quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Edital de cultura de Itabaiana homenageia ator e radialista Roberto Palhano

 


Roberto Palhano (segundo da direita para a esquerda) com artistas itabaianenses

A Prefeitura de Itabaiana, através da Secretaria de Cultura, lançou nesta quinta-feira (29) o Edital Chico Veneno, em atendimento à Lei Aldir Blanc de emergência cultural, destinado a selecionar propostas de atividades artísticas e culturais. O edital tem o nome do jornalista e ativista cultural itabaianense Francisco de Almeida, o Chico Veneno, fundador do jornal Evolução e produtor do cinema paraibano nos anos 70.

O Prêmio destinado ao teatro tem o nome de Roberto Palhano, ator e radialista, morto em 4 de outubro último, em João Pessoa. Além do teatro, o edital contempla bandas marciais, audiovisual (Prêmio Vladimir Carvalho), Prêmio Poeta Zé da Luz (literatura), cultura popular, patrimônio imaterial e outros setores.

O edital de credenciamento tem prazo de cinco dias para inscrições, a partir do dia 29 de outubro. Leia o Edital:

https://itabaiana.pb.gov.br/site/wp-content/uploads/2020/10/Ediatl-Chico-Veneno.pdf

 

 

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Artistas de Itabaiana se classificam para o III Festival de Música da Paraíba



Os compositores itabaianenses Orlando Otávio e Antonio Carlos de Araújo estão entre os classificados para o III Festival de Música da Paraíba, que este ano homenageia o mestre Sivuca, que faria 90 anos. Ao todo foram classificadas 30 canções e outras dez ficaram na suplência através de uma curadoria independente realizada por profissionais da área musical.

Orlando Otávio classificou a música “Um rock pé de serra” e Antonio Carlos de Araújo teve seu trabalho “Itabaiana” também selecionado entre as 140 músicas inscritas de todas as regiões do Estado. O festival oferece premiação de R$ 20 mil reais.

O festival irá acontece entre 20 e 22 de novembro, cujas eliminatórias e finalíssima, deverão acontecer na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no interior da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. No espaço serão permitidas apenas as presenças dos músicos, dos concorrentes, da equipe de produção e do corpo de jurados.

Os objetivos gerais do Festival são incentivar a criação musical e revelar talentos; promover intercâmbio cultural entre artistas da capital e dos demais municípios paraibanos proporcionando o fortalecimento da cultura musical paraibana- importante elemento de identidade de um povo. Ao mesmo tempo, o Festival tem importante papel educativo e de fomento à cultura quando permite à população conhecer a diversidade e a criatividade da música paraibana. Nesta edição de 2020, a personalidade musical homenageada será Severino Dias de Oliveira, o Mestre Sivuca.

 

domingo, 18 de outubro de 2020

Ator e radialista Osvaldo Travassos entra para o “ninho da barata” na Rádio DiarioPB


Osvaldo Travassos com o livro “A Voz de Itabaiana e outras vozes”, de Fábio Mozart


“O Conselho Supremo da Barata resolve convidar o ator Osvaldo Travassos pra diversificar seu vidão na quarentena, fazendo o papel de Ameba, um canalha brasileiro, na Rádio Barata”, comunicou o radialista Fábio Mozart, âncora do programa “Rádio Barata no Ar”, programa de gracejo produzido pela rádio web DiarioPB e retransmitido por uma cadeia de rádios comunitárias e portais da internet. Travassos aceitou o convite e fará parte do cast da Barata, personificando o Ameba.

Osvaldo Travassos Sarinho é ator, radialista e diretor teatral. Nascido em João Pessoa, Paraíba, é ator e diretor teatral desde 1971. Aposentado na TV UFPB, também trabalhou como iluminador no Teatro Lima Penante, programador musical, produtor e apresentador nas rádios Tabajara FM e AM, WSCOM Online, Correio AM e Rádio Universitária FM. Exerceu a função de redator e produtor de guias eleitorais em várias campanhas políticas.

O veterano ator Osvaldo Travassos tem uma expressão que repete sempre: “Que vidão! Pra uns, pra outros não!” Em 1997, Osvaldo trabalhou no Coletivo Dramático de Mari, onde realizou uma oficina de preparação de ator. “Seu jeito animado e vibrante cativou os rapazes e moças do Codrama, e a partir dali passei a ser fã desse artista, sendo uma grande honra para nós trabalhar com ele nesse projeto de rádio alternativo”, disse Fábio Mozart.

 

Salgado de São Félix é o único município da região do vale do Paraíba a receber bandeira verde

 


Salgado de São Félix, na região de Itabaiana é o único município a receber bandeira verde, na 10ª Avaliação do Novo Normal. Segundo os critérios da Secretaria Estadual de Saúde contido no Plano Novo Normal do Estado da Paraíba, 26 municípios alcançaram a condição da bandeira verde na 10ª Avaliação com validade a partir de 19 de outubro de 2020, o que permite maior flexibilização nas atividades econômicas e sociais.

Dentre os 26 municípios classificados, se encontra o município de Salgado de São Félix, sendo o único pertencente a 12ª Região de Saúde. Os demais continuam na bandeira amarela, inclusive Ingá, Itatuba, Riachão do Bacamarte, Juarez Távora, Mogeiro e Itabaiana.

A matriz de orientação para retomada das atividades em todo o estado indica os segmentos autorizados a retomar atividades com mudanças no formato de funcionamento, independe de bandeira/fase. O plano foi desenvolvido pela Secretaria de Saúde e pela Controladoria Geral do Estado e é baseado em indicadores como a quantidade percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

Ingá Cidadão

sábado, 10 de outubro de 2020

Entidade cultural lança concurso de cordel sobre poeta itabaianense

 


A Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, sediada em Itabaiana, comunica que estão abertas as inscrições para o Concurso de Cordel, aberto a poetas cordelistas de todo o país. O concurso faz parte da programação dos quarenta e três anos de fundação da entidade.

Até o dia 30 de outubro, os concorrentes podem fazer a inscrição do seu folheto com temática sobre a vida e obra do poeta Zé da Luz. O vencedor do concurso terá seu original publicado pela Tipografia Mozart. “Nosso intuito é expandir a literatura de cordel pelo país e valorizar nossos artistas da palavra que se dedicam a este gênero”, explicou a jornalista Nini Soares, Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz.

O concurso tem parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba, que disponibiliza atuantes poetas cordelistas e estudiosos do gênero para compor a comissão que escolherá o cordel vitorioso.

As obras devem ser enviadas para o e-mail fabiomozart2008@gmail.com até o dia 20 de novembro de 2020. O edital: https://www.academiadecordel.com.br/edital-concurso-ze-da-luz-de-literatura-de-cordel/

 

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Vereador de Itabaiana critica aplicação da Lei Aldir Blanc e é contestado pelo Conselho de Cultura

 


O vereador Baia, de Itabaiana, fez críticas à Secretaria de Cultura de Itabaiana em sessão legislativa no dia 6 de outubro, classificando a Secretária Socorro Almeida de “incompetente”. Segundo o vereador, não estaria havendo transparência no processo de aplicação da Lei Aldir Blanc, para auxiliar com recursos públicos aos artistas locais. A argumentação do vereador foi contestada pelo Conselho de Cultura do Município, cujo presidente, José Paulo, publicou nota afirmando que o projeto está sendo executado “dentro da seriedade, transparência e atendendo aos preceitos legais exigidos”. O colegiado está dando suporte ao preparo da burocracia necessária para a execução dos propósitos da Lei Aldir Blanc, segundo ele.

A Secretária Socorro Almeida explicou que, para poder aplicar os recursos da Lei Aldir Blanc, os municípios precisam de uma autorização legal, e essa autorização só pode ser feita por meio de uma nova legislação, aprovada pela Câmara de Vereadores. “O vereador Baia falou sem conhecimento de causa, no momento mesmo em que a Câmara votava a suplementação orçamentária para encaminhar os procedimentos legais, e eu lamento que um vereador não saiba do que está falando e se ocupe em diminuir as pessoas apenas por picuinhas políticas”, disse Socorro.

A Secretária afirmou ainda que os editais da Lei Aldir Blanc, que viabilizam o desembolso dos recursos para os artistas, estarão no ar na próxima semana. A partir dali, artistas e produtores culturais da cidade terão prazo para inscrever seus projetos. “Trabalhamos incessantemente durante vários dias e noites elaborando os processos para chegar nesses editais. Tenho certeza de que tudo será resolvido da melhor forma possível”, avalia.

 

 

 

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Vereadores de Itabaiana aprovam projetos “com desvios de finalidade”, afirma candidata Rosane Almeida

 

Para a professora Rosane Almeida, candidata a vereadora pelo PROS – Partido Republicano da Ordem Social, os vereadores na atual legislatura em Itabaiana “aprovam projetos com desvios de finalidade e não fiscalizam a Prefeitura”, o que, na sua opinião, desfavorece a imagem dos atuais parlamentares mirins. A declaração foi feita durante entrevista exclusiva para a Tribuna do Vale, compondo a série de depoimentos de candidatos a vereador de todos os partidos. Sobre os vereadores, ela não explicou quais são os desvios de finalidade, mas fez questão de ressaltar que não está generalizando. “Tudo indica que teremos uma forte renovação na Câmara este ano, mesmo porque muitos eleitores estão fazendo a avaliação, se valeu ou não a pena seu voto no pleito anterior”.

Eleita em 2012 pelo Partido Social Democrático, sua principal luta e vitória foi garantir o direito a uma assessoria parlamentar, negado pelo Presidente da Câmara à época. “Entrei com uma ação judicial no Ministério Público que determinou mudança no regimento da Câmara Municipal, e hoje todos os vereadores têm direito a uma assessoria, uma vitória minha que estabeleceu a igualdade para todos os parlamentares do nosso município”, explicou Rosane Almeida. Ela foi autora de vários projetos, como os 40% de insalubridade para os garis municipais, projeto da Taxa do uso de Solo Urbano e a luta pela instalação da unidade do Corpo de Bombeiros em Itabaiana. “Na minha legislatura, de 2013 a 2016, mostrei respeito e seriedade no trato da coisa pública. Denunciei corrupção na Câmara, votei contra o aumento escandaloso da verba de gabinete do Prefeito, onde parte dos recursos era destinada à alimentação na residência oficial do gestor, defendi o servidor público quando tentaram derrubar a resolução que deu direito ao aumento de salários”, lembrou Rosane.

Sobre o prefeito Lúcio Flávio, a candidata Rosane Almeida pontua que uma das fragilidades da atual gestão é na área da educação pública. “Escolas foram destruídas, estudantes universitários sem suporte necessário para seu deslocamento, são fatos que desabonam a administração no campo do ensino”, disse ela.

 

domingo, 4 de outubro de 2020

Acidente de trânsito tira a vida de comunicador da Rádio Zumbi

 

Beto Palhano (esquerda) com o ator Beto Quirino e Fábio Mozart na Rádio Tabajara


O radialista Beto Palhano, de 65 anos, morreu em um acidente de trânsito neste domingo (4), em João Pessoa (PB). Palhano pedalava na BR 230 quando desviou para a alça em direção à Universidade Federal da Paraíba e foi atingido por veículo não identificado. Levado ao Hospital de Traumas, faleceu quando era submetido a cirurgia.

Roberto Palhano nasceu em Cabedelo, mas foi criado em Itabaiana, onde participou ativamente da vida social e cultural da cidade nos anos 70/80. Ele foi um dos fundadores da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz e do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana. Ativista do movimento de rádios livres e comunitárias, ancorava o programa “Alô comunidade”, na Rádio Tabajara da Paraíba. Nas rádios Zumbi e Ganga, Beto Palhano atuava em programas jornalísticos alternativos. Morador do Conjunto Ernesto Geisel, em João Pessoa, ele militava nos movimentos sociais do bairro, sendo fundador da Sociedade Cultural Posse Nova República e da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares.

A despedida de Beto Palhano foi no sábado (3) que antecedeu ao seu passamento, no programa “Multimistura”, com os colegas Dalmo Oliveira, Bento Filho, Marcos Fernandes e Fábio Mozart. “Foi meu parça por mais de cinquenta anos e com ele fundei jornais, rádios e partidos políticos”, afirmou Mozart.  

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Documentário sobre grupo teatral de Itabaiana estreia em outubro

 


O documentário ‘A lista de Irene’, dirigido por Marcos Veloso Nascimento, será lançado no dia 15 de outubro na plataforma Youtube, como parte da programação da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, de Itabaiana, para atividades virtuais. “Quando as condições sanitárias permitirem, promoveremos sessão presencial aberta ao público”, disse Nini Soares, Presidente da entidade.

O filme conta a trajetória do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana (Geti), a partir da caderneta de anotações da professora Irene Marinheiro, uma das fundadoras, e depoimentos de integrantes como o roteirista da obra, Fábio Mozart.

Na “Lista de Irene” estão os atores Das Dores Neta, Fred Borges, Edglês Gonçalves, Normando Reis, Palmira Palhano, Romualdo, Beto, Zé Ramos e Zenito Oliveira. A música é de Jacinto Araújo, com arranjo de Maximillien Mozart, câmera de Jacinto Moreno e arte de Sérgio Ricardo Santos.