A Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, que atua em todo território da Paraíba, aprovou emissão de diploma de honra ao mérito cultural para o poeta e radialista Hosmá Passos, de Piancó, “como forma de valorização da arte e da cultura representada pelo ativista sertanejo, cujo trabalho vem contribuindo para a difusão da cultura popular, notadamente o cordel”, conforme afirmou Fábio Mozart, secretário da entidade e autor da proposição.
Hosmá Passos é poeta, oficineiro, escritor, declamador, locutor de rádio, apresentador e promotor de Festivais de Poetas Repentistas e de Cantorias. Nasceu em Piancó na Paraíba. Também atua como professor de matemática e radialista, tem um livro publicado: “Enquanto Existir Poeta, Há A Raiz da Cultura!”; participou de várias antologias poéticas; é coautor de vários livros de poesia. Foi idealizador do Dia da Poesia em várias cidades da Paraíba, como Patos, projeto aprovado pela câmara da cidade, que instituiu homenagem ao poeta de Patos, Silvino Pirauá, um dos pioneiros da literatura de cordel, juntamente com Zé Duda e Leandro Gomes de Barros.
“Muito justo esse reconhecimento a uma pessoa que contribui para o desenvolvimento da cultura do Estado”, disse Sérgio Ricardo Santos, Presidente da Sociedade Zé da Luz e apresentador do programa “Alô comunidade”, radiofônico produzido pela instituição através da Rádio DiarioPB e Rádio Tabajara. O poeta Hosmá Passos foi ouvido no programa, na edição de 6 de setembro.
A premiação será entregue em Piancó ou
Itaporanga, em data ser definida. Hosmá Passos declarou sentir-se muito honrado
por receber o diploma e ter sido aceito como sócio da Sociedade Cultural Poeta
Zé da Luz, que tem como `Presidente de Honra o escritor Wolhfagon Costa, de
Solânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário