PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 4 de novembro de 2014

ITABAIANA

Gerência de ensino e Ponto de Cultura combinam parceria para ações culturais nas escolas

Fábio, Orlando Otávio e Jacy Mendes no gabinete da gerente Maria José

Os monitores Fábio Mozart, Rosival Silva, Cassiana Meneses, Orlando Otávio e Jacy Mendes, do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, compareceram ontem, 3 de novembro, a audiência com a professora Maria de Fátima Silva, Gerente da 12ª Regional de Ensino, com sede em Itabaiana, ocasião em que foi discutida a ampliação e qualificação das ações culturais promovidas pelo Ponto nas escolas públicas da rede estadual.

Para Mozart, o objetivo é levar os artistas que participam das ações do Ponto para estimular a criatividade e valorizar a diversidade cultural nas escolas, com oficinas de artesanato, teatro, música, comunicação comunitária e dança. A professora Maria de Fátima prometeu empenho para incentivar as escolas nesse diálogo com os múltiplos contextos culturais, com a participação do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, que ela considera “muito importante, com atuação comprovada na área cultural e artística e que pode dar uma valiosa contribuição nos projetos do Mais Cultura”. 

O poeta Orlando Otávio, que faz um trabalho no núcleo de música regional no Ponto de Cultura com o grupo Ganzá de Ouro, disse que espera levar aos estudantes os valores locais e as obras dos artistas itabaianenses. “Não vamos levar cultura pra ninguém, porque a cultura existe em todo lugar, só precisamos garantir o empoderamento das comunidades, que elas descubram e valorizem seus costumes e suas tradições”, afirmou.

O videasta Rosival Silva explicou que o Cineclube Vladimir Carvalho vai disponibilizar seus equipamentos, acervos e pessoal técnico para atender ao que prescreve novas determinações do Ministério da Educação que tornou obrigatória a exibição de filmes nacionais nas escolas públicas do país. A gerente da Regional de Ensino concorda em que será importante contar com o Ponto de Cultura Cantiga de Ninar para esse componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica das escolas. “Vou trabalhar com os diretores para que possamos programar essas ações”, disse ela, que ainda achou interessante a implantação de feiras de livro nas escolas, através da Biblioteca Comunitária Arnaud Costa, do Ponto de Cultura.







Nenhum comentário:

Postar um comentário