A poetisa paraibana Anayde Beiriz e o escritor Arnóbio Viana serão os grandes homenageados na Festa Literária de Solânea, edição 2025, que acontece nos dias 2 e 3 de outubro no centro da cidade, na sede da Academia Solanense de Letras e no Grêmio Morenense.
“Esse ano a Academia Solanense de Letras faz o tributo à memória de Anayde Beiriz e comemora a vida e obra do nosso confrade Arnóbio Viana, conforme nossa tradição de reverenciar um artista vivo e outro in memoriam”, comentou Djanira Meneses, Presidente da ASL.
Arnóbio Alves Viana é o conselheiro mais antigo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, ocupando uma cadeira na Corte deste 1995. Ele tem vida pública desde o início da década de 1980 e tem em seu currículo passagens pelos poderes Executivo e Legislativo. Foi prefeito de Solânea na década de 1980 e Deputado Estadual. É membro fundador da Academia Solanense de Letras.
Anayde Beiriz, professora e poeta paraibana, tem seu nome ligado à história da Paraíba devido à tragédia em que foi envolvida, tendo rompido vários padrões da época, defendendo ideias progressistas.
Programação
A abertura do evento está programada para dia 2 de outubro, no auditório do Grêmio Morenense, às 20 horas. Antes, às 15 horas, em frente à sede da Academia Solanense de Letras, será realizada feira de livros, sarau poético, exibição de grupo de capoeira e apresentação do grupo “Etc e Tais” com espetáculo sobre o poeta Zé da Luz.
No evento de abertura, está programada exposição de fotografias históricas de Solânea, destacando os fotógrafo Solon e Chico da Foto, palestra com a Dra. Eliza Mariana e posse do poeta repentista João de Barro como sócio correspondente, com sarau poético a cargo de Quelyno Souza, da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz. Está para ser confirmada a presença do cantor e compositor Chico Cezar.
No dia 3 de outubro, será realizada oficina criativa sobre “literatura distópica e desenho surreal”, montada pelo escritor Alexandre Araújo, às 15 horas no Grêmio Morenense. Pela manhã, na sede da ASL, haverá palestra sobre empreendedorismo feminino na área artística, com a Dra. Débora Dantas.
À noite, será lançada a coletânea “Frios”, com autores da ASL, e outras obras, entre elas o livro “Biografia cordelizada de Sérgio Ricardo Santos, o homem da comunicação integrada”, de Fábio Mozart. A programação inclui peça teatral e apresentação de orquestra do Prima – Programa de Inclusão Através da Música e das Artes, sob a regência do maestro Batista de Andrade, da Academia Bananeirense de Letras e Artes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário