PLAYER DA ZUMBI WEB

sábado, 27 de julho de 2019

ITABAIANA


Praça sofre com abandono e é ocupada por comerciantes informais


A Praça 24 de Maio, no centro da cidade de Itabaiana, padece há anos de abandono e sujeira, servindo como centro de comércio informal de bebidas e alimentação em barracas infectas. O local, segundo moradores da região, virou ambiente de prostituição e comércio de drogas. Localizada ao lado da Igreja Matriz, um prédio centenário e simbólico na história da cidade, a praça 24 de Maio começou seu declínio em gestões anteriores. Desordenada e suja, a praça não é objeto de efetivação de alguma reforma desde os últimos três prefeitos. Além do uso irregular do espaço urbano, o ambiente é refúgio para moradores de rua e um dos maiores problemas de degradação urbana nesta cidade que já foi considerada exemplo de urbanização na Paraíba.
"A ocupação irregular no Centro foi crescendo gradativamente, desde a gestão do prefeito Babá, e a Praça 24 de Maio reflete esses problemas”, esclarece um morador da região. Para ele, a reforma da Praça pode reverter esta situação e disciplinar o uso do equipamento histórico.
"Não é uma tarefa fácil, mas estamos tentando resolver", ressalta um assessor do atual prefeito, Lúcio Flávio. A reforma da Praça seria efetivada concomitantemente com a construção de uma área de lazer ao longo do rio Paraíba que corta a cidade, onde seriam instalados os bares que funcionam no logradouro. Indagado pela Tribuna em sua conta pessoal no Facebook, o prefeito Lúcio Flávio não falou sobre o assunto. Comenta-se que já existe no papel um projeto de revitalização da praça, que teria novo piso e iluminação, fontes, mobiliário urbano e projeto paisagístico, aguardando apenas recursos federais para sua execução. O vereador Cláudio Neto (MDB), que já coloca sua candidatura a prefeito como fato consumado, disse que, se eleito, a reabilitação da Praça 24 de Maio seria uma das prioridades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário