segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Oliveira de Panelas recebe homenagem em evento da Academia de Cordel





O poeta repentista Oliveira de Panelas, pernambucano radicado na Paraíba, estará presente no lançamento do folheto “Mestre Oliveira de Panelas”, do cordelista Bento Júnior, no dia 15 de fevereiro às 19 horas, no Casarão dos Azulelos em João Pessoa. Na ocasião, Bento Júnior também lançará os folhetos “No absurdo de Zé Limeira mora o hoje de um ontem sem futuro”, A louca da diocese” e “A quenga Damaris e o doutor traidor”.

O evento literário também programa outros lançamentos, além da apresentação do DVD do projeto Cordel na Rádio Comunitária e posse de J. Lima, Vicente Campos e Gilberto Baraúna,  novos membros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

Oliveira Francisco de Melo também conhecido por seu nome artístico “Oliveira de Panelas”, foi adotado pela Paraíba, onde reside há mais de 30 anos. Aos 08 anos de idade já fazia seus primeiros versos, e em 1958, com apenas 12 anos, ele cantou pela primeira vez em público, no município de Panelas, sua terra natal, com Josué Rufino e João Vicente. Tornou-se profissional aos 14 anos, viajando por todo o estado de Pernambuco, parte de Alagoas e Paraíba com vários poetas-cantadores, entre eles João Vicente e Manoel Hermínio filhos de Panelas e Cupira respectivamente.
Oliveira de Panelas atuou durante oito anos, em emissoras de rádio de Garanhuns, tendo participado em dezenas de outras rádios em todo o estado de Pernambuco e fora dele, a exemplo de Caruaru, Belo Jardim, Pesqueira, entre outras. Viajou pelo Brasil inteiro, sempre divulgando a riqueza, a história, a cultura e os costumes do povo nordestino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário