PLAYER DA ZUMBI WEB

domingo, 5 de agosto de 2018

Poeta Marconi Araújo assume presidência da Academia de Cordel do Vale do Paraíba


                 
O poeta Marconi Araújo (foto), natural de Campina Grande, assumiu no último sábado, 28, a presidência da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, que tem sede em Itabaiana e ampla atuação em todo o estado. A eleição ocorreu em clima de harmonia e descontração, no Ateliê Museu J. Maciel, do artista plástico e escultor Jurandir Maciel, em João Pessoa.

                  Servidor da Justiça Federal na Paraíba e lotado na capital do estado, o cordelista Marconi Araújo vem desenvolvendo há vários anos trabalhos em formato de cordel, tendo sido premiado, em 2003, no 1º Concurso de Literatura de Cordel promovido por aquela instituição, ocasião em que apresentou a obra sob o título “Justiça Federal fazendo história”. O poeta compõe versos diariamente e com ampla divulgação nas redes sociais. Gerencia no facebook a comunidade virtual intitulada cordel em rede, local em que armazena todos os seus trabalhos autorais, o grupo no whatsapp “amantes da poesia”, além de fazer uso de outras importantes ferramentas de divulgação de seus escritos literários, seja através do instagran e também twitter, seja por meio de exibição de vídeos no youtube ou através de apresentações públicas em eventos promovidos, em sua maior parte, pela própria academia.

                  “Tenho plena consciência do tamanho da responsabilidade que recai sobre os meus ombros no sentido de conduzir, ao lado de valorosos poetas componentes da nova diretoria eleita, os destinos desta atuante academia de cordel, inteiramente comprometida com a disseminação da cultura popular em nosso estado”, assinalou o poeta Marconi Araújo. O cordelista apresentou, por ocasião da eleição, uma carta-programa contendo quinze itens que, segundo seu relato, servirá de base para nortear os passos da entidade pelos próximos dois anos.

Dentre as metas propostas, destacam-se a luta pelo reconhecimento da academia como de utilidade pública pelos poderes públicos, parcerias com órgãos do Estado e também de municípios paraibanos com vistas ao incremento ainda maior da poesia nos diversos eventos culturais e educacionais, criação de um sítio eletrônico para divulgação das ações da academia e, notadamente, da obra particularizada de cada um para a preservação da memória de todos os acadêmicos, além da  expansão do projeto “biblioteca viva”, que permite a troca diária de livros pelos cidadãos em órgãos públicos e outras instituições, estendendo a iniciativa já existente na academia também para o campo virtual, em claro estímulo à boa leitura pelos cidadãos paraibanos.
                                     
                   Como mensagem final, o novo presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba sugere aos leitores que compreendam a literatura “não apenas como a arte de compor e expor escritos artísticos nos mais diversos gêneros, mas como verdadeiro instrumento de crescimento pessoal interior, a partir da apreensão de valores caros e especiais que a boa obra pode abarcar e deixar perenemente arraigada na alma e nos corações das pessoas”, enfatizou o poeta. “Basta focar, priorizar e abastecer-se de mensagens literárias que, inarredavelmente, sigam caminhos de luz, paz de espírito, de fraternidade e de amor ao próximo, acima de tudo”, finalizou.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário