segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Poeta distingue-se em primeiro lugar no Edital Hermano José na região de Itabaiana

 


O poeta Evanio Teixeira, de Pilar, teve obra literária classificada em primeiro lugar no Edital Hermano José, da Secretaria Estadual de Cultura, referente à 12ª Regional de Ensino, obtendo 70,5 de média na avaliação de mérito. Evanio é sócio correspondente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. “Fiquei satisfeito por ter meu trabalho reconhecido neste importante edital de cultura, ao mesmo tempo em que saúdo os poetas Joan Saulo, que também teve obra literária premiada pelo Edital Hermano José, e Rafael Vasconcelos, que ganhou o prêmio José Lins do Rego – 120 anos, promovido pela Funesc, na categoria poesia. Pilar fecha o ano de 2021 com três artistas da palavra conquistando seus espaços na literatura”, afirmou Evanio.

O livro de Evanio Teixeira tem como título “Prelúdio”, uma coletânea poética prefaciada pelo jornalista e escritor Fábio Mozart, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

Conhecido como líder comunitário em Pilar, Evanio Teixeira compõe suas poesias sobre temas sociais e líricos. Para ele, Pilar continua sendo celeiro de artistas valorosos, cujos trabalhos precisam ser reconhecidos. O poeta apresentou recentemente seus poemas em evento literário do 1º Salão de Artesanato do Vale do Paraíba realizado em São Miguel de Taipu. 

 

 

quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Marconi Araújo classifica-se em primeiro lugar como cordelista no Edital Hermano José

 

O cordelista Marconi Araújo obteve 89 pontos na classificação do Edital Hermano José, da Secretaria Estadual de Cultura, certame realizado através da Lei Aldir Blanc, cujo resultado foi divulgado nesta terça-feira (21). Com esta pontuação, o cordelista figura em primeiro lugar na lista dos proponentes classificados. “Recebo o resultado com muita honra e humildade, parabenizando também os cordelistas que participaram, classificados ou não, especialmente os membros da Academia de Cordel do Vale do Paraíba”, declarou Marconi Araújo.

Além de Marconi, da Academia de Cordel, foram classificados os cordelistas Annecy Venâncio, Raniery Abrantes, Anne Karoline, Gilberto Baraúna, Maria Soledade, Jota Lima, Cristine Nobre, Antonio Marcos, Juliana Soares, Kydelmir Dantas, Chico Mulungu e Manoel Belisário, além de Igor Gregório Magno, Márcio Bizerril e Evânio Teixeira, este último da cidade de Pilar, sócios correspondentes da Academia.

Marconi Araújo representa o Governo da Paraíba no Conselho Estadual de Política Cultural, instância participante do Sistema Estadual de Cultura.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Orlando Otávio lança cordel em homenagem a Zé da Luz na reinauguração do busto do poeta

 

O cordelista Orlando Otávio fará o lançamento do cordel “Zé da Luz, o poeta que iluminou Itabaiana” nesta sexta-feira (10) na Rua Marieta Medeiros, às 18 horas, por ocasião da reinauguração do busto de Zé da Luz, com a presença do prefeito Lúcio Flávio Costa, o Secretário de Cultura do Estado, Damião Ramos Cavalcanti e a Secretária de Cultura do Município, Socorro Almeida, entre outros convidados.

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba será representada no ato pelo seu presidente, Marconi Araújo e pelos cordelistas Antonio Marcos Monteiro, Sander Lee, o próprio Orlando Otávio, Agenor Otávio, Renaly Oliveira e Thiago Alves. A Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, Nini Soares, fará saudação aos presentes.

O cordel, que é uma tradição literária tipicamente nordestina, é erroneamente atribuído à obra de Zé da Luz. “Ele não foi cordelista, tendo publicado apenas um livro em 1936, o “Brasil caboclo”, com versos telúricos, alguns bem humorados e outros trágicos sobre a realidade do Nordeste, mas sem obedecer à métrica e rima próprios do cordel.

O busto foi realizado pelo ceramista escultor Mestre Zaia, com recursos do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos, da Secretaria de Cultura do Estado, no ano de 2004, em projeto proposto pelo jornalista Fábio Mozart.

 

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Videasta lamenta que atores se recusem a assinar termo de uso de imagem em documentário


O videasta Marcos Veloso, da Sociedade Cultural Poeta Zé Da Luz, em Itabaiana, interrompeu a produção do documentário “A lista de Irene”, tratando da trajetória do Grupo Experimental de Itabaiana, porque alguns atores que aparecem na obra se recusam a assinar termo de uso de imagem. “Para evitar problemas jurídicos no futuro, tive que parar a edição do vídeo, lamentando que os companheiros tenham se recusado a assinar o documento de autorização”, disse Marcos Veloso.

O advogado Brás Teixeira esclarece que, nesses casos, o diretor do vídeo poderá dispensar a autorização dos participantes, já que se trata de imagens usadas para fins eminentemente culturais, não comerciais, e cuja exibição no audiovisual não viola direitos de terceiros. “Tive as melhores das intenções ao incluir essas pessoas no documentário, mas, por razões que eu não entendo, eles se negam a emitir a autorização”, disse Veloso.

O documentário “A lista de Irene” buscou ouvir diversos artistas que participaram da criação do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, a exemplo do Dr. Romualdo Palhano, autor do livro  “O Teatro na Terra de Zé da Luz – Da União Dramática ao GETI”, sobre o grupo cênico itabaianense, fundado na década de 1970.

 

 

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Poeta leva mensagem contra racismo a escola pública em Campina Grande


O poeta cordelista Jota Lima, juntamente com a MC Turmalina, declamou seus poemas e realizou palestra para estudantes da Escola Municipal Dr. Elpídio de Almeida, em Campina Grande, no dia 30 de novembro. O cordelista aproveitou para refletir com os estudantes o papel da escola na desconstrução do racismo, preconceito e discriminação. Para ele, o preconceito racial leva à exclusão social.

O poeta Jota Lima é membro efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, natural de Juripiranga, radicado em Campina Grande. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, especialista em Fundamentos da Educação, e licenciado em Física. Até mesmo sua dissertação de mestrado com o título “Literatura de Cordel e Ensino de Física: Uma aproximação para a popularização da Ciência” teve o cordel e a física envolvidos. 

Os cordéis publicados pelo autor giram em torno das ciências e de questões sociais, a exemplo de “A história de Giordano Bruno e Santa Inquisição” e “O cordel dos números”, ambos publicados na coletânea Cordelistas Contemporâneos-2017. 

 

sábado, 13 de novembro de 2021

Radialista recebe prêmio de comunicação da Sociedade Cultural Poeta


Clévia com Chico César 

A radialista e publicitária Clévia Paz, de Itabaiana, receberá o Troféu Arnaud Costa de Comunicação pelo seu trabalho na área de imprensa, propaganda e marketing. Ela foi escolhida por votação on-line e o troféu será entregue em 11 de dezembro, provavelmente na Câmara de Vereadores de Itabaiana. Clévia também atua como Articuladora Cultural da região, atividade ligada à Secretaria Estadual de Cultura.

O Troféu homenageia o jornalista Arnaud Costa, itabaianense que fundou o jornal O Combate e foi durante décadas diretor e redator do jornal oficial do município, A Folha.

Além do troféu Arnaud Costa, serão entregues os troféus Zé da Luz (poeta Antonio marcos Monteiro), troféu Chico do Doce (Ninoca), troféu Ratinho (maestro Luiz Carlos Otávio), troféu Otto Cavalcanti (Thiago Alves), e troféu Roberto Palhano (Palmira Palhano). 

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Cordelista de Itabaiana recebe Troféu Zé da Luz pela promoção do cordel na educação


O professor e poeta de cordel Antonio Marcos Monteiro, de Itabaiana, foi agraciado com o troféu Zé da Luz dado pela Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz por seu trabalho ao incentivar a leitura e estimular o interesse pela literatura de cordel nas escolas. Ele adota esse gênero literário nas escolas onde atua, promovendo a participação dos alunos e o desenvolvimento criativo das produções textuais. Antonio Marcos Monteiro é membro efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

Esta é a primeira edição do Troféu Zé da Luz, a ser entregue em dezembro ou em 2022, em solenidade prevista para acontecer quando as condições sanitárias permitirem aglomeração de pessoas em recinto fechado, devido à pandemia. “Quando a situação estiver um pouco mais controlada e com a flexibilização, marcaremos a entrega dos troféus Zé da Luz, Troféu Chico do Doce, Troféu Ratinho, Troféu Roberto Palhano e Troféu Chico do Doce para diversas personalidades do mundo artístico cultural da região”, informou Nini Soares, Presidente da entidade.

terça-feira, 19 de outubro de 2021

Maestro Luiz Carlos Otávio recebe prêmio de cultura em Itabaiana


Reconhecido por sua história de músico engajado em projetos sociais, principalmente pela criação e regência do Coral Voz Ativa, o maestro Luiz Carlos Otávio foi escolhido para receber o troféu Ratinho da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz. A entrega do troféu será realizada ainda neste ano de 2021 ou no início do próximo ano.

O maestro Luiz Carlos Otávio é premiado também pela sua influência na cultura musical de Itabaiana, ele que é parente do mestre Sivuca, sempre esteve presente de forma voluntária em projetos musicais, atuando em grupos de músicos e eventos na Taberna Cultural e no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar. “O maestro Luiz Carlos Otávio sempre coloca sua competência e habilidade a serviço do social, trabalhando em projetos humanitários e contribuindo com a qualidade de vida e a educação musical das pessoas em comunidades desassistidas”, acrescentou Fábio Mozart, um dos coordenadores do evento.

 

 

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Morre o poeta João Theotônio, decano da poesia de cordel paraibana

 


Faleceu nesta terça-feira (21) o poeta João Theotônio aos 94 anos, em João Pessoa. Ele estava internado em um hospital e foi a óbito devido a complicações nos rins e pulmões.

João Theotônio de Carvalho, poeta Theo como era mais conhecido, natural de Rio Tinto, esteve radicado na capital da Paraíba há cinquenta anos, tendo o título de Cidadão Pessoense através da Câmara Municipal de João Pessoa. Autor de diversos livros e folhetos de cordel, seu Theo ocupava a cadeira nº 14 na Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

O Presidente da Academia, Marconi Araújo, lamentou a morte do poeta Theo Carvalho. “É uma perda inestimável, mesmo porque o nosso querido Theo gozava de ampla simpatia entre os colegas pelo seu espírito sempre alegre e cordial, e aqui eu deixo os pêsames em nome de todos os acadêmicos, essa família que ele formou ao longo de todos os anos junto conosco, a serviço da cultura e da amizade”, afirmou.

 

quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Orlando Otávio lança cordel em homenagem a José Lins do Rego


O cordelista Orlando Otávio, de Itabaiana, é autor do folheto “Pilar de Zé Lins do Rego e suas relíquias”, trabalho que será lançado em 18 de setembro (sábado) em Pilar, como parte da programação de aniversário de 120 anos de nascimento do escritor paraibano. 

O evento é promovido pela Fundação Menino de Engenho em sua sede, no centro da cidade, às 15 horas. Além de Orlando Otávio, farão suas homenagens os poetas Ramos e Evânio Teixeira. 

A linguagem rítmica e rimada a serviço da História torna a literatura de cordel um instrumento importantíssimo da cultura nordestina, como elemento propagador das tradições da região. Orlando Otávio se utiliza do universo multifacetado do cordel para registrar as personalidades e riqueza cultural da região do vale do rio Paraíba.

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Prefeito Lúcio recebe certificado de Presidente de Honra da Sociedade Zé da Luz

Nesta terça-feira, 31 de agosto, na Prefeitura Municipal, foi entregue pela Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, Nini Soares, a carta de certificação do prefeito Lúcio Flávio Costa como Presidente de Honra da entidade. A honraria é concedida ao prefeito durante o mandato da atual diretoria. Estiveram presentes o ativista cultural Paulo, diretor de patrimônio da Prefeitura, e Socorro Almeida, Secretária de Cultura e Turismo do Município. Novo Presidente de Honra da Sociedade Zé da Luz, Lúcio Flávio convocou a entidade para compartilhar dos projetos em prol dos interesses da cultura local, prometendo espaço físico no futuro centro cultural da cidade, no prédio da União de Artistas e Operários. Enquanto isso, a Sociedade Zé da Luz funcionará em sala disponibilizada pela edilidade, conforme promessa do prefeito. Nini Soares anunciou o lançamento do portal da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz e de uma rádio web para veicular as atividades da associação, fundada em agosto de 1977, a mais antiga entidade cultural da cidade.

sábado, 28 de agosto de 2021

Atriz e educadora Claudete Gomes está neste sábado no ALÔ COMUNIDADE A atriz, poeta e professora Claudete Gomes, de João Pessoa, é a entrevistada deste sábado (28) no programa “Alô comunidade”, pela Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110 kHz) e Rádio Zumbi. O programa começa às 11 horas, com apresentação de Marcos Veloso e Bento Júnior, apoio técnico de Maurício Mesquita e roteiro de Fábio Mozart, coordenação geral de Dalmo Oliveira. Para ouvir pela internet: https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/radio-am

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Sociedade Zé da Luz escolhe prefeito como "presidente de honra"

A Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz escolheu o prefeito de Itabaiana, Lúcio Flávio Costa, como seu "presidente de honra" em assembleia virtual nesta terça-feira, no dia 24 de agosto. A proposição foi da jornalista Socorro Almeida. “Ele é merecedor da homenagem porque reúne valores que identificam nossa comunidade e recebeu apoio unânime dos membros da diretoria”, informou Socorro. A entidade foi criada em 24 de agosto de 1977 e elegeu sua nova diretoria, tendo a jornalista Nini Soares como presidente. “A nós foi dada a tarefa de articular e debater as políticas públicas de cultura na cidade, e preservar a memória desta associação que muito fez pela cidade”, disse Nini Soares. Ela adiantou que será criada a Rádio Web Zé da Luz e o portal da SCPZL, a ser inaugurado em setembro.

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

ITABAIANA


Fábio Mozart e Socorro Almeida

Secretária de Cultura destaca refundação da Sociedade Zé da Luz e sua importância

A jornalista Socorro Almeida, Secretária de Cultura de Itabaiana (PB), informou que está participando do grupo que vai refundar a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, entidade criada em 24 de agosto de 1977, cuja documentação caducou e será refundada após 44 anos, através de assembleia geral que será realizada em 24 de agosto de 2021. “Queremos fortalecer e dar estrutura a mais esta organização da sociedade civil na área cultural em nossa cidade, organizada por artistas e pessoas da área da comunicação, a exemplo da jornalista Nini Soares, videasta Marcos Veloso, professora Analita Campos, atriz Das Dores Neta, músico Antonio Abelha e o poeta Fábio Mozart, um dos fundadores da entidade”, esclareceu Socorro.

Para Marcos Veloso, do grupo que instituiu a primeira diretoria, o processo de refundação da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz é apenas um ato formal, uma regularização perante os órgãos oficiais, “porque sempre estivemos atuante e agora queremos que a união entre os artistas itabaianenses seja mantida e o diálogo com o poder público seja reforçado”, afirmou.

A professora e atriz Das Dores Neta também falou sobre a importância da refundação da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz para a dinâmica e interação dos artistas e produtores culturais da cidade. “Perante esse novo cenário de pandemia, precisamos ter condições de responder com mais organização e mais interação entre os fazedores de cultura de Itabaiana, e esta entidade se junta aos demais movimentos na discussão e elaboração de políticas para o setor”, destacou Das Dores.

A Assembleia Geral de refundação da entidade será realizada de forma virtual em redeconferência às 19 horas do dia 24 de agosto de 2021.

 

 

 

 

domingo, 22 de agosto de 2021

Poeta Neto Ferreira e prefeito de Taperoá alinham propostas de valorização da cultura de raiz

 


O poeta cordelista Neto Ferreira, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, participou de reunião com o prefeito da cidade de Taperoá, George Farias, e o Secretário de Cultura, George Soares, além dos poetas Felipe Batista (Canário do Império) e Leandro Leite. Na ocasião, foi proposto ao prefeito o resgaste das tradições, a valorização da cultura regional através do resgate das danças , ressaltando as Cambindas e o grupo Cariris. Também foi cogitada a implementação do cordel em sala de aula através de oficinas, saraus, mesas de glosas, tendo em vista o caráter pedagógico da poesia, e colocando essa arte a disposição dos educandos propiciando transformações sociais. “O prefeito George foi muito solícito e gostou das proposituras, reafirmando seu compromisso com a classe artística”, disse Neto Ferreira. “Pretendo construir um calendário cultural para a cidade, com ações durante o ano todo”, assegurou o prefeito George Farias.

Para Neto Ferreira, a pauta levada ao prefeito faz parte da sua agenda para dinamizar o fazer cultural na região, principalmente levado a literatura de cordel para a juventude e ajudando a preservar a cultura regional. “Em breve alçaremos voos mais altos através de parcerias como a que estamos firmando em Taperoá”, disse Neto Ferreira.

 

sábado, 14 de agosto de 2021

Bento Júnior lança cordéis de gracejo no projeto “Rota das letras”


O cordel brasileiro ganhou mais dois títulos com o lançamento dos folhetos “Aí mente!” e “O menino que peidava”, de autoria do cordelista e ator Bento Júnior, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Os folhetos foram lançados no sábado, 14, durante o projeto “Rota das letras”, da Fundação de Cultura de João Pessoa, que está sendo desenvolvido no Pavilhão do Chá, centro da capital da Paraíba. A programação com declamações e exposição de folhetos, além de oficinas, acontece em dois finais de semana, nos dias 13 e 14 e 27 e 28.

Bento Júnior conta de um jeito engraçado as peripécias de um menino cujo grande “dote artístico” era sua capacidade de soltar gases e assume sua identidade como morador do conjunto Castelo Branco, em João Pessoa, narrando os festivais de mentiras protagonizados pelos clientes da barraca do seu pai. Bento produz seus folhetos de maneira independente e pretende com seu trabalho “apenas dar continuidade a esse gênero, pois foi aqui na Paraíba onde ele nasceu e sempre foi uma leitura engraçada, divertida”, explica.

 

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Roberta Miranda é entrevistada em programa musical da Rádio DiarioPB

 


O programa MDPB, Música da Parahyba, entrevista nesse domingo (15) a cantora paraibana Roberta Miranda. Na entrevista exclusiva, a cantora conta à apresentadora Stela Maris Mariano sobre sua carreira e abre seu coração a respeito do seu dia a dia, seus amigos e sua terra natal, além de desfilar seus maiores sucessos.

A “Rainha sertaneja” nasceu em João Pessoa, na Paraíba tendo se mudado aos oito anos para São Paulo, onde trabalhou arduamente por quatorze anos em bares e casas noturnas, época em que adotou o nome artístico Roberta Miranda. Tornou-se conhecida do público em 1985, quando Jair Rodrigues gravou sua composição "Sua Majestade, o Sabiá", que vendeu centenas de milhares de cópias. No ano seguinte, foi contratada pela gravadora Continental, pela qual gravou nove discos. Depois se transferiu para a Polygram. Suas músicas são basicamente românticas e voltadas para o mercado sertanejo e brega, que na década de 90 tornou-se um fenômeno nacional.

O programa MDPB, Música da Parahyba, tem como âncora a também cantora e atriz Stela Maris Mariano, com edição e direção de Sérgio Ricardo Santos, e vai ao ar todos os domingos ao meio dia através da Rádio Web DiárioPB www.radio.diariopb.com.br

 

domingo, 25 de julho de 2021

Poeta Bento Júnior ministra curso de cordel no CEART


O poeta cordelista Bento Júnior, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, será um dos oficineiros na área de literatura, entre os 30 cursos que o Centro Estadual de Arte (Cearte) está oferecendo, com inscrições abertas até o dia 6 de agosto. Bento vai ministrar “O teatro e o cordel na interpretação do ator” e “Cordel e teatro de bonecos” no formato online, permitindo que as aulas tenham momentos com a participação do professor e outros apenas com exercícios e materiais complementares. 

Como professor da rede pública, Bento Júnior está familiarizado com aulas remotas, obrigado que foi pela pandemia a dar aulas online. “Penso em contribuir para despertar a criatividade das pessoas através do cordel brasileiro”, afirmou Bento.

 

As matrículas para os cursos terão o valor de R$ 65 reais, com isenção para alunos da rede pública e beneficiários do Bolsa Família. Os minicursos terão carga horária de 35 horas, distribuídas entre as aulas em tempo real e outras atividades.

 

Ainda na área de literatura de cordel, José Altino oferece curso “Xilogravura – a ilustração da literatura de cordel”.

 

Para inscrição:

 

https://ceartepb.com/matriculas/

 

 

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Poetas assumem espaços públicos e escolas, apesar da pandemia

 


Nesse período de quarentena, a participação de artistas e de diferentes setores do campo das artes nas comunidades impactadas pela disseminação do coronavírus vem sendo muito limitada, por razões óbvias. Os artistas se valem das redes sociais para massificar suas produções, aproveitando-se do fato de ser essa a primeira pandemia que a humanidade enfrenta podendo contar com grande fluxo de informações disseminadas por multimeios e vias de comunicação poderosas. No entanto, o contato pessoal é quase impossível. Mesmo assim, e no momento em que a disseminação do vírus vem sendo cada dia menor, por efeito da vacinação em massa da população, artistas já ousam realizar apresentações ao vivo, obedecendo os protocolos de segurança sanitária.

Os poetas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba promovem suas apresentações virtuais e já se mostram em público. No dia 19 de julho, o poeta Bento Júnior foi homenageado no CREI – Centro de Referência em Educação Infantil Josiara Telino Lacerda, em João Pessoa. Na ocasião, Bento Júnior fez uma aula sobre cordel teatralizado para as professoras. “Fiquei muito emocionado com a homenagem, principalmente por estar voltando a falar com as pessoas de modo presencial. Valeu pelo reconhecimento do nosso trabalho, fizeram até uma exposição com as capas dos meus folhetos e minha biografia, tudo muito organizado e eu realmente fiquei sensibilizado”, afirmou Bento Júnior.

Em 22 de julho, a prefeitura de João Pessoa reinaugurou a Biblioteca Pública Municipal Indústria do Conhecimento, em evento que contou com a participação de agentes culturais e amantes da cultura, sob a coordenação da Secretária Executiva de Educação e Cultura do município, Luciana Dias, e presença marcante da equipe organizadora, na pessoa de Sayonara. A Biblioteca fica localizada na praça da Paz, no conjunto dos Bancários, aqui em João Pessoa. Na ocasião, estiveram presentes os poetas cordelistas Marconi Araújo, Bento Júnior e Ranieri Abrantes, representando a Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

 

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Serviço de streaming de música hospeda podcast da Rádio Barata

 


O programa “Rádio barata no ar”, produzido pela Rádio DiarioPB, de Bayeux, Paraíba, e retransmitido por uma rede de rádios comunitárias e web rádios espalhadas pelo país, estará também disponível no Spotify, o maior serviço para streaming de músicas em número de usuários, oferecendo uma variedade enorme de canais e episódios de podcasts.

 

O produtor de conteúdo Sérgio Ricardo Santos, da Agência DPB de Publicidade, anunciou que a Rádio Barata será hospedada neste serviço de streaming e deverá aumentar seu público ouvinte, “mesmo porque teremos algumas ferramentas de análise de audiência, como número de assinantes, quantidade de reproduções e outras”, afirmou ele.

 

O radialista Fábio Mozart, apresentador da Rádio Barata no Ar, considera que esse é um dos melhores canais para ideias exclusivas e que os comunicadores na internet devem utilizar todos os recursos sociais de áudio para alcançar um número maior de ouvintes. 

 

quinta-feira, 17 de junho de 2021

Radialista constata vazio comunicacional e diz combater “picaretagem” na radiodifusão comunitária

O radialista comunitário Luiz Henrique Parahyba, ativista do movimento de rádios livres e comunitárias, afirmou que na Paraíba existem mais de trinta cidades e vilas sem rádio comunitária, e algumas onde não há nem sinal de celular, muito menos internet móvel. Para ele, o Governo paralisou os processos de outorga de concessão de rádios comunitárias desde a gestão de Michel Temer. “A Presidenta Dilma deixou 1.028 municípios listados em editais para concessão de rádios comunitárias, que foram cancelados pelo seu sucessor, Michel Temer. No atual governo de Bolsonaro, aí sim que zerou o processo e piorou a burocracia”, afirmou Parahyba, em entrevista ao programa “Meia dúzia de três ou quatro”, transmitido na plataforma Facebook. Ele citou o exemplo do sítio Chã de Areia, município de Pilar no agreste da Paraíba, onde não há sinal de celular e as pessoas simplesmente não podem se comunicar por qualquer meio eletrônico.

Luiz Henrique informou que no Brasil operam cerca de 4.900 rádios comunitárias autorizadas pelo Ministério das Comunicações, mas são mais de seis mil funcionando, contando com as que trabalham de forma livre e em caráter provisório, sem esperar a concessão. “É preciso ter mais gente fazendo isso, mesmo porque a legislação que regulamenta as rádios comunitárias é absurda. Basta ver que a abrangência do sinal é de apenas dois quilômetros de raio, o que não significa nada, especialmente em se tratando de uma rádio que opera no campo”, sustenta Luiz Henrique.

Ele trabalha atualmente com projetos para instalação de rádios comunitárias na zona rural, principalmente no estado vizinho do Rio Grande do Norte, e mantém a rádio web Quintal na capital da Paraíba, João Pessoa. A rádio funciona como uma espécie de oficina para jovens estudantes de comunicação e espaço para comunicadores alternativos. Atualmente, a Rádio Quintal dá espaço para podcast produzido por alunos da Faculdade Cásper Líbero, uma das instituições de ensino mais tradicionais de São Paulo. Para ele, o grande problema das rádios livres e comunitárias, incluindo as rádios web, é a pobreza de conteúdo e a dominação desses espaços por pastores de igrejas neopentecostais e grupos dominantes na política local. “Nossa luta é para recuperar as rádios tomadas por esses esquemas. Temos mais de duas mil rádios comunitárias entregues em mãos erradas, e se não tiver resistência, o governo vai tomar quase todas as concessões de responsabilidade de entidades democráticas e entregar aos seus seguidores", declarou. “Nosso propósito é resistir e avançar, sem esperar por nova legislação que estabeleça critérios mais democráticos para essas rádios populares”, finalizou Luiz Henrique Parahyba.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Artista itabaianense concede entrevista no “Alô comunidade” deste sábado (12)

 

O maestro e professor Carlos Santorelli concedeu entrevista remota ao repórter Fábio Mozart, falando sobre seu trabalho. A entrevista será veiculada neste sábado (12), no programa “Alô comunidade”, transmitido pela Rádio Tabajara AM de João Pessoa, Paraíba.

Carlos Santorelli é cantor, compositor, maestro arranjador, regente e advogado, mestre em filosofia e professor universitário atuante em São Paulo, onde é radicado. Entre suas canções, está uma baseada em poesia de Fábio Mozart, que o programa lançará em primeira mão.

Na mesma edição do “Alô comunidade”, os apresentadores Marcos Fernandes e Bento Júnior conversam com os professores Raniery Abrantes e Aninha Venâncio sobre poesia e romantismo, no dia dos namorados.

O programa tem início às 11 horas. A Rádio Tabajara da Paraíba AM atua na frequência 1.110 kHz. Pela internet: https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo

 

 

 

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Comunicador denuncia fiscalização paralela em rádios comunitárias

 


O radialista comunitário Jerry de Oliveira (foto), da Rádio Comunitária Noroeste, de Campinas, São Paulo, denunciou sistema de fiscalização paralela nas rádios comunitárias efetuada por grupo de trabalho constituído pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert) em Santa Catarina. Os “fiscais” privados estão indo até às rádios comunitárias para inspecionar e investigar as atividades das emissoras populares. Para Jerry, trata-se de ‘modelo bolsonarista’ de entregar o Ministério das Comunicações e as políticas de comunicação ao setor privado. “Totalmente fora da lei, as emissoras comerciais inclusive possuem um veículo de rastreamento de sinais”, revelou Jerry.

O radialista de Campinas acentua ainda que as entidades nacionais representantes das rádios comunitárias “preferem o recuo nas lutas e a institucionalização, achando que tudo se resolve com diálogo com o Governo. Agora, com Bolsonaro, as mídias comerciais estão no ataque e o discurso moderado das entidades de representação não é ouvido no Congresso, no Governo e tampouco nas bases das rádios comunitárias”, destacou.


quarta-feira, 2 de junho de 2021

Músico itabaianense morre de Covid e prefeito lamenta


O músico Severino Teófilo de Oliveira, conhecido por Marreta, faleceu na madrugada desta quarta-feira (2) em Itabaiana, vítima de Covid 19. Ele estava hospitalizado há alguns dias. Em nota de pesar, o prefeito Lúcio Flávio lembrou sua ligação profissional com Marreta, que foi servidor do Hospital São Vicente de Paulo. “É com tristeza que o recebo a notícia do falecimento deMarreta, externo o meu mais profundo sentimento de pesar para toda família, pela perda irreparável. Tive a oportunidade de conviver com Marreta, trabalhamos juntos por muitos anos no Hospital São Vicente de Paulo, muito competente e comprometido com seu trabalho, trabalhava de domingo a domingo, era o único técnico em Raio X da época”, lembrou Lúcio Flávio.

Marreta era trombonista, atuou na banda Euterpina de Itabaiana por muito tempo, até a extinção daquela filarmônica. Com apaga-se uma parte da história da cultura musical da terra de Sivuca.

 

quarta-feira, 26 de maio de 2021

Morre Camilo de Sapé, mestre da cultura popular


Faleceu nesta quarta-feira (26) aos 66 anos, o comunicador Camilo de Lélis, o Mestre Camilo, na cidade de Sapé, Paraíba. A causa da morte não foi anunciada.

O brincante Camilo de Lélis era palhaço do pastoril profano, manifestação cultural praticamente extinta. Compositor, gravou alguns CDs e fundou a Rádio Comunitária Sapé FM no começo do séxulo XXI.

 

O sindicalista e comunicador Romero Baunilha lamentou o desaparecimento de Camilo de Lélis. “O mestre Camilo escreveu sua história em Sapé, e somos gratos pela sua vida tão pródiga em cultura popular e benfazeja para nossa cidade”, disse ele.

 

segunda-feira, 17 de maio de 2021

Filme escolhido em edital da Funesc tem poema de Marconi Araújo e voz de Maria Soledade

Os poetas acadêmicos Maria Soledade (foto), de Alagoa Grande, e Marconi Araújo, de João Pessoa, participam do filme “Isolamento rural”, de Leonardo Gonçalves, que trata da da experiência do isolamento social na zona rural, atendo-se na observação do cotidiano de uma família de agricultores que vive no Assentamento Maria da Penha II, localizado na cidade de Alagoa Grande - PB. A camponesa Maria Irece (63 anos) e seu marido Cristóvão (68 anos) compartilham como suas vidas foram afetadas por causa do coronavírus.

O projeto é fruto de um edital criado em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que contemplou mais de 100 artistas paraibanos para apresentações gravadas em vídeos, durante o período de isolamento domiciliar. 

Maria Soledade é poeta repentista e Marconi Araújo é cordelista, ambos membros efetivos da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Marconi é autor da letra e Soledade canta o tema, fechando o filme de Leonardo Gonçalves, carioca, filho de paraibanos e radicado em um assentamento rural no brejo da Paraíba.  

No Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=F3JCP8zy2TI

 

 

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Vereador de Itabaiana apresenta projeto que inclui Libras na rede pública municipal de ensino

O vereador Arnaldo Segundo (PROS) pretende que a Língua Brasileira de Sinais - Libras - seja disciplina obrigatória na rede municipal de ensino de Itabaiana. A matéria, em forma de projeto de lei, foi protocolada em sessão da Câmara Municipal na segunda (19). A medida, de acordo com o projeto, será coordenada pela Secretaria de Educação, juntamente com a comunidade escolar.


O vereador (foto) reforça a importância do uso da língua de sinais, para “facilitar a comunicação interpessoal”. Para ele, o projeto de lei está baseado nos textos legais federais. “Esperamos que a casa Casa Legislativa dê início ao debate de tão relevante tema no âmbito municipal, contribuindo para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência auditiva ou com grave dificuldade de comunicação oral”, complementou.

A Língua Brasileira de Sinais LIBRAS teve origem no Instituto dos Surdos - Mudos, conhecido, atualmente, como INES - Instituto Nacional da Educação de Surdos, através da fusão entre os métodos brasileiros até então existentes e o estruturado método francês de linguagem de sinais. Contudo, somente no ano de 2002, através da Lei n° 10.436, que a LIBRAS passou a ser considerada, oficialmente, como o segundo idioma do Brasil, sendo reconhecida como linguagem nativa para os surdos do país. 

 

terça-feira, 27 de abril de 2021

Após crescimento alarmante de casos, Promotoria de Justiça de Ingá recomenda medidas mais restritivas para conter a covid-19

 


Promotora deu 48 horas para apresentação de plano de contingência (Foto: Assessoria)

A Promotoria de Justiça de Ingá recomendou ao prefeito da cidade e à secretária municipal de Saúde de Ingá a adoção de medidas de combate ao avanço da covid-19, com destaque para o envio, no prazo de 48 horas, de cópia do decreto municipal mais restritivo a ser publicado pelo gestor, do plano de contingência e da logística a ser desenvolvida pelo município no combate à transmissibilidade do coronavírus, sob pena de serem adotadas as medidas cabíveis para responsabilização por improbidade administrativa. A recomendação foi expedida pela promotora de Justiça Cláudia Cabral Cavalcante nessa segunda-feira (26).

Conforme destacou a representante do Ministério Público da Paraíba (MPPB), dados do Boletim Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde do município revelam que o número de pessoas infectadas pelo coronavírus praticamente triplicou em menos de um mês em Ingá, passando de 31 casos no dia 30 de março para 104, no último dia 24 de abril, totalizando 30 óbitos.

Segundo a promotora de Justiça, o avanço considerado alarmante e assustador já coloca o município, que tem cerca de 18 mil habitantes, na 20ª posição do ranking estadual de casos confirmados de covid-19. “Enquanto no Estado da Paraíba a pandemia está sendo controlada, com diminuição na ocupação de leitos e queda no número de mortes diárias, em Ingá se observa o oposto, na medida em que o número de casos ativos e mortes só aumentam. A saúde é um direito de raiz constitucional (artigo 6º da Constituição Federal), corolário do próprio direito à vida, donde provém a impossibilidade de a sua tutela ser objeto de eventual mitigação. A política de combate à proliferação da covid-19 deve ser prioritária no município com um conjunto articulado de ações envolvendo diversos órgãos de fiscalização”, defendeu.

Além da Constituição Federal, a recomendação ministerial também é embasada nos decretos estaduais 40.122/2020 (que estabeleceu a situação de emergência sanitária na Paraíba) e 41.175/2021 (que em seu artigo 3° parágrafo 2° versa sobre a possibilidade de adoção de medidas mais restritivas pelos municípios e em seu parágrafo 4° do artigo 3°, sobre o funcionamento de feiras livres).

Medidas recomendadas

Ao prefeito de Ingá foi recomendado que edite decreto mais restritivo do que o Decreto Estadual nº 41.175/2021, contendo a atribuição da equipe de fiscalização para autuar e multar quem descumprir as normas sanitárias, bem como fechar os estabelecimentos que desobedecerem essas medidas. “Apesar de o município ter sido classificado na bandeira amarela, o aumento considerável de casos e mortes indica que a realidade local pede medidas enérgicas de contenção do avanço dos casos, conforme os dados epidemiológicos apresentados pelas autoridades sanitárias aliado ao clamor social que neste instante anseia por tais medidas”, explicou a promotora de Justiça.

Também foi recomendado que ele determine à Secretaria de Saúde do município e a toda a equipe epidemiológica a apresentação, no prazo de 48 horas, de um plano de contingência com atividades a serem desenvolvidas, voltadas à conscientização, fiscalização e autuação de pessoas e de estabelecimentos que estejam descumprindo as normas sanitárias.

A secretaria, a equipe epidemiológica e a Vigilância Sanitária local também deverão fiscalizar e autuar os estabelecimentos comerciais, feiras, bares, restaurantes, piscinas e demais locais que gerem aglomerações e que estejam descumprindo as regras.

O gestor deverá ainda determinar a observância das regras relativas às feiras livres na forma estatuída no decreto estadual artigo 3o parágrafo 4o, devendo ser observado também na edição do decreto municipal, a orientação e fiscalização constantes, com as respectivas autuações que se fizerem necessárias.

Outras medidas a serem adotadas são a intensificação da higiene e limpeza dos locais das feiras livres com todo o aparato constante no protocolo de combate à proliferação do vírus, seguido de fiscalização contínua, bem como a ampla divulgação das medidas e campanhas voltadas à sociedade.

Secretaria de Saúde

Segundo a recomendação ministerial, a secretária de Saúde de Ingá deverá adotar as medidas urgentes para conter a proliferação do vírus com operações de orientação, fiscalização e autuação a serem feitas por seus órgãos sanitários, equipe epidemiológica, bombeiros civis, polícias, com o objetivo de fiscalizar os munícipes e os estabelecimentos comerciais de todas as áreas, lojas, bares, restaurantes, academias, escolas, feiras livres, clubes, piscinas e todo tipo de aglomeração irregular de pessoas.

Também deverá encaminhar, no prazo de 48 horas, ao prefeito e à Promotoria de Justiça um plano de contingência com as medidas a serem adotadas; ampliar o horário de atendimento no Centro Covid e não permitir atendimento a pacientes com suspeita ou confirmação da doença em outra unidade de saúde para evitar o contato e o contágio de outras pessoas, salvo urgências comprovadamente necessárias. As ações deverão ser amplamente divulgadas por todos os meios disponíveis e campanhas educativas voltadas à sociedade também deverão ser realizadas.

Com ClickPB

sábado, 24 de abril de 2021

Atriz e poeta adere ao cast da “Rádio Barata no Ar”

 


A atriz e cordelista Claudete Gomes passou a fazer parte do elenco do programa “Rádio Barata no Ar”, produzido pela Rádio DiarioPB e retransmitido por uma cadeia de emissoras comunitárias e portais da internet. Ela interpreta a personagem “Zefinha” no programa que é uma espécie de stand-up comedy do cotidiano, com a participação de Stela Maris Mariano, Das Dores Neta e Bento Júnior, sob o comando de Fábio Mozart, com técnica de som de Sérgio Ricardo Santos.

“Recebi com prazer o convite de Fábio Mozart para fazer parte desse projeto radiofônico e quero surpreender com minha veia cômica e colaborar com esses ótimos atores no programa que tem uma boa audiência”, declarou Claudete Gomes.

Para Claudete, dar vida à Zefinha é exercitar um papel de humor e ao mesmo tempo de crítica social. “Zefinha é uma mulher guerreira e, se depender de mim, vamos garantir a risada, mas também a reflexão, porque Zefinha é uma personagem transgressora”, explicou.

Claudete Gomes é professora e cordelista, sócia efetiva da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, mestra em artes pelo Programa de Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional, atuando no sistema educacional da Prefeitura de João Pessoa com política de atenção à pessoa com deficiência, inclusão, ensino de arte, acessibilidade e prática pedagógica em arte.

 

 

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Rádio DiarioPB estreia podcast semanal com o jornalista Fábio Mozart

 


A Rádio DiarioPB, considerada a emissora web com a grade de programação mais diversificada do universo das rádios online da Paraíba, lançará no próximo domingo (25/04) o podcast semanal “Dez minutos no confessionário”, apresentado por Fábio Mozart, que integra o time de colunistas do portal DiarioPB e produz o programa “Rádio Barata no Ar”. “Com mais esse conteúdo, estamos dando continuidade à produção de bons programas, complementando o lançamento de espaços jornalísticos e de música regional que já estão no ar, sempre trazendo conteúdos relevantes e em edições criativas”, disse Sérgio Ricardo Santos, diretor de programação da rádio.


Com duração de 10 minutos, o podcast "Dez minutos no confessionário” será publicado semanalmente, aos domingos, na Rádio DiarioPB, às 10 horas, além de ser disponibilizado em outras plataformas, como Radiotube e portal Tribuna do Vale. A Rádio Zumbi, de João Pessoa, também programará o podcast.

Fábio Mozart (foto) revela que o programa será “um papo descontraído, às vezes incomum, sobre as trivialidades do nosso admirável mundo imbecil”. Ele elogiou a iniciativa da Rádio DiárioPB, “sempre na linha de frente das tendências digitais”.

 

Próximo domingo (25) às 10 horas. Para acompanhar a estreia, acesse: 

https://www.radio.diariopb.com.br/

sábado, 17 de abril de 2021

"Alô comunidade" recebe o ator e jornalista Ítalo Rômani neste sábado (17)


O ator e jornalista Ítalo Rômani é o entrevistado no “Alô comunidade” deste sábado (17) às 11 horas – Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110 mHz). O programa é produzido pela Rádio Zumbi, em parceria com a Rádio Tabajara, produção de Dalmo Oliveira, roteiro de Fábio Mozart e apresentação de Marcos Fernandes e Bento Júnior.

O programa apresenta ainda a música de Bebé de Natércio e Chico César, este último em homenagem ao Dia Internacional dos Trabalhadores do Campo. 

https://radiotabajara.pb.gov.br/radio-ao-vivo/radio-am


quinta-feira, 15 de abril de 2021

Rádios comunitárias ficam de fora das novas regras para aumento de potência dos transmissores

 


O Ministério das Comunicações simplificou as regras para o aumento da cobertura de rádios FM no país. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de 13 de abril. Contudo, as mais de cinco mil emissoras comunitárias outorgadas ficaram de fora. Com as novas regras, as rádios comerciais apenas deverão fazer o pagamento de uma taxa adicional para autorização do aumento de potência.

Na avaliação do presidente da Abraço Brasil, Geremias dos Santos, este é mais um “duro golpe” contra as rádios que, efetivamente, prestam um trabalho junto às suas comunidades. “Ao afastar as rádios comunitárias desse processo, o atual governo mostra de que lado está. Há muito tempo, nós temos lutado pelo aumento de potência e nunca fomos atendidos. Agora, num simples ‘canetaço’, eles recebem essa oportunidade. Isso só reforça que nossa mobilização e união precisa ampliar ainda mais”, convocou Santos.