PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 13 de julho de 2019

Morre em Barcelona o artista plástico itabaianense Otto Cavalcanti

Otto Cavalcanti (direita) com Fábio Mozart em 2010


O artista paraibano Otto Cavalcanti, um dos principais nomes da pintura em atividade desde os anos 1960, morreu nesta sexta-feira (12) aos 89 anos, em Barcelona, Espanha, onde era radicado.
Otto Cavalcanti nasceu em Itabaiana. Em 1963, vai para a Europa onde expõe em Madri, Londres e Paris, instalando-se finalmente em Barcelona, onde consolida sua carreira, sendo conhecido como “el gran maestro brasileño”.

Em 2006, Otto passou a visitar o Brasil de forma mais frequente, chegando a produzir obras em Pernambuco e Ceará. Em 2014, foi nomeado cavaleiro da Imperial Ordem Hispânica de Carlos V, em reconhecimento ao seu valor artístico.

Na Paraíba, esteve algumas vezes em Itabaiana, onde pretendia instalar um museu para que as novas gerações dos seus conterrâneos pudessem conhecer sua obra, onde não encontrou apoio institucional. Otto Cavalcanti deixou com o ativista cultural Fábio Mozart 20 telas para serem expostas em locais públicos. Desde então, essa mostra já foi instalada na Galeria Archidy Picado, no Espaço Cultural em João Pessoa, Fundação Casa de José Américo, Centro Cultural Ariano Suassuna e sede da Prefeitura Municipal de Itabaiana. Alguns dos seus quadros encontram-se no Museu Virtual, organizado pela jornalista Socorro Almeida, em Itabaiana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário