O ex-governador Ricardo Coutinho, pré-candidato a deputado federal pela Paraíba, disse que está empenhado no projeto de retomar o ramal ferroviário entre Guarabira e Bananeiras, desativado em 1966. “Buscaremos apoios do setor turístico de Bananeiras, do Estado (PBTUR) e do Ministério do Turismo, comunidades em geral, vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais; senadores e governo do estado”, afirmou Coutinho.
A linha foi construída gradualmente, com o primeiro trecho entregue em 1910 e a chegada a Bananeiras em 1925. Hoje, a rota é uma rodovia, com a PB-105 conectando as cidades, e o antigo caminho ferroviário é um marco histórico, com o Túnel da Viração em Bananeiras sendo um dos seus principais vestígios.
A estação de Bananeiras completa um século. Foi inaugurada em 1925 pela Great Western, como ponta de linha do ramal de Bananeiras. A estrada na época se chamava E. F. Independência ao Picuhy, e deveria ligar a estação de Independência (hoje Guarabira), saindo pela estação de Itamataí, na linha Norte da Great Western, à localidade de Picuhy.
Nenhum comentário:
Postar um comentário