PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Dono do Correio da Paraíba defende que São José dos Ramos volte a ser distrito de Pilar


Em editorial publicado na edição de ontem (14) do Correio da Paraíba, o empresário Roberto Cavalcanti defende que “se repense a fragmentação territorial da Paraíba.” Para ele, com a criação de 52 novos municípios após a Constituição de 88, “foram elevados a municípios meros povoados sem qualquer viabilidade econômica”. Na visão do empresário, os prefeitos dessas pequenas cidades não se preocuparam com o desenvolvimento, sem atrair empresas para gerar renda, acomodando-se com o FPM, empregando boa parcela da população nas prefeituras. “Há exceções, mas a maioria é assim”, afirma Cavalcanti.
O empresário afirma quem ”quem não tem viabilidade não deveria ser emancipado”. Segundo Cavalcanti, os cidadãos brasileiros bancam os custos de gestões deficitárias, criticando o socorro financeiro que o Governo Federal dará aos municípios pequenos. “Isso não cai do céu, vai sair do bolso dos cidadãos”. Ele acha que já está na hora de iniciar esse debate sobre o problema dos municípios insustentáveis”.

O consultor Marcos Mendes entende que a tendência natural é que um distrito busque a emancipação, formando um novo município, quando sua população tiver crescido o suficiente para justificar uma administração9 autônoma. Além disso, tal crescimento precisa ter gerado capacidade de arrecadação local de impostos. Na maioria das cidades paraibanas emancipadas, nenhum desses fatores estava contemplado na época da emancipação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário