terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Fábio Mozart recebe homenagem de bloco carnavalesco em João Pessoa


O bloco “lítero etílico anárquico” As Cuecas, de João Pessoa, dedicará o Carnaval 2023 ao radialista e poeta Fábio Mozart, conforme decisão unânime dos diretores Sérgio Ricardo Santos, Ebenezer, professor Biu, Gregório Bezerra, Luiz Carlos, Dalmo Oliveira e Stimette Bezerra, na reunião realizada em 20 de janeiro. “A homenagem se deve ao espírito carnavalesco desse companheiro, que todos admiram pelo seu trabalho, principalmente na produção do radiofônico humorístico “Rádio Barata no Ar”, onde ele ressalta sempre nosso carnaval e principalmente o bloco “As Cuecas”, justifica Sérgio Ricardo, Presidente da agremiação.

 As Cuecas comemora dezenove anos em 2023 e decidiu homenagear uma personalidade viva, ao contrário dos anos anteriores quando foram lembradas pessoas que já partiram. “Consideramos que o mestre Fábio Mozart é uma figura que, por onde passou, marcou pessoas e época com sua arte na poesia, no rádio, no teatro ou como incentivador do resgate do carnaval tradição, sempre incrementando elementos de transgressão como o humor sarcástico e o posicionamento político à esquerda”, ressalta Sérgio Ricardo.

Neste ano, o bloco As Cuecas terá, como sempre, orquestra de frevo tocando, principalmente, músicas do compositor paraibano Livardo Alves, patrono da agremiação, autor da “Marcha da cueca”, música símbolo do carnaval brasileiro, estando entre as 18 melhores marchinhas de carnaval de todos os tempos. 

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Academia promove sarau no Salão do Artesanato Paraibano

Bento Júnior e Robson Jampa


A Academia de Cordel do Vale do Paraíba ocupará o palco do 35º Salão do Artesanato Paraibano nesta terça-feira, 17, a partir das 18h30, com a realização do primeiro sarau de cordel programado pelo evento, dando continuidade nos dias 24 e 31 de janeiro. Nesta terça-feira, estarão declamando os poetas Sander Lee, Marconi Araújo, Bento Júnior, Claudete Gomes, Robson Jampa, Rubens do Valle, Edson Gomes e Belarmino Júnior. A entrada é gratuita, mas se pede a colaboração da população para trazer um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação vai ajudar entidades na Capital João Pessoa.

Para Robson Jampa, poeta cordelista que atende no stand da Academia de Cordel, “o sarau é sempre um momento muito especial em que poetas se reúnem para proporcionamos ao público um momento poético recitativo, que expressa o trabalho talentoso de quem produz essa arte do cordel no nosso Estado”. Ele destaca que no dia 24 de janeiro, o sarau dará posse à nova diretoria da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e os associados que foram eleitos recentemente.

O Salão do Artesanato Paraibano funciona das 15h às 22h, todos os dias da semana, em uma megaestrutura montada — totalmente climatizada — na Orla de Cabo Branco, logo após o Jangada Clube.