PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 7 de março de 2022

Cidades do vale do Paraíba não conhecem dados sobre qualidade de água

 


Os municípios de Ingá, Itatuba, Salgado de São Félix, Mogeiro, Pilar, Itabaiana, Juripiranga, São Miguel de Taipu e São José dos Ramos não enviaram informações ao Sisagua sobre a qualidade da água consumida nessas cidades, mesmo sendo obrigatório, gerando grande vazio no monitoramento da qualidade da água consumida pela população.

A água tratada pode carregar agrotóxicos e outras substâncias químicas e radioativas que são perigosas para a saúde quando acima dos limites fixados pelo Ministério da Saúde. Conforme o mapa das águas, com informações de testes feitos pelas empresas de abastecimento que foram enviados ao Sisagua, banco de dados do Ministério da Saúde, mostra 763 cidades cujas águas estão contaminadas por produtos químicos e radioativos. Risco de câncer e outras doenças crônicas é maior para quem bebe, de forma contínua, água com subprodutos do cloro que estão acima do limite.


Mais da metade dos municípios brasileiros têm problemas no envio dos dados à autoridade de saúde responsável. Alguns enviaram poucos dados, menos do que o mínimo obrigatório. Outros sequer enviaram. Não há como saber se, nesses casos, os testes foram feitos e quais são os resultados. Sabe-se apenas que as informações não foram registradas no Sisagua.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário