PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Soledade Violeira é aclamada como integrante da Academia de Cordel



A poeta repentista Maria Soledade teve seu nome aceito como membro efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, em assembleia realizada em 13 de julho de 2019 no Museu Jurandir Maciel, em João Pessoa. Ainda foram eleitos na mesma plenária os poetas Chico de Assis, de Ouro Velho, Juliana Soares, de Cabaceiras, Nelson Nunes Farias, Kidelmy Dantas, de Nova Floresta e Bartolomeu Xavier, de Caiçara.
Maria da Soledade Leite é referência das poetisas do Nordeste, conhecida pela desenvoltura com que maneja a viola e o verso improvisado. Soledade já fez dupla com Manoel Valentim, Beija Flor, Otílio Soares, Maria Lindalva e Minervina, com quem canta até hoje. Com Mocinha de Passira viajou o Brasil na Caravana “Pé na Estrada”, com 62 cantadores levando o tema “Saúde e Reforma Agrária” em 1986.
Para Marconi Araújo, Presidente da entidade, o ingresso de mulheres na Academia vem romper com a tradição do universo da poesia popular, “sempre muito restrito ao mundo masculino”. A posse dos novos membros se dará em agosto, em data e local a definir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário