PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 18 de setembro de 2011

SÃO JOSÉ DOS RAMOS


Cavalo Marinho de Santa Rita no Festival de Aboio
Aboiadores participam de Festival de cultura popular

Nos dia 9, 10 e 11 de setembro, São José dos Ramos realizou o tradicional Festival do Aboio, promoção da Associação de Aboiadores Zé Preto Aboiador, juntamente com a Prefeitura Municipal. A festa aconteceu em praça pública trazendo uma variedade de brincantes da cultura popular nordestina: cavalo marinho, boi de reis, xaxado do PETI local, Meninas rendeiras do Projovem local, babau do Mestre Inaldo, nau catarineta e forró pé de serra, além da participação dos maiores poetas aboiadores do Nordeste. 

A festa contou com barracas com comidas típicas, corridas de cavalo de pau, missa do vaqueiro celebrada pelo Padre João Egídio, desfile do jegue simpatia com premiação. O publico se fez presente em massa, prestigiando a cultura regional.

A cultura relacionada aos cantos dos aboios e às tradicionais toadas usadas pelos vaqueiros do Nordeste no momento de conduzir o gado foi enfocada no Festival. O evento, em seu sétimo ano, revela o cotidiano do homem do campo: sua luta diária, suas experiências de trabalho, sua cultura, as brincadeiras e suas atividades na luta pela sobrevivência. “O projeto objetiva dar visibilidade ao Aboio na Paraíba e preservar nossa cultura”, disse a prefeita Cida Amorim, de São José dos Ramos. A coordenação do evento, como acontece desde o primeiro Festival, ficou a cargo de Laura Maurício.

(Matéria de Edglês Gonçalves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário