PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

Cordelistas são homenageados com votos de aplausos em João Pessoa

 


Cordelistas recebem diploma de Honra ao Mérito Cultural e Moção de Aplausos do vereador Marcos Henriques, em solenidade realizada no dia 18 de novembro, no Sindicato dos Bancários em João Pessoa. A homenagem foi proposição do vereador Marcos Henriques, reconhecendo a importância dos artistas da palavra na preservação da memória e na renovação da tradição do cordel, e como forma de agradecer as presenças dos homenageados na 1ª FLOR – Festa Literária do Extremo Oriental, ocorrido em João Pessoa de 23 a 26 de outubro de 2025, ocupando o Centro Histórico da cidade.

Estiveram presentes os cordelistas Bento Júnior, Arnaldo Melo, Chico Mulungu, Oliveira de Panelas, Thiago Alves, Merlanio Maia e Robson Jampa, além do cantor Adeildo Vieira e outras personalidades da cena cultural pessoense.

Por motivo superior, o cordelista Fábio Mozart não esteve presente ao evento, mas foi lembrado com carinho durante a cerimônia, tendo sua trajetória e contribuição à literatura de cordel destacadas pelos presentes. ”Sua ausência física não diminuiu o reconhecimento de sua importância para o movimento cordelista paraibano, sendo citado em discursos e homenagens espontâneas que reafirmaram seu papel como referência na arte popular paraibana”, disse Thiago Alves, que representou a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz no encontro de poetas.

 

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Estudantes de Itabaiana relembram nomes de pessoas negras da comunidade em projeto de arte


O professor Edriano Silva, da disciplina de artes, realiza na Escola Professor Mendonça, em Itabaiana, o projeto “Por caminhos de resistência”, trazendo o legado do povo negro na região, em alusão ao Dia da Consciência Negra e o resgate da ancestralidade, iniciado no dia primeiro, com término em 20 de novembro.

O projeto destaca nomes de pessoas da comunidade, a exemplo de Luciana Araújo, poetisa, pedagoga e graduanda em Letras na UFPB; Arlinda Cirandeira, primeira mulher cirandeira do estado da Paraíba com seu legado na construção da cultura em nossa cidade, Nevinha do Artesanato e suas panelas de barro, a professora de matemática Tia Ceiça da Escola Professor Mendonça e também a representação de Tia Pretinha, auxiliar de limpeza da escola e moradora da comunidade.

“Trata-se do reconhecimento de Itabaiana como território de resistência negra e visibilização da produção artística afro-brasileira local”, afirmou Edriano.

A data de 20 de novembro homenageia e recorda a luta do herói e líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. Até a sua morte, ele defendeu sua comunidade e lutava pelos direitos de seu povo. Nesta data, têm destaque o resgate da ancestralidade, a libertação do povo negro e as aspirações democráticas étnico-raciais.