PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Estudantes de Itabaiana relembram nomes de pessoas negras da comunidade em projeto de arte


O professor Edriano Silva, da disciplina de artes, realiza na Escola Professor Mendonça, em Itabaiana, o projeto “Por caminhos de resistência”, trazendo o legado do povo negro na região, em alusão ao Dia da Consciência Negra e o resgate da ancestralidade, iniciado no dia primeiro, com término em 20 de novembro.

O projeto destaca nomes de pessoas da comunidade, a exemplo de Luciana Araújo, poetisa, pedagoga e graduanda em Letras na UFPB; Arlinda Cirandeira, primeira mulher cirandeira do estado da Paraíba com seu legado na construção da cultura em nossa cidade, Nevinha do Artesanato e suas panelas de barro, a professora de matemática Tia Ceiça da Escola Professor Mendonça e também a representação de Tia Pretinha, auxiliar de limpeza da escola e moradora da comunidade.

“Trata-se do reconhecimento de Itabaiana como território de resistência negra e visibilização da produção artística afro-brasileira local”, afirmou Edriano.

A data de 20 de novembro homenageia e recorda a luta do herói e líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. Até a sua morte, ele defendeu sua comunidade e lutava pelos direitos de seu povo. Nesta data, têm destaque o resgate da ancestralidade, a libertação do povo negro e as aspirações democráticas étnico-raciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário