PLAYER DA ZUMBI WEB

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Eleitor bolsonarista é disputado por três pré-candidatos em Itabaiana

 


                                 Dema Azevedo (à direita) com Nilvan Ferreira, ambos do MDB


Ao menos três postulantes ao cargo de prefeito de Itabaiana, no agreste da Paraíba, procuram se credenciar como representantes da direita que consagrou o Presidente Bolsonaro. Eles sonham repetir o fenômeno da eleição de um deputado do baixo clero a Presidente da República nas eleições de 2018. O Presidente Bolsonaro está sem partido e não pretende se envolver nas eleições municipais deste ano, mas muitos candidatos tentam herdar seus votos e se apresentam como legítimos representantes do bolsonarismo.

Em Itabaiana, o MDB apresenta o nome do empresário Dema Azevedo, com discurso liberal conservador próximo ao ideário bolsonarista, como ele mesmo afirma. Para se firmar como candidato, Dema assumiu a liderança do MDB com apoio do cacique senador José Maranhão, o qual também está afinadíssimo com o Presidente. Para consolidar sua marca de político da direita de Bolsonaro, Dema postou fotos com o comunicador Nilvan Ferreira, pré-candidato a prefeito da capital João Pessoa pelo MDB, o nome mais conhecido da base de Bolsonaro na Paraíba.

Expurgado do MDB de Itabaiana, o ex-prefeito Antonio Carlos Júnior tem problemas na Justiça e está impossibilitado de disputar a eleição. Ele apresenta seu pai, Toinho Rodrigues, como candidato pelo antigo partido de Jair Bolsonaro, o PSL, tentando obter os votos dos emedebistas itabaianenses e dos bolsonaristas. Só que Toinho Rodrigues não esperava que Bolsonaro fosse sair do PSL e agora está depreciando a sigla. Na semana passada, ele confidenciou a parlamentares aliados:

--- Não votem em ninguém da esquerda, nem do PSL.

Filiado ao PROS, Partido Republicano da Ordem Social, o pré-candidato José Sinval Neto votou em Bolsonaro e seu partido faz parte do “Centrão”, grupo de legendas que dão sustentação ao Presidente Bolsonaro. Sinval também enfrenta problemas com a chamada Lei da Ficha Limpa, que estabelece condições de inelegibilidade.

Na verdade, o Presidente Jair Bolsonaro não quer se envolver nas disputas municipais para não causar racha na aliança nacional, tampouco ser responsabilizado diante de eventual fracasso dos seus apoiadores. Por trás da estratégia do Presidente, há também uma tentativa de Bolsonaro se distanciar das urnas para evitar ser julgado por sua postura no enfrentamento da pandemia, cujos efeitos eleitorais certamente terão peso.

Na cidade de Itabaiana, o MDB não tem nenhum histórico de vinculação ideológica com a direita, mas neste ano de 2020 poderá ser beneficiado por um apoio, ainda que distante e modesto, do Presidente Bolsonaro. O MDB de Itabaiana lutou contra a ditadura e no passado ofereceu líderes de centro esquerda populistas como José Silveira, Hugo Saraiva, José Pedro, Edmilson Batista e Arnaud Costa. Na cidade, o comentário é que o MDB atualmente ainda é um bom partido, mas o candidato é ruim. De urna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário