quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Hoje tem jazz e cordel no Ariano Suassuna em homenagem póstuma a Bob Motta


O Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas da Paraíba, será o palco do “Tributo a Bob Motta”, com sarau de poetas da Paraíba e Rio Grande do Norte. O evento terá participação da banda Classic Band e lançamento de folhetos alusivos ao poeta potiguar, falecido recentemente. O espetáculo poético musical terá ainda exposição “Autorretratos”, dos artistas Leandro Garcia e Robson Xavier.
ONDE: Espaço Cultural Ariano Suassuna - R. Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 - Jaguaribe, João Pessoa – PB – Telefone: (83) 3208-3300

DATA E HORÁRIO – Hoje – 31 de agosto – 19 horas


ENTRADA FRANCA

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Banda de jazz abrilhanta sarau poético da Academia de Cordel do Vale do Paraíba

Classic Band, liderada pelo saxofonista Arnaud Neto


O Tribunal de Contas do Estado, por meio do Centro Cultural Ariano Suassuna, em parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba, realiza nesta quinta-feira (31), às 19h00, mais um Sarau Poético. O evento que acontece no auditório Celso Furtado, com entrada gratuita, tem como tema “Tributo A Bob Motta”, numa alusão ao consagrado e saudoso poeta Bob Motta.
De acordo com o diretor do Centro Cultural, Flávio Sátiro Filho, na programação constam ainda apresentação da Classic Band, a posse da poetisa Cristine Nobre, na Academia de Cordel do Vale do Paraíba, a entrega do troféu Zé da Luz a personalidades destacadas, lançamento de folhetos de cordel, entre os quais dos poetas Sander Lee e Fábio Mozart, além de visitação à exposição “Autorretratos” dos artistas Leandro Garcia e Robson Xavier.
BOB MOTTA – Poeta potiguar, Roberto Coutinho da Motta, - pseudônimo de Bob Motta – era declamador famoso e autor de trabalhos importantes em favor da cultura popular nordestina, a exemplo de “Preservando o Matutes” e “No cantinho do Zé do Povo”, sendo integrante da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte, da União Brasileira de Trovadores, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.


terça-feira, 29 de agosto de 2017

Mais um poeta da Academia de Cordel tem trabalho reconhecido nacionalmente


O poeta e xilogravurista Josafá de Orós acaba de obter o primeiro lugar no 17º Concurso de Poesias da Universidade Federal de São João Del Rei, em Minas Gerais. Antes, teve um mine conto laureado também em primeiro lugar na Feira Literária de Boqueirão, Paraíba.

O certame, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade Federal de São João del-Rei, selecionou 30 poetas de vários estados do Brasil. Na coletânea encontra-se o  poema “Destampa para o alto”, de Josafá de Orós.


Josafá Paulino de Lima, mais conhecido por Josafá de Orós, nasceu em Orós, CE, (1965). Reside em Campina Grande, PB, desde 1970. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É sociólogo, artista plástico, poeta, produtor cultural, assessor em projetos de desenvolvimento, diretor executivo da Fundação Universidade Camponesa, sócio dos Institutos Históricos do Cariri Paraibano e do município de Pocinhos, na Paraíba. No campo artístico tem trabalhado com pesquisa, produção e exposições principalmente em xilogravura. É membro efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

domingo, 27 de agosto de 2017

Vereadores recebem homenagem pela contribuição à cultura paraibana

Leonardo Macena, o “vereador do cordel” no brejo paraibano

“Valorizar a cultura local, dar voz e vez aos artistas populares, homenagear aqueles que fazem a diferença pela sua arte e os que contribuem para a divulgação da literatura de cordel,  é o intuito desse encontro poético”, afirma Sander Lee, Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, que entregará o Troféu Zé da Luz ao vereador Rodrigo Feição, de Itabaiana, e vereador Leonardo Macena, de Guarabira, “pela contribuição dos parlamentares para a cultura de suas cidades”. O evento será realizado no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, no dia 31 de agosto, às 19 horas, onde se dará também a posse da poetisa Cristine Nobre, de Guarabira.

O vereador Rodrigo Feição é autor de projeto de lei que cria taxa a ser paga por empresas concessionárias de espaços públicos, cuja destinação será o Fundo Municipal de Cultura de Itabaiana. Por outro lado, o vereador Leonardo Macena tem utilizado seu mandato para a valorização da cultura, notadamente a literatura de cordel, criando o Dia do Cordel e outro projeto que dispõe sobre a inclusão na rede de ensino municipal de matéria sobre “história do cordel em Guarabira”, requerendo ainda a construção de um monumento ao “Pavão Misterioso”, obra de José Camelo de Melo, considerado um dos maiores mestres do cordel.

O sarau da Academia também será uma homenagem póstuma ao poeta Bob Motta, falecido recentemente, com lançamento do cordel “Chegada de Bob Motta ao céu de Adele”, de autoria de Fábio Mozart.  Além das participações de vários poetas, entre eles Severino Sertanejo e Tiago Monteiro, o encontro dos poetas terá a banda Classic Band executando músicas inspiradas na tradição popular nordestina.

sábado, 26 de agosto de 2017

Fábio Mozart lança folheto homenageando poeta potiguar

O cordelista Fábio Mozart está lançando o folheto “Chegada de Bob Motta ao céu de Adele”, homenagem póstuma ao folclorista e poeta Bob Motta, nascido na Paraíba e radicado em Natal, Rio Grande do Norte, falecido em julho deste ano. O lançamento será realizado no dia 31 de agosto, durante a posse de Cristine Nobre, substituta do poeta desaparecido na Academia de Cordel do Vale do Paraíba.
Além da Academia, Bob Motta fazia parte da União Brasileira de Trovadores e do Instituto Histórico e Geográfico do RN. “O folheto homenageia Bob e sua eterna amada, Adele, e registra a passagem neste planeta do poeta que dedicou sua vida a espalhar a cultura nordestina através dos seus poemas, trovas, verbetes e causos matutos”, afirmou Fábio Mozart.
O lançamento do cordel terá participação da Banda “Classic Band” e dos poetas da Academia, em sarau abrilhantado por Thiago Alves, Sander Lee, Tiago Monteiro, Sander Brown, Chico Mulungu, Marconi Araújo e Quelyno Sousa. O Tributo a Bob Motta será realizado às 19 horas do dia 31 de agosto no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, na Rua Prof. Geraldo Von Sohsten, 147 - Jaguaribe, João Pessoa.

Poeta de Juripiranga explica ciência através de versos populares

J. Lima expondo seus folhetos em evento cultural em João Pessoa

O poeta J. Lima, natural de Juripiranga e radicado em Campina Grande, utiliza a literatura de cordel para ensinar princípios de ciência, na qualidade de mestre em física. Em sua dissertação de mestrado, ele versou sobre “Literatura de Cordel e o Ensino de Física”, tendo publicado diversos títulos que giram em torno das ciências e questões sociais.

“Estudei em Juripiranga durante toda a educação básica, e foi lá onde tomei conhecimento da literatura de cordel e seu imaginário maravilhoso”, afirma Josenildo Maria de Lima, o J. Lima, atualmente servidor da Universidade Estadual da Paraíba, especialista em fundamentos da educação.

Grandes nomes da literatura de cordel têm aberto espaço para discutir a ciência em seus folhetos. Alguns deles, como Gonçalo Ferreira da Silva, que é presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, vêm se dedicando nos últimos anos a escrever biografias de cientistas e filósofos que marcaram a história da ciência e do pensamento humano. Já Manoel Monteiro assumiu a tarefa de informar e alertar seus leitores sobre temas relacionados à saúde. Outros cordelistas usaram também a criatividade para explorar temas importantes relacionados à ciência e à saúde, como Raimundo Santa Helena, Eugênio Dantas de Medeiros e Edmilson Santini. 

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Vereador de Itabaiana diz que município “não sai do buraco” na atual gestão

O vereador Ubiratan Correia (foto), de Itabaiana, em discurso na sessão da Câmara em 22 de agosto, afirmou que “a má gestão do ex-prefeito Antonio Carlos de Melo Júnior causou prejuízos à administração de tal forma que nem nos quatro anos de governo do atual prefeito será possível sanar”. Ubiratan lastimou ainda a crise atual que afeta os municípios brasileiros. Segundo ele, em setembro o Fundo de Participação dos Municípios terá redução de 16%.
Com um cenário de falta de dinheiro, os gestores cortam gastos, diminuam cargos de confiança e custos administrativos. Em Itabaiana, o prefeito Lúcio Flávio (PSB) tenta reduzir gastos com a máquina pública para que se possa cumprir com os salários dos servidores. As prefeituras estão se resumindo a pagar os salários e manter o que já existe e é essencial como saúde e educação. No caso de Itabaiana, os salários atrasados deixados pelo ex-prefeito não têm nenhuma perspectiva de serem pagos.

A servidora Laudiceia Cristina lamenta e já dá por perdidos os salários de dezembro de 2016. “Nós, funcionários, é que ficamos no prejuízo, sempre pagamos o pato. Perdemos o décimo terceiro e o mês de dezembro”, disse ela nas redes sociais.


quinta-feira, 24 de agosto de 2017

PILAR

Secretário de Agricultura pede demissão e acusa prefeito de não apoiar pequenos produtores rurais

Em 27 de agosto, o Secretário de Agricultura de Pilar, Wilton Pontual (foto), desligou-se da pasta em carta dirigida ao prefeito Benício Neto (PSB), onde acusa o gestor de não dar apoio ao setor agrícola e administrar a cidade “de forma antidemocrática, com decisões unicamente de cunho familiar”. Em sete meses de gestão, Pontual tentou, segundo afirma, atuar conforme seus princípios e seu estilo. “Não sou homem de meio termo, não acredito em meio honesto, nem em meio ladrão e muito menos em meio Secretário. Os salários de R$ 1.200,00 recebidos por mim neste período me obrigavam a dar retorno à sociedade em forma de benefícios e ações e como fui apenas meio secretário neste tempo, por limitação imposta por esta administração, não pude desenvolver minha função em sua plenitude”, desabafa Pontual.

DISTORÇÃO SALARIAL

Na carta, Wilton Pontual acusa Benício Filho de promover e manter distorções salariais, “favorecendo familiares e apaniguados, não por mérito, mas por razões políticas”. Ele cita como exemplo o motorista Reginaldo Targino, que recebe R$ 4.683, somando-se à esposa que tem salário de R$ 2.437. Segundo ainda Pontual, o funcionário Valdir Araújo Correia trabalha meio expediente e recebe R$ 3.795, “ferindo os princípios da impessoalidade e da eficiência dos atos de gestão pública”.

O ex-secretário lembrou ainda que reivindicou ao prefeito, com o Conselho Municipal de Agricultura, o mínimo do cumprimento do orçamento da agricultura aprovado para este ano, de R$ 1. 571.300. “Como resposta, tivemos a apresentação de uma LDO que reduziu os recursos anuais da Agricultura para R$ 460.290, ou seja, os agricultores teriam direito a apenas 1,6% dos recursos municipais, onde nosso município tem uma população rural de mais de 31%, deixando claro para mim e para o seguimento sua falta de prioridade para com os agricultores do município”, finaliza Pontual.


quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Ex-prefeita de Pilar luta para ser nomeada superintendente da Funasa na Paraíba

A ex-prefeita de Pilar, Virgínia Veloso Borges (foto), através do seu filho, deputado Aguinaldo Ribeiro, está sendo motivo de atrito entre o PMDB e o PP, já que o senador José Maranhão também cobiça o cargo de superintendente regional da Funasa na Paraíba. Aguinaldo cobra a fatura pelo apoio a Michel Temer e Maranhão quer o cargo porque diz que faz parte da cota do PMDB, partido do Presidente.
A disputa ganhou repercussão nacional no jornal O Estadão. Segundo os colunistas Andreza Matais e Marcelo de Moraes, a disputa mais acirrada se dá entre o deputado e Aguinaldo Ribeiro, este líder do Governo Temer na Câmara e o senador José Maranhão.
Diz o jornal: ”Irmão do ministro do TCU Vital do Rêgo, o deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) tenta emplacar o superintendente da Funasa na Paraíba.” E ainda: “O cargo ficou vago com a saída da mulher de Veneziano, mas agora é disputado com o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).” Aguinaldo tenta emplacar sua mãe, Virgínia Ribeiro.

O cargo está destinado à indicação do senador Zé Maranhão. A disputa pelo cargo se acirrou especialmente após Veneziano ter votado contra Temer na admissibilidade da ação da Procuradoria-Geral da República. Irmão do ministro do TCU Vital do Rêgo, o deputado Veneziano Vital do Rêgo (PMDB-PB) tenta emplacar o superintendente da Funasa na Paraíba.
Fonte: Polêmica Paraíba


terça-feira, 22 de agosto de 2017

MOGEIRO

Alunos apresentam projeto a vereadores durante sessão legislativa


Um grupo de 20 alunos da Escola Municipal Iraci Rodrigues, localizada no centro de Mogeiro, participaram no dia 18 de agosto da sessão ordinária da Câmara Municipal.
Os estudantes estavam acompanhados dos professores Aristóteles Lacerda, Anderson Alves e da professora Clécia Freitas, além da diretora Fernanda Almeida. O objetivo da visita foi de apresentar os projetos que a escola está desenvolvendo para concorrer à premiação do Instituto Alpargatas.
São dois projetos, um desenvolvido pela gestão escolar e um segundo individual  coordenado pelo professor Anderson Alves. Ambos os projetos são voltados para as questões ligadas a sustentabilidade e o exercício da cidadania.
Os estudantes que estiveram na câmara pertencem às turmas de 6º, 7º e 8º anos da Escola Iraci Rodrigues. Os projetos estão sendo executados com a participação de todos os alunos da escola. Durante a sessão, os vereadores puderam conhecer as diferentes ações executadas até o presente momento, bem como as que ainda não aconteceram mais que já estão planejadas.




segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Poeta da Academia é citado por pesquisador goiano em estudo sobre literatura paraibana

Sander Brown e Salomão Sousa no Agosto das Letras

O poeta Sander Brown, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, está entre os poetas paraibanos mais conhecidos, conforme pesquisa de Salomão Sousa, de Goiânia. O poeta Salomão incluiu Sander Brown na lista dos autores mais citados através da internet, em cujo rol constam Zé da Luz, Astier Basílio, Antonio Mariano, Lau Siqueira, Sérgio de Castro Pinto, André Ricardo Aguiar, Bráulio Tavares, entre outros nomes da cena poética paraibana. O informe fez parte do debate “A poesia paraibana entre a formação docente e o cenário brasileiro”, ocorrido neste domingo, 19, no encerramento do Agosto das Letras, da Fundação Espaço Cultural, com participação de Expedito Ferraz Júnior e mediação de Danilo Peixoto.

Sander Brown é um novíssimo poeta, tendo recentemente publicado seu primeiro livro, “Cangote envenenado”. Apaixonado por mídias sociais e cibercultura, Brown responsabiliza o destaque pela sua participação ativa nas comunidades virtuais. “Não é fácil publicar impressos, mas atualmente os novos autores têm investido na internet, onde procuramos renovar o público leitor e interessar a juventude para a leitura de poesia nesse espaço que não é só uma mídia, mas uma esfera de convivência”, analisa.

Salomão Sousa é autor de diversos livros de poesia, tendo recebido o Prêmio Capital Nacional do Ano em 1998 de Crítica Literária e o Troféu Tiokô como personalidade goiana que mais se destacou fora de Goiás no biênio 2010-2011.


domingo, 20 de agosto de 2017

IBGE amplia prazo para Municípios contestarem estimativa populacional

Em resposta à solicitação da Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) ampliou o prazo para que os Municípios encaminhem as contestações acerca das estimativas populacionais.
Em oficio, o Instituto garantiu que continuará a observar os prazos e os procedimentos administrativos, no que se refere à divulgação da população dos Municípios. As administrações locais terão o prazo de 20 dias – estabelecidos pela Lei 8.443/1992 –, a contar da divulgação, prevista para 31 de agosto, para contestar a estimativa do IBGE.
A Confederação reforça que a medida representa mais uma conquista da entidade e do movimento municipalista, tendo em vista que nos termos da antiga redação do parágrafo 1º do artigo 102 da Lei 8.443/1992 – revogada pela LC 143/2013 – esse prazo foi suprimido. Assim, a solicitação apresentada pela CNM ao Instituto foi baseada nas reclamações dos Municípios, por meio de documentos oficiais que podem demonstrar divergências quanto aos resultados de número de população divulgados pelo IBGE.

sábado, 19 de agosto de 2017

Secretário de Cultura de Pilar prepara CD autoral de exaltação à terra de José Lins do Rego

Capa do CD

O poeta e escritor Antonio Costa (foto), acaba de finalizar CD de poesia musicada para lançar no aniversário da cidade de Pilar. O CD tem o título de "Cantemos a Nossa Terra" e é composto por 10 poemas que foram musicados pelo músico pilarense José Cosmo, que ao longo de 18 anos, desde a composição do Hino Oficial de Pilar em 1999, vem fazendo parceria com o poeta. Entre as faixas, destaque para Carro de Boi, Cantemos a Nossa Terra e Chibata Preta. No projeto, são parceiros Costa como letrista e Zé Cosmo como músico. Antonio Costa nasceu em 24 de Abril de 1972 no Sitio Chã de Areia em Pilar, é autor de vários livros, letrista do Hino Oficial da cidade e atualmente ocupa o cargo de secretário de cultura do município.

Conforme o poeta, nos últimos anos o músico Zé Cosmo, sempre lhe falava no desejo de gravar um CD com os poemas que o mesmo vinha musicando e apresentando em cada lançamento dos livros do escritor pilarense. Agora, veio a iniciativa de concretizar o projeto. No CD, ainda consta o poema “Alma Pilarense” de José Augusto de Brito, outro filho ilustre da terra de Zé Lins do Rego, que também teve um papel preponderante no levante da cultura local. “Esperamos com esse singelo trabalho contribuir um pouco com a cultura, a história e a autoestima de nosso povo”, finaliza Costa. O lançamento oficial do Cd será no próximo mês de setembro, no aniversário da cidade.

Diário Pilarense





sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Pilar inaugura maior conjunto habitacional da região


Na tarde desta quinta-feira 17, o prefeito Benício Neto (PSB), fez a entrega de conjunto habitacional com cerca de 360 moradias na cidade de Pilar. O Complexo habitacional Nova Pilar é o maior conjunto habitacional do Vale do Paraíba, beneficiando famílias carentes do município. O empreendimento foi construído pelo programa “Minha casa minha vida”, em parceria com a Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades. O empreendimento é tido como marco histórico para a cidade no que tange à construção de moradias populares.


Varias autoridades estiveram presentes na solenidade, entre elas o vice presidente da Caixa Econômica, Dr. Nelson Souza, Marcos Vinícius, superintendente regional do órgão, André Fonseca, superintendente da Caixa no Nordeste e o prefeito de Pilar Benício Neto, além do presidente da Câmara, Landoaldo Cesar, o prefeito de Salgado de São Félix, Adjaílson Andrade (DEM), vereadores, secretários e a população em geral. Conforme o vice presidente da Caixa Nelson Souza, o conjunto habitacional Nova Pilar é o maior empreendimento do gênero, proporcionalmente à população da cidade.

Diário PIlarense

quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Daudeth Bandeira e outros poetas populares expõem na feira de cordel do Agosto das Letras que começa hoje

Nesta quinta-feira, 17 de agosto, tem início o Agosto das Letras, grande encontro de livreiros, editores, autores e o público leitor, das 9 horas às 21 horas no Espaço Cultural, em João Pessoa. A Academia de Cordel do Vale do Paraíba participa com a feira de cordel, exposição e declamação de cordelistas paraibanos durante os quatro dias, de 17 a 20 de agosto. Entre os poetas que lançarão folhetos e estarão à disposição do público para autógrafos e bate papo sobre suas atividades literárias, estarão   Daudeth Bandeira (foto), Fabio Mozart, Geraldo Mousinho, Janduí Dantas, José Dantas, J Lima Cordelista, Marcelo Soares, Marconi Pereira de Araújo, Ginaldo Mousinho, Sander Brown, Sander Lee, Theotônio de Carvalho (Seu Theo),Thiago Alves e Tiago Monteiro, de Pocinhos.

O público poderá adquirir a obra diretamente do autor, interagir, descobrir como nasceu o poema e, inclusive, ouvir a declamação do poeta”, explicou Sander Lee, presidente da Academia. Para ele, a poesia voltou a ter visibilidade, com saraus, recitais, debates, publicações e ocupação de espaços nos centros urbanos. “Nesses tempos tão marcados pela insensibilidade e desprezo dos valores, a poesia resiste”, sublinha o poeta. 

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

MOGEIRO

Vereador quer proibir capacete de motociclista “em nome da segurança”


O vereador Francisco Trajano (foto), do PSB mogeirense, conhecido como ‘’Chiquinho’’ defendeu na última sessão legislativa, a desobrigatoriedade do uso de capacete no perímetro urbano, em decorrência dos últimos fatos ocorridos na cidade, quando alguns pontos comerciais foram assaltados por desconhecidos pilotando motocicletas.

Foi o estopim. Aníbal não aguentou a indiferença. O prefeito Luciano Cartaxo (PSD), mesmo sendo do mesmo partido que o suplente Aníbal Marcolino (PSD), não deu a mão ao aliado quando ele mais precisava. Mostrou desprezo!
Segurança Pública foi o tema mais discutido na última sessão da Câmara de Vereadores de Mogeiro. O vereador Francisco Trajano (PSB), conhecido por Chiquinho, propôs a criação de um projeto de lei que vise coibir o uso de capacetes para facilitar a identificação do condutor e evitar que continue os assaltos com motocicleta. “A gente está vivendo um momento muito crítico se tratando da violência em Mogeiro, estamos nos sentindo acuados com os bandidos praticando assaltos e o capacete está sendo uma máscara, uma ferramenta importante para cometer delitos.”, disse.
Ele disse que tem exemplos em outros estados, onde o juiz deu liminar favorável sobre o uso de capacete e proibiu o uso no perímetro urbano.
Em Itabaiana, o vereador Lula do Mangaio (PMDB) teve a mesma ideia e chegou a apresentar projeto de lei proibindo capacete de motociclista, mas a proposta não avançou. “Nós sabemos que existem a leis de trânsitos, mas infelizmente a população não aguenta ficar refém do uso do capacete por parte dos bandidos”, enfatizou.
Em 2008, o uso do equipamento foi proibido na cidade de São Sebastião, no Estado de Alagoas, pelo juiz Jairo Xavier Costa. Na época, a violência também estava assustando a população.


terça-feira, 15 de agosto de 2017

Imóveis da União podem ser transferidos para prefeituras, conforme projeto aprovado em Brasília

A Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que transfere a titularidade de bens imóveis da União para os Municípios interessados. O texto original do projeto (PL 6105/16) estabelecia a transferência apenas para os Municípios localizados na Amazônia Legal. Com o projeto, imóveis de propriedade da antiga Rede Ferroviária podem ser utilizados pelos municípios. No vale do Paraíba, a prefeitura de Itabaiana já tem projeto no sentido de ocupar os imóveis do pátio ferroviário da Estação do Triângulo para utilização como ambientes de atividades culturais.
A relatora na comissão, deputada Júlia Marinho (PSC-PA), ampliou o escopo do projeto e autorizou a transferência de propriedade da União para qualquer Município. Pela nova versão, a transferência deve ocorrer após exame da autoridade federal em prazo não superior a seis meses, por solicitação fundamentada do Município.

O substitutivo aprovado pela comissão mantém a previsão de que a transferência de titularidade de bens imóveis seja feita mediante doação não onerosa. O projeto tramita conclusivamente e ainda será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Academia de Cordel participa do “Agosto das Letras” no Espaço Cultural


A Academia de Cordel do Vale do Paraíba estará presente na programação do Agosto das Letras, que acontece de 17 a 20 de agosto no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. Nesta edição, o evento programou a Feira de Cordel durante os quatro dias, com exposição de folhetos, declamações, debates e lançamentos de obras dos poetas da Academia.
Na abertura, dia 17, o poeta Sander Lee, Presidente da Academia, estará no bate papo com Alex Araújo, no palco Sérgio de Castro Pinto, das 15 às 16 horas, com o tema: “Do cordel e das quebradas, a importância de seduzir leitores”. Na sexta-feira, dia 18, será realizada a oficina de cordel para adolescentes no Auditório 4, com Sander Lee e outros cordelistas da Academia, das 9 às 11 horas. Outra oficina, essa para crianças, será realizada neste mesmo dia, das 14 às 16 horas. Todas as oficinas serão gratuitas.  “A Academia de Cordel aproveita este espaço para divulgar a arte da poesia popular e a produção dos nossos poetas neste evento do Governo da Paraíba, através da Fundação Espaço Cultural, para o qual convido o público, principalmente os aficionados pela literatura de cordel”, disse Sander Lee.

A terceira edição do Agosto das Letras vai homenagear Sérgio de Castro Pinto, poeta, jornalista e professor de literatura brasileira.

domingo, 13 de agosto de 2017

Municípios do Vale do Paraíba tem até final de agosto para fazer adesão ao Selo Unicef

Conforme divulgado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano – SEDH, por meio da sua Gerência de Assistência Social – GEAS, os municípios paraibanos já estão aptos a fazerem a adesão ao Selo Unicef Edição 2017-2020, lembra ainda que os municípios que ainda não aderiram, que o prazo foi prorrogado e os respectivos municípios poderão fazê-lo até o próximo dia 31 de agosto.

No comunicado enviado no último dia 2, o consultor Sidney Vasconcelos Rosendo afirmou que de um total de 211 municípios paraibanos aptos, 89 já formalizaram a adesão ao Selo Unicef até o dia 1º de agosto. E que segundo a gerente de Assistência Social da SEDH, Patrícia Oliveira, recomendação nesse sentido foi expedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, através de seu escritório localizado no Recife/PE.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência. Eles podem utilizar a logomarca do Selo UNICEF até o anúncio dos ganhadores da edição seguinte. A logomarca poderá ser aplicada nos materiais de divulgação do município, em prédios e veículos públicos municipais, eventos, materiais de escritório e outras peças institucionais do município.
O Selo UNICEF é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido em reconhecimento aos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes.
Conforme divulgado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano – SEDH, por meio da sua Gerência de Assistência Social – GEAS, os municípios paraibanos já estão aptos a fazerem a adesão ao Selo Unicef Edição 2017-2020, lembra ainda que os municípios que ainda não aderiram, que o prazo foi prorrogado e os respectivos municípios poderão fazê-lo até o próximo dia 31 de agosto.

No comunicado enviado no último dia 2, o consultor Sidney Vasconcelos Rosendo afirmou que de um total de 211 municípios paraibanos aptos, 89 já formalizaram a adesão ao Selo Unicef até o dia 1º de agosto. E que segundo a gerente de Assistência Social da SEDH, Patrícia Oliveira, recomendação nesse sentido foi expedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, através de seu escritório localizado no Recife/PE.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes.


Os municípios certificados pelo Selo UNICEF passam a fazer parte de um grupo de municípios reconhecidos internacionalmente pelo UNICEF por seus avanços em favor da infância e adolescência. Eles podem utilizar a logomarca do Selo UNICEF até o anúncio dos ganhadores da edição seguinte. A logomarca poderá ser aplicada nos materiais de divulgação do município, em prédios e veículos públicos municipais, eventos, materiais de escritório e outras peças institucionais do município.
O Selo UNICEF é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aos municípios da Amazônia Legal e do Semiárido em reconhecimento aos avanços reais e positivos na vida de crianças e adolescentes.

sábado, 12 de agosto de 2017

Roberto Cartaxo e a trupe do Coletivo Porta Cênica serão os convidados deste sábado no “Alô comunidade”


Roberto Cartaxo é considerado um dos melhores diretores de teatro da Paraíba na atualidade. Ele e os atores e atrizes do grupo Portal Cênico, com a produtora Kalline Brito, estarão neste sábado no programa “Alô comunidade” para falar sobre artes cênicas e os projetos do grupo.

O “Alô Comunidade” é um programa da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares e transmitido pela Rádio Tabajara (1.110 AM), retransmitido por sete rádios comunitárias e diversos blogs e sites, numa produção da Sociedade Cultural Posse Nova República, Academia de Cordel do Vale do Paraíba e Coletivo de Jornalistas Novos Rumos.
O programa vai ao ar todos os sábados às 14h, com apresentação e produção de Dalmo Oliveira, Fábio Mozart e Beto Palhano, reportagem de Fabiana Veloso e Marcos Veloso. 

Para ouvir em tempo real pela internet:




sexta-feira, 11 de agosto de 2017

TCE mantém suspensas licitações nas prefeituras de Mamanguape e Salgado de São Félix



A 1ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba referendou à unanimidade, em sessão nesta quinta-feira (10), decisões singulares expedidas pelos conselheiros substitutos Antonio Gomes Vieira Filho e Renato Sérgio Santiago de Melo determinando a suspensão de licitações, pelas prefeituras de Mamanguape e Salgado de São Félix destinadas, respectivamente, à contratação de serviços de assessoria jurídica e de fornecimento de próteses dentárias.
A primeira cautelar referendada é a Decisão Singular 76/17, emitida no exame do processo 12276/17 pelo conselheiro substituto Antonio Gomes Vieira Filho por força da contratação do escritório Monteiro e Monteiro Advogados Associados, pelo município de Mamanguape. O objetivo descrito pela prefeitura, no edital de inexigibilidade de licitação, foi recuperação de créditos do extinto Fundo Nacional de Educação.
A decisão adotada, no caso, pelo conselheiro e aprovada pela Câmara, determina que a prefeita Maria Eunice do Nascimento Pessoa “se abstenha de dar prosseguimento à Inexigibilidade 004/2017, bem como ao contrato 016/2017”, suspendendo o certame “no estágio em que se encontrar, até decisão final do mérito”. Após citação, a gestora tem prazo de 30 dias para prestar esclarecimentos acerca das restrições ao certame, que constam em relatório da Divisão de Acompanhamento e Gestão Municipal, órgão técnico do TCE-PB.
A segunda cautelar, igualmente referendada à unanimidade, e vinculada ao processo 09876/17, da prefeitura de Salgado de São Félix, foi expedida pelo conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago de Melo, ao acatar denúncia formulada pela empresa FAC Serviços Protéticos da Paraíba Ltda.
Análise, pelos técnicos da DIAGM sobre Pregão Presencial 018/2017, concluiu que o edital do certame não foi colocado no Portal de Licitações do município e nem encaminhado ao Tribunal de Contas, contrariando a Lei de Acesso à Informação (n 12.527/2011) e a Resolução Normativa TC 09/2016.

O relator observou também a existência, no edital, de exigências diferenciadas de qualificação técnica para os licitantes pessoas físicas e jurídicas, o que “fere o tratamento isonômico”, visto que “é vedada a inclusão de cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o caráter competitivo da licitação”.
Na mesma sessão desta quinta-feira, a 2ª Câmara decidiu pela regularidade, com ressalvas, da prestação de contas, exercício 2015, do Fundo de Previdência Social dos Servidores de Esperança, em processo n 04397/16 com relatoria do conselheiro Fábio Nogueira.

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Poeta itabaianense lança cordel sobre lenda urbana


“O preço da traição” é o título de folheto que Sander Lee lançará no dia 31 de agosto, no Centro Cultural Ariano Suassuna, em João Pessoa. O cordel contém 62 estrofes de sextilhas de puro lirismo e uma história brilhante baseada em fatos reais. “Sander Lee é um poeta de verve invejável que presa pelo bom cordel e sabe como ninguém elevar esta cultura pelos quatros da Paraíba”, disse Pádua Gorrion, editor da obra.

O cordel terá edição limitada. 

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Vereadores de Pilar discutem criação do Conselho Municipal de Segurança Pública


A Câmara de Vereadores de Pilar realizou reunião em 3 de agosto, onde foi debatido projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Segurança. Por solicitação do vereador Damião, ocorrerá uma reunião extraordinária dia 14 de agosto, próxima segunda-feira, onde o projeto voltará à pauta, além de outro que autoriza aumentar previsão de receita para atender aos agricultores do município.
O Conselho Municipal de Segurança, segundo os vereadores, será fundamental para atender às exigências do sistema financeiro, na perspectiva da reabertura das agências bancárias.
O Conselho Comunitário de Segurança é uma entidade de apoio às polícias estadual. Em outras palavras, são grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar, e acompanhar as soluções de seus problemas, o qual se reflete na segurança pública. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si. Sua legitimidade tem sido reconhecida pelas várias esferas de Governo e por institutos independentes, o que permite afirmar que os CONSEGs representam hoje, a mais ampla, sólida, duradoura e bem sucedida iniciativa de Polícia orientada para a comunidade em curso no Brasil.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

MOGEIRO

Residentes na zona rural recebem filtros de barro e cartão alimentação
A Prefeitura Municipal de Mogeiro através da Secretaria de Ação Social em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e Social realizará no próximo dia (11) a distribuição de 600 filtros a beneficiários inscritos no Cadastro Único residentes na zona rural. Terão prioridade as famílias com idosos, crianças e pessoas com deficiência.
Ainda nesse dia será entregue os cartões alimentação a 396 beneficiários. Tanto a relação de contemplados para a entrega dos filtros quanto com os cartões são de responsabilidade do Governo do Estado.
As ações visam melhorar a vida das pessoas, através do cuidado com a água, quanto com a segurança alimentar, diminuindo os índices de pobreza.

Ascom

domingo, 6 de agosto de 2017

Padre de Mogeiro grava CD gospel e lança em Itabaiana


Com três anos de sacerdote na Arquidiocese da Paraíba, Padre Irapuan Ramos da Silva, mais conhecido como padre Puan Ramos, vem se revelando como um talento bastante promissor no meio artístico católico.

Com o lançamento do seu primeiro CD, ‘Faz um Milagre’, Padre Puan se mostra como um semeador de fé, através de suas canções. Projeta-se como cantor profissional, trazendo para o público seu projeto de evangelização, que já vem alcançando muitas pessoas, com uma mensagem recheada de poesia, mas força e esperança.

Sua banda é composta por músicos de renome do cenário paraibano, como Zé Filho, Igo Wendel, Grazi Vilanueva, Beg Oliveira, Bruno Barros, João Oliveira, Elaine Galdinho, Daniele Alveniz e o arranjador e maestro Sérgio Galo.

Seu primeiro CD, “Faz um milagre”, será lançado em Itabaiana no dia 12 de agosto, no Itabaiana Clube, com a presença do DJ Angelus. 

TCE revela: Pilar gasta mais com folha de pessoal no vale do Paraíba


Grande parte das prefeituras paraibanas começou o ano sob novo comando, porém, não com novas práticas. Um levantamento feito com base em dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE) revelou que pelo menos 177 dos 223 municípios têm o gasto com pessoal como a principal despesa do poder público. Muitas delas, vale ressaltar, descumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Trocando em miúdos, gastam mais que 54% do que arrecadam com o pagamento de pessoal. O extremo, em termos de gastos com pessoal, é Piancó, no Sertão. De todas as despesas do município, 81,23% é destinado ao pagamento de pessoal, sobrando pouco para as outras obrigações do município.

No vale do Paraíba, a Prefeitura de Pilar gasta 77,42% com folha de pagamento dos servidores, seguida por Itabaiana (76,75), Ingá (65,26), Salgado de São Félix (64,65). Juripiranga (62,65) e Mogeiro (55,53).

O levantamento tem como base o Índice de Despesas Municipais, disponibilizado no site do Tribunal de Contas do Estado. A ferramenta relaciona quanto foi gasto pelos prefeitos com cada item de despesa. Por ela, é possível saber efetivamente com o que a administração municipal tem feito maior desembolso.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, André Carlo Torres, explicou que foi iniciado um trabalho de acompanhamento em todas as cidades. “Os municípios que estão extrapolando os gastos com pessoal estão sendo notificados pelo tribunal para regularizarem a situação. O prazo para que a situação seja corrigida é dentro do exercício financeiro”, ressaltou o conselheiro. Caso a irregularidade seja mantida, o gestor poderá ter as contas reprovadas pelo órgão de controle e ficar inelegível, caso a condenação seja mantida pela Câmara Municipal. Os municípios irregulares foram notificados a partir do fechamento do primeiro quadrimestre.