PLAYER DA ZUMBI WEB

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Orlando Otávio lança cordel em homenagem a Zé da Luz na reinauguração do busto do poeta

 

O cordelista Orlando Otávio fará o lançamento do cordel “Zé da Luz, o poeta que iluminou Itabaiana” nesta sexta-feira (10) na Rua Marieta Medeiros, às 18 horas, por ocasião da reinauguração do busto de Zé da Luz, com a presença do prefeito Lúcio Flávio Costa, o Secretário de Cultura do Estado, Damião Ramos Cavalcanti e a Secretária de Cultura do Município, Socorro Almeida, entre outros convidados.

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba será representada no ato pelo seu presidente, Marconi Araújo e pelos cordelistas Antonio Marcos Monteiro, Sander Lee, o próprio Orlando Otávio, Agenor Otávio, Renaly Oliveira e Thiago Alves. A Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, Nini Soares, fará saudação aos presentes.

O cordel, que é uma tradição literária tipicamente nordestina, é erroneamente atribuído à obra de Zé da Luz. “Ele não foi cordelista, tendo publicado apenas um livro em 1936, o “Brasil caboclo”, com versos telúricos, alguns bem humorados e outros trágicos sobre a realidade do Nordeste, mas sem obedecer à métrica e rima próprios do cordel.

O busto foi realizado pelo ceramista escultor Mestre Zaia, com recursos do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria de Cultura do Estado, no ano de 2004, em projeto proposto pelo jornalista Fábio Mozart.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário