segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Nova diretoria da Zé da Luz promove primeira atividade cultural

 


A diretoria da Associação Cultural Poeta Zé da Luz, recentemente eleita, promove curso de literatura de cordel em Solânea e Bananeiras, com apoio da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, Academia Solanense de Letras e da Academia Bananeirense de Letras e Artes. Trata-se de um curso presencial que dará oportunidade de conhecer os elementos básicos e o papel social do cordel, na perspectiva de valorização da literatura popular e reconhecimento da pluralidade cultural da Paraíba. O curso terá início em meados de setembro, totalmente gratuito.

Fábio Mozart, organizador e oficineiro, informou que o curso abordará as origens do gênero, as temáticas, o papel das academias de cordel e as técnicas básicas de rima, métrica e ritmo. “Apresentando a arte do cordel aos jovens, procuraremos aprofundar o conhecimento da cultura brasileira, despertar o interesse pela leitura, estimular a criatividade e a produção textual e valorizar a tradição e a cultura popular”, explicou. O oficineiro é autor de mais de 40 títulos de folhetos de cordel, tendo recebido o Prêmio Patativa de Assaré do Ministério da Cultura em 2010.

Para Sérgio Ricardo Santos, Presidente da Associação Cultural Poeta Zé da Luz, esta atividade é a primeira de muitas que a instituição planeja concretizar em várias cidades paraibanas durante 2024 e no próximo ano. Quem participar do curso receberá certificado de 8h/aula e ainda poderá fazer parte de cordel coletivo da turma, a ser publicado no final da oficina. Os trabalhos também circularão pelas redes sociais e sites da Associação Zé da Luz e Academia de Cordel do Vale do Paraíba, também parceira no projeto.

“A parceria entre a Associação Zé da Luz e as academias de letras de Solânea e Bananeiras, além da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, para a realização deste projeto, mostra o enorme potencial das relações entre as instituições culturais, tendo em vista a valorização dos saberes vindos de espaços e realidades diversas”, acredita Dalmo Oliveira, vice-Presidente da Associação Cultural Poeta Zé da Luz e sócio da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

Com vagas limitadas, as inscrições deverão ser feitas através do e-mail fabiomozartpe@gmail.com ou pelo WhatsApp (83) 99960.6717  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário