PLAYER DA ZUMBI WEB

quarta-feira, 6 de março de 2019

Presidente Honorário da Academia de Cordel lança folheto sobre Jackson do Pandeiro no Campus Cinco da UEPB, em João Pessoa



O poeta, editor e arte educador Marcelo Soares, Presidente Honorário da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, lança, em homenagem ao centenário de nascimento de Jackson do Pandeiro (1919/1982), o cordel "O Quiprocó Entre Jackson do Pandeiro e Gonzagão", Folhetaria Cordel, 2019. O poeta narra a história da música "Forró em Caruaru", da autoria de Zé Dantas, em que Jackson conta que matou dois soldados, quatro cabo e um sargento. No mesmo ano, Luiz Gonzaga gravaria "Forró de Zé Tatu", de Zé Ramos e Jorge de Castro, em que duvida da coragem de Jackson do Pandeiro, chegando mesmo a chamá-lo de "frouxo". Ao final, os dois grandes ícones da música nordestina, fazem as pazes, e cantam juntos "Cantiga do Vem-Vem".

Neste evento, a cirandeira Vó Mera receberá o troféu Violeta Formiga, juntamente com outras mulheres de destaque na vida social e cultural da Paraíba, em evento promovido pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba e Universidade Estadual da Paraíba, campus cinco, em João Pessoa.

Ainda na programação do sarau poético, anuncia-se o relançamento do livro “Uma homenagem a Violeta Formiga e outros escritos”, da escritora e artista visual Jandira Lucena, além de outros folhetos homenageando a mulher.

O sarau será realizado no dia 15 de março às 19h30, na Escola Estadual José Lins do Rego, no bairro Cristo Redentor, em João Pessoa, onde funciona o Campus Cinco da UEPB.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário