Uma reunião entre gestores escolares e gerentes da Secretaria Estadual
de Educação (SEE), em Itabaiana, marcou a retomada da Educação Emocional e
Social no município. A reunião contou com a presença da secretária executiva de
Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, que destacou a importância da
Metodologia Liga Pela Paz e seus avanços, como a redução de comportamentos
violentos dos educandos e o desenvolvimento de suas competências emocionais e
sociais.
Há dois anos a metodologia, desenvolvida pela organização Inteligência
Relacional, foi implantada nos municípios que compõem a 12ª GRE, com sede em
Itabaiana, denominada Rainha do Vale da Paraíba, com aproximadamente 25 mil
habitantes. Nesse período, muitas mudanças aconteceram no comportamento da
comunidade escolar, de acordo com o depoimento de Andrea Valeska, coordenadora
pedagógica da GRE. “Hoje temos uma maior presença da família na escola e no
acompanhamento da aprendizagem dos seus filhos”, destacou a coordenadora.
“Este ano o Governo do Estado teve uma visão estratégica inovadora e
desafiadora: a de desenvolver as competências emocionais e sociais de alunos
pré-adolescentes (6º e 7º anos). A Metodologia Liga Pela Paz vai
permitir que esses educandos trabalhem o comportamento dentro e fora de sala de
aula, desenvolvendo suas questões individuais, de valores, que permitirão
com que eles passem por uma transformação que os ajudará bastante no processo
de aprendizagem”, enfatizou Valeska.
O professor de Artes, Clécio Júnior, falou sobre a nova etapa de
formação de educação socioemocional dos educadores, elogiando a iniciativa do
Governo do Estado e destacando que o trabalho com as emoções, associado aos
traços culturais da região, possibilitará maior aprendizado dos alunos, que se
sentirão mais inseridos no contexto da comunidade. “Os adolescentes, nessa
faixa etária, vivem experimentando situações de conflito, seja com os pais, na
escola ou na comunidade. Tentam se reafirmar nesse seu círculo de relações. Com
a Liga Pela Paz, os alunos passam a ter maior abertura para expressar,
compreender melhor suas emoções, estabelecendo uma relação mais próxima,
acolhedora e produtiva com o educador”, explicou Clécio.
O professor Antônio Marcos, docente de uma das escolas da cidade de
Itabaiana (12ª GRE), expressou o sentimento dos educadores em relação à
Metodologia Liga Pela Paz, exaltando os avanços por meio das relações
interpessoais. Os resultados já comemorados desde 2014 fizeram crescer o otimismo
de quem compartilha diariamente problemas levados à sala de aula por alunos que
convivem com graves desafios socioemocionais na comunidade.
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