PLAYER DA ZUMBI WEB

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Itabaiana tira nota zero em transparência, segundo relatório do Fórum de Combate à Corrupção



Foi feita nesta segunda-feira, 09, a apresentação do Relatório de Avaliação dos Portais da Transparência dos 223 municípios da Paraíba. Destes, 15 ficaram com nota "0" em todos os itens analisados. Do vale do Paraíba, apenas Itabaiana figura nesta lista de municípios que não apresentam nenhuma transparência em portal na internet. Em relação a mensuração da nota, utilizou-se a metodologia da Associação Contas Abertas, a qual já foi aplicada a todos os estados em estudos anteriores divulgados por aquela entidade. Sendo uma métrica nacional e baseada na realidade do nosso país, a nota busca contemplar tanto as exigências legais, como a questão de boas práticas, estando dividida em três categorias: Conteúdo (60% da nota), Série Histórica e Atualizações (7%) e Usabilidade (33%). 

A solenidade, da qual participaram representantes dos órgãos que integram o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), também contou com o lançamento nacional, pela Empresa Brasileira dos Correios e Telégrafos, dos selos comemorativos dos dez anos da Controladoria Geral da União e, ainda, do Dia Internacional de Combate à Corrupção, observado nesta data.

Lembrou o presidente do TCE que os critérios de avaliação desses Portais, cujo relatório era então divulgado, foram estabelecidos ao cabo de estudos e discussões de que participaram, igualmente, equipes locais da Controladoria Geral da União e do Ministério Público. “Passamos a usar a metodologia do Contas Abertas”, disse.

Na ocasião, ele reafirmou o propósito de dar prosseguimento às parcerias com as quais o Tribunal tem agido em defesa do patrimônio e dos recursos da sociedade. “São parceiros com os quais convergimos para o respeito à lei e a defesa do Erário”, observou.

Do site ParlamentoPB



Nenhum comentário:

Postar um comentário