PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 9 de junho de 2013

Itabaiana sedia seminário regional de educação de surdos



A cidade de Itabaiana foi sede do 1º Seminário Regional de Educação de Surdos, evento que aconteceu na Escola Estadual Dr. Antonio Batista Santiago em 7 de junho, com a presença de representantes de Cajazeiras, João pessoa, Salgado de São Félix, Juripiranga, Gurinhém e Ingá na Paraíba, além de Camutanga, Nazaré da Mata, Macaparana, Timbaúba e Ferreiros, em Pernambuco.
Segundo o professor Gleydson Luiz, organizador do evento, o Seminário teve como objetivo ampliar os conhecimentos teóricos dos profissionais envolvidos no processo de inclusão educacional e social da pessoa surda, levando-os à reflexão, contribuindo, assim, com a melhoria da qualidade do ensino para surdos. O evento foi dirigido para educadores, profissionais e alunos dos cursos de Magistério, Letras, Pedagogia, Licenciaturas, Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, tradutores/intérpretes de Libras, surdos e interessados pelo tema.
A educação para surdos é um desafio que gera discussões relacionadas ao âmbito educacional e social. O direito de se comunicar e aprender por meio da língua de sinais gera questões que se relacionam à história de fracasso escolar de alunos surdos, apesar de vivenciarem um longo período de escolarização. Histórias de evasão, repetência, aprendizado da língua oral, escrita do português como segunda língua, problemas de comunicação entre ouvintes e surdos, o não aprendizado da Língua de Sinais em tenra idade, a necessidade do surdo ser bilíngue, a construção da identidade e subjetividade do surdo são alguns pontos críticos sobre a surdez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário