima, o Governador Ricardo Coutinho e o senador Vital do Rego Filho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário