PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

MDB de Itabaiana lança mulheres “laranja” para cumprir cota feminina



O Movimento Democrático Brasileiro lançou Verônica Maria, mais conhecida como Dona Vera (MDB-15.963), mãe do ex-prefeito Antonio Carlos Melo Júnior, e uma amiga da família, Maria Valcelia (MDB-15.488), como candidatas a deputada estadual na cidade de Itabaiana nas eleições de 2018. As duas candidaturas, segundo observadores locais, têm o perfil de que foram inscritas pelo partido, mas não são candidatas de verdade, já que o próprio Antonio Carlos Melo Júnior apoia o candidato Felipe Leitão, do Patriotas. As candidaturas dessas mulheres seriam para cumprir a cota feminina, que garante às candidatas 30% do Fundo Eleitoral. “É abuso de poder de lideranças oligárquicas. Gente que não acredita na igualdade da mulher na política”, diz o procurador Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, sobre candidaturas-laranja.

 

O Ministério Público Eleitoral está acompanhando as candidaturas de mulheres durante o período de campanha. A proposta é fazer comparação de doações e movimento de campanha. Se não constar qualquer doação à campanha da candidata, nem haver panfletos ou participação nas mídias sociais são indícios de uma candidatura fantasma. Neste caso, o MP pode notificar o partido, conversar com a candidata e instaurar um procedimento de acompanhamento do caso.
Apesar de a intenção da lei de cotas ser a ampliação da representatividade da mulher na política, na prática, ela tem sido violada pelas legendas. "Infelizmente, o que a gente observa em muitos casos é que a mulher empresta o nome para compor a chapa do partido, mas desde o início não faz campanha nenhuma. Não é que ela não teve apoiamentos, não teve votos porque os eleitores a consideraram uma má candidata. É porque ela não foi atrás dos eleitores", afirma o procurador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário