PLAYER DA ZUMBI WEB

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Carnavalesco itabaianense dá nome a prêmio que homenageia blocos e troças tradicionais


O carnavalesco Totinha (Antonio Rivaldo de Araújo), já falecido, é inspiração para um prêmio que a Secretaria de Cultura de Itabaiana instituiu para homenagear brincantes do carnaval tradição de Itabaiana, em evento marcado para esta sexta-feira (22) na Taberna Cultural, às 20 horas.

O popular Totinha (foto) era uma figura muito querida na cidade de Itabaiana. Ele fez opção de lutar pela sua religião afro-descendente e pelo carnaval. Foi Pai de Santo e carnavalesco da Escola de Samba Imperatriz, agremiação que desfila a 35 anos na cidade. “Minha vida é o carnaval e meus guias”, afirmava Totinha.
Serão condecorados mestres do boi, das tribos indígenas, blocos e troças do carnaval tradição. ““Estamos extremamente felizes com a possibilidade de oferecer esse reconhecimento aos mestres que trabalham para manter a tradição em suas comunidades”, ressaltou Socorro Almeida, Secretária de Cultura da cidade.
Em entrevista ao blog do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em 7 de março de 2010, Totinha afirmava, do alto de sua alegria e fé: “Axé pra todo mundo, e faço firmeza de Exu e Pomba Gira para a proteção dos meus carnavalescos e da minha Escola de Samba, que ainda vai mostrar muita beleza e amor ao samba legítimo nas ruas de minha Itabaiana querida”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário