PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ITABAIANA


Prefeita Eurídice Moreira
Prefeita tenta tirar do ar blog da oposição

A prefeita de Itabaiana (PB), Eurídice Moreira, recorreu à Justiça para retirar do ar o blog “Itabaiana Hoje”, de responsabilidade de Marconi Xavier, porque o espaço cibernético faz críticas à sua administração. A prefeita ameaça processar o blogueiro por calúnia e difamação. Para ela, o blog ataca sua imagem, chamando-a de corrupta e ladra.

O juiz local indeferiu o pedido da Prefeita, determinando, no entanto, que o blogueiro Marconi Xavier se abstenha de usar termos insultuosos com relação à prefeita Eurídice. “Agora só usarei o termo medíocre para me referir à sua gestão”, disse Marconi.
O argumento usado para aplicar a censura é que as notas de Marconi Xavier são de gosto duvidoso e que ferem a intimidade da autora da ação. O blogueiro comemora o indeferimento da liminar para tirar seu blog do ar, recebendo muitas mensagens de solidariedade e apoio dos leitores da cidade. “Só faltava essa: querer restringir as informações e conteúdos produzidos pela internet, mas a Justiça não aceita tentativas de censura de caráter ditatorial”, disse Xavier.

As ameaças de censura na internet estão pautando debates no Congresso Nacional. A censura judicial imposta à internet está em debate, assim como as ameaças de mais de 200 projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e que tentam restringir de alguma forma a liberdade de expressão na grande rede. “Temos muito que discutir sobre como fazer com que a liberdade na internet não vá para o lado negativo e que não haja nenhum risco para restringir o direito", disse Patrícia Blanco, Presidente-Executiva de uma empresa de jornalismo online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário