PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PARLAMENTO DAS ÁGUAS


Ponte ferroviária sobre o rio Paraíba, em Guarita (Itabaiana/PB)
Câmara de Itabaiana sedia encontro que debateu rio Paraíba
A Câmara de Vereadores de Itabaiana sediou o 3º Encontro Regional do comitê da bacia do rio Paraíba, no dia 9 de agosto. Participaram técnicos da Agência Executiva das Águas do estado (Aesa). O encontro faz parte da mobilização social que antecede o processo eleitoral do “Parlamento das Águas”.
Maraci de Sousa Virgolino, coordenador da Comissão Eleitoral do comitê, disse que foram mobiliadas lideranças comunitárias, usuários de água, políticos, professores, agricultores e estudantes, com o objetivo de sensibilizar a sociedade civil. Os técnicos da Aesa explicaram as funções do “Parlamento das Águas” que é responsável, entre outras coisas, pelo gerenciamento da distribuição das águas, fiscalização de casos de contaminação, escassez hídrica, erosão generalizada e esgotamento da capacidade produtiva do solo.

A bacia do rio Paraíba é considerada uma das mais importantes do semiárido nordeestino, com área superior a 20 mil quilômetros quadrados, sendo a segunda maior do Estado, onde vivem dois milhões de habitantes. Ele nasce a mais de mil metros de altitude na Serra de Jabitacá, município de Monteiro, divisa com Pernambuco, percorrendo toda a região centro-sul do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário