PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Prefeitos eleitos na Sexta zona Eleitoral são diplomados hoje no Fórum de Itabaiana


Os prefeitos eleitos na Sexta Zona Eleitoral (Salgado de São Félix, Itabaiana, Mogeiro, Pilar e Juripiranga) serão diplomados hoje, 19 de dezembro, com cerimônia no auditório do Fórum da Justiça Comum de Itabaiana, presidida pela Juíza Shirley Abrantes Moreira Régis.

A diplomação se dá no prazo limite, 19 de dezembro. Diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.

Os prefeitos assumem seus cargos em 1º de janeiro de 2017 para um mandato de quatro anos. Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.
Não devem ser diplomados o candidato do sexo masculino que não apresentar o documento de quitação com o serviço militar obrigatório nem o candidato eleito  cujo registro de candidatura tenha sido indeferido, mesmo que ainda esteja sub judice (sob apreciação judicial).

Além disso, enquanto o Tribunal Superior Eleitoral não decidir sobre eventual recurso contra expedição do diploma, o diplomado poderá exercer o mandato em toda sua plenitude. Esse recurso está previsto no art. 262 do Código Eleitoral e deve ser interposto no prazo de três dias contados da diplomação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário