PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Documentário sobre teatro de Itabaiana tem apoio do DiarioPB e Sociedade Zé da Luz


Nova produção movimenta o audiovisual da Paraíba. Trata-se do documentário “A lista de Irene”, que narra a trajetória do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, conjunto cênico fundado em 1976 na terra de Vladimir Carvalho e que marcou a vida cultural da cidade. O projeto tem apoio da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz e do portal DiarioPB, com direção de Marcos Veloso, roteiro de Fábio Mozart e música de Jacinto Araújo, membro do grupo, já falecido.

O grupo teatral foi objeto de pesquisa do doutor em teatro Romualdo Palhano, autor do livro “Da União Dramática ao GETI, o teatro na terra de Zé da Luz”, onde detalha os posicionamentos estético-políticos das pessoas que faziam parte do movimento cultural que deu origem ao grupo.

No documentário, os atores Sander Lee, Beto Palhano, Palmira Palhano, Das Dores Neta, Edglês Gonçalves, Fred Borges, Normando Reis, Zé Ramos e outros depõem a respeito de suas participações no grupo e a importância do GETI na vida cultural de Itabaiana nos anos 70/80. O roteiro segue as indicações da caderneta de anotações da professora Irene Marinheiro Jerônimo, secretária do grupo e fundadora, juntamente com seu esposo, professor Zenito Oliveira. “No ano em que o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana atinge 44 anos ainda em atividade, nosso propósito é preservar a voz dos que o construíram, deixando a marca de suas memórias”, disse Fábio Mozart, diretor e autor da maioria dos espetáculos montados pelo coletivo cênico. O lançamento do documentário “A lista de Irene” está programado para setembro de 2020 em Itabaiana.




Nenhum comentário:

Postar um comentário