quinta-feira, 30 de abril de 2020

Prefeitura de Itabaiana monta esquema para atender clientes da Caixa Econômica





Para conter a propagação do coronavírus, a Caixa Econômica Federal restringiu a entrada de clientes nas agências. A medida busca garantir bancos mais vazios. Entretanto, clientes se aglomeram, em fila, em frente à agência de Itabaiana (PB). Para garantir a proteção da população, a Vigilância Epidemiológica Municipal está fazendo a desinfecção da área, disponibilizamos tendas e cadeiras, como também álcool para higiene das mãos.Eu entendo a necessidade, porém peço a colaboração da nossa população e de todos que vem de cidades vizinhas”, disse o prefeito Lúcio Flávio, para quem, mesmo com toda estrutura, está sendo extremamente difícil conter os ânimos das pessoas ávidas por receber o benefício federal. Ele pede que as pessoas respeitem as orientações e se protejam.

A recomendação é que as pessoas mantenham distância de pelo menos um metro uma das outras. A Caixa explicou que tem adotado novas diretrizes para prevenção ao coronavírus e que, por isso, reforçou o atendimento por meio dos canais digitais. O fluxo de pessoas será controlado e unidades selecionadas vão abrir uma hora mais cedo para atender clientes que estão no grupo de risco. O banco informou que "continua acompanhando a situação, a fim de avaliar medidas futuras que podem ser tomadas em decorrência da evolução dos acontecimentos". Na agência de Itabaiana, um servidor está em observação no hospital local, com suspeita de contaminação com o COVID-19.


São José dos Ramos comemora aniversário sem festas



Pela primeira vez, o aniversário de São José dos Ramos passou em branco nesta quarta-feira, 29 de abril. O município comemorou 26 anos de emancipação política sem festas. Faltam motivos para a comemoração, já que o país vive momentos catastróficos com a pandemia do coronavírus e o município está em estado de calamidade pública.

Em suas redes sociais e no site da Prefeitura, o prefeito Eduardo Gindre parabenizou a cidade, lembrando seu pai, Caxias, um dos artífices da independência de São José dos Ramos, já falecido. “Temos orgulho de ser são-joseense, de elevar teu nome por onde passar, de lutar e acreditar que São José dos Ramos merece e terá todo nosso respeito, dedicação e amor”, escreveu ele.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Academia de Cordel e Rádio Cuiá realizam Poesia na Pandemia



A Rádio Web Cuiá, em parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba, está espalhando poesia no ar com o projeto Poesia na Pandemia que dá voz aos declamadores paraibanos. Esta iniciativa, segundo o webmaster Marcos Veloso Nascimento, da Rádio Cuiá, tem como propósito divulgar a arte de declamar poesia, notadamente prestigiando autores paraibanos. Os declamadores poderão recitar poemas de sua autoria ou de outros escritores.

Marconi Araújo, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, lembra que os poetas cordelistas já atuam em diversas rádios da internet, refletindo com seus poemas a realidade atual e outros temas. Uma de suas marcas é a oralidade. “Cordel é literatura de voz, com sua musicalidade e seu ritmo, por isso estamos no rádio e nas diversas plataformas de áudio, e essa é mais uma iniciativa para engrandecer esse gênero literário”, define ele.

O participante poderá enviar gravação de áudio com seu poema, de qualquer gênero e com tema livre, máximo de 3 minutos, seguido de nome e local onde reside, para o WhatSapp de Marcos Veloso: (83) 98800.8279. Sua declamação entrará na play list da Rádio Cuiá durante 30 dias, inteiramente grátis.  www.radiocuiapb.blogspot.com



terça-feira, 28 de abril de 2020

Agência da Caixa Econômica em Itabaiana suspende expediente interno após internação de funcionário



Nesta terça-feira (28), a agência da Caixa Econômica em Itabaiana suspendeu os trabalhos internos após um dos funcionários ter sido internado no Hospital local com suspeita de ter contraído o COVID-19. O servidor está em observação e os demais estão afastados. Na agência só funciona o serviço de auto atendimento.

As agências da Caixa estão funcionando em horário diferenciado, das 10h às 14h, e restrito apenas aos casos que não podem ser tratados pelo atendimento telefônico ou pelos aplicativos do banco para celular e demais serviços digitais.

Segundo a Caixa, a medida reforça as ações para melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros no contexto da pandemia de COVID-19.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Empresário alinhado a Bolsonaro se diz pré-candidato a prefeito de Itabaiana

Dema com o Senador Zé Maranhão


“Admiro seu caráter de honestidade e compromisso com o Brasil”, disse o empresário Dema Azevedo a respeito do Presidente Jair Bolsonaro, em entrevista exclusiva para o Tribuna do Vale neste domingo (26). Dema é pré-candidato a prefeito de Itabaiana pelo Movimento Democrático Brasileiro, partido com o qual Bolsonaro busca uma aproximação e que é liderado na Paraíba pelo senador José Maranhão, de quem Dema também se diz admirador. “Maranhão merece nosso reconhecimento pela sua história política e pelo que fez por Itabaiana”, afirmou.
Alguns pré-candidatos a prefeito na Paraíba têm usado o nome do Presidente, mas o próprio Bolsonaro declarou em 15 de janeiro deste ano que não iria “se meter” nas eleições municipais deste ano se não houvesse candidatos do Aliança para o Brasil, partido que tentou viabilizar. “Se meu partido não tiver candidato, não vou me meter em política municipal no ano corrente, ponto final”.
O pré-candidato emedebista diz que centrará suas propostas na geração de emprego e renda através do empreendedorismo, criticando o atual prefeito, Lúcio Flávio Costa, por “não ter a ousadia de preparar o município para o futuro”. Para Dema, Lúcio não tem “visão empreendedora”. “Sem a atitude empreendedora, ele preserva um ambiente de pobreza que se agrava à medida em que a população vai aumentado”, afirmou Dema.
Sobre a crise sanitária do Covid-19, Dema Azevedo defende a flexibilização do isolamento social, conforme também pensa o Presidente Bolsonaro. “Temo muito pelo que ocorrerá após a crise do coronavirus. Muitas empresas deverão fechar suas portas e o desemprego certamente se elevará”, acrescentou.
Dema Azevedo não citou nomes para compor sua chapa como vice-prefeito, mas define o perfil do futuro candidato: “Tenho centrado minha escolha em pessoa com passado limpo, que tenha, como eu, disposição para o trabalho, seja criativo, goste de empreender, e cujo passado não lhe comprometa. Como se diz: não se deve votar em pessoa de passado comprometido, esperando que no futuro ela haja com honestidade”, afirmou.

O pré-candidato citou várias lideranças políticas e comunitárias que constam na sua lista de apoiadores, tais como Zé Marinho, Luis Augusto, Gonzaga, Marco Preto, Manoel Medeiros, Manoel da Verdura, Jorge do Detran, Teo de Cariatá, alguns presidentes de associações comunitárias, comerciantes e parlamentares como Raniere Paulino, Rauni Mendes, Efraim Filho, Eduardo Carneiro, Julian Lemos e Efraim Morais e, “principalmente o senador Zé Maranhão”.



sexta-feira, 24 de abril de 2020

Poetisas acadêmicas prestam homenagem aos índios


As cordelistas Anne Karollynne (ao lado) e Cristine Nobre Leite (abaixo), da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, juntamente com Zé Dantas e Rubenio Marcelo, escreveram cordel com mote “Pulsa a história da nação/no meu sangue indigenado”. O trabalho reforça a importância da cultura indígena no Brasil e deverá ser utilizado em escolas, com capa de Anne Karollynne e edição online, cujo formato físico deverá ser lançado em breve.
O grupo trabalhou virtualmente, onde cada um foi criando quatro estrofes em sequencia. A intenção, segundo Zé Dantas, foi “ressaltar a cultura indígena cujo sangue corre nas veias de todos nós e é um povo que está perdendo direitos”.
Cristine Nobre e Anne Karollynne são duas das mais atuantes cordelistas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, que ainda conta com a força do repente de Soledade Violeira e o trabalho de pesquisadoras como Beth Baltar, Anecy Venâncio, Claudete Gomes, Renaly Oliveira, Zorah Lira e Jandira Lucena, entre outras mulheres do cordel.


segunda-feira, 20 de abril de 2020

Músico itabaianense faz live “com música boa” em Mari nesta terça-feira (21)



O saxofonista Arnaud Neto, o "Arnno Sax", nascido em Itabaiana, terra de Sivuca, e radicado em João Pessoa, fará uma “live show” na cidade de Mari nesta terça-feira, 21, às 16 horas, homenageando os profissionais de saúde atuantes no município e reforçando a campanha de isolamento social promovido pela Prefeitura. “A música ajuda a combater o estresse, as angústias, os sentimentos negativos e favorece o equilíbrio de todos nós”, disse Karina Melo, da Secretaria de Saúde local.
Arnaud Neto é multi-instrumentista e residiu por muitos anos em Mari, onde tem inúmeros amigos e admiradores. Ele coordenou programas da Prefeitura ligados à assistência social e cultural de crianças e adolescentes na área de música.
Com a pandemia do novo coronavírus e as recomendações de distanciamento social, eventos de música foram duramente atingidos. Segundo dados de um levantamento do Data SIM realizado em março, mais de 8 mil shows e apresentações foram cancelados ou adiados em 21 estados do país em 2020.
O palco foi transferido para a tela do celular ou computador. Músicos de todos os estilos têm realizado transmissões em que apresentam seu repertório, as chamadas “lives”, que acontecem normalmente nas redes sociais. Cada dia da quarentena conta com um cardápio formidável de “shows” online.

A modalidade de apresentação passou a ocupar um lugar central no perfil de artistas. “Muita gente já estudava e propunha fazer isso [antes da pandemia], mas de maneira mais tímida. Agora todo mundo foi obrigado a fazer”, afirmou Fabrício Nobre, fundador do Festival Bananada e programador de shows do Grupo Vegas, ao Nexo.

quarta-feira, 15 de abril de 2020

No vale do Paraíba, São José dos Ramos recebe menor recurso para combater corona vírus



Com base na planilha disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS) da ajuda financeira para os 223 municípios paraibanos para propor ações de combate ao novo coronavírus, na região de Itabaiana o município de São José dos Ramos receberá a menor quantia: R$ 14 mil. Itabaiana terá direito a 61 mil, Ingá 45, Salgado de São Félix com R$ 30, Pilar 29 mil, Juripiranga 26 mil reais e São Miguel de Taipu receberá R$ 17 mil.

De acordo com George Coelho, presidente da Famup, houve a informação de que o governo federal iria repassar um volume de R$ 8 bilhões para o enfrentamento da crise nas cidades, mas esse valor caiu e não chegou nem a R$ 4 bilhões exatamente, superando pouco mais de R$ 3,7 bilhões. George Coelho destaca que as cidades estão sofrendo com a crise, tanto na arrecadação direta, quanto no repasse por meio do Fundo de Participação do Municípios (FPM).

“Aqui na Paraíba, 72% dos municípios dependem quase que exclusivamente dos repasses do governo federal atrás do FPM. A queda no comércio, a crise que a economia do Brasil em geral tem sofrido por conta do coronavírus, tem colocado muitos municípios em situação financeira difícil. Infelizmente essa verba enviada pelo governo federal é só propaganda”, lamentou.


terça-feira, 14 de abril de 2020

Mogeiro abre comércio e secretário de Saúde chama de ‘insensatez’



A Prefeitura de Mogeiro autorizou a volta do funcionamento de alguns estabelecimentos comerciais no município mediante a adoção de medidas de proteção para funcionários e clientes. A decisão foi tomada por meio do Decreto 011/2020 assinado pelo prefeito Alberto Ferreira.

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, chamou de ‘insensatez’ a possibilidade de volta das atividades comerciais em municípios da Paraíba em meio à pandemia do novo Coronavírus. Medeiros lembrou que a medida vai contra as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Essas atitudes se contrapõem à OMS e ao que determina o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde, é uma insensatez. O pico dessa curva exponencial ocorrerá agora em 20 de abril”, disse Geraldo Medeiros.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Padre de Itabaiana abençoa fotos dos fiéis em igreja vazia



Na paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Itabaiana (PB), as missas foram suspensas por causa da pandemia. No entanto, os fiéis se fazem presentes através de suas fotos expostas nos bancos da Igreja Matriz, abençoadas pelo Padre Felipe, vigário da Paróquia. Ele se inspirou em pároco italiano que colocou nomes dos fiéis nos bancos da igreja. Padre Felipe inovou, expondo as fotos. 

A ideia, segundo o padre Felipe, é pedir para que os outros fiéis enviem suas fotos pelas redes sociais para que sejam colocados nos bancos durante as missas. Nesse difícil momento na comunidade, o padre acha que as pessoas podem se sentir mais próximas, com seus irmãos e irmãs da Paróquia, mesmo estando em suas casas devido à pandemia. O padre admite que o Santuário e as plateias ficarão vazios até o risco do coronavírus acabar. “Queremos que nosso paroquiano fique conosco durante esse período, mesmo que seja em foto”, afirmou.

Após tentar saque do auxílio emergencial, popular quebra porta do Banco do Brasil em Itabaiana


Um homem conhecido por Giraia quebrou a porta giratória da agência do Banco do Brasil em Itabaiana (PB), com um murro e fugiu após tentar fazer saque do auxílio emergencial do Governo. O fato se deu neste domingo (12). Segundo informações, o cidadão estava com sintomas de surto psicótico. Ele é conhecido pelo seu trabalho de jardineiro na cidade, onde poda árvores.  
Tem se registrado muitas reclamações após tentativas frustradas de saque do auxílio emergencial nos caixas eletrônicos. “É importante destacar que fazer a autodeclaração não garante o recebimento do auxílio. É preciso que a Dataprev aprove — disse Marcelo Guaranis, do Ministério da Fazenda.
A Polícia Militar (PM) esteve no local e registrou o boletim de ocorrência.
(Foto: Gildo Jerônimo)

quarta-feira, 8 de abril de 2020

Apenas Itabaiana e Juripiranga têm decretos de calamidade pública aprovados na AL



Os municípios de Itabaiana e Juripiranga estão na lista das 163 cidades paraibanas que tiveram seus decretos de calamidade pública aprovados pela Assembleia Legislativa. Os deputados Cabo Gilberto (PSL) e Walber Virgolino (Patriotas) votaram contrário aos decretos. Os dois parlamentares defendem as posições do Presidente Jair Bolsonaro.
As cidades de Pilar, São José dos Ramos, Salgado de São Félix e São Miguel de Taipu também estão na pauta para votação posterior, numa lista onde não constam Ingá e Mogeiro.
Os decretos de calamidade pública vão permitir que os governos municipais adotem medidas que em situações normais não seriam possíveis, a fim de salvaguardar a população atingida, na prática, facilita que prefeitos comprem sem burocracia.


ACVPB faz entregas de cestas básicas no Hospital Padre Zé para moradores de rua




           A Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB) entregou nesta quarta-feira, 08/04, no Hospital Padre Zé, em João Pessoa, cerca de vinte cestas básicas destinadas a beneficiar moradores de rua da capital do Estado. A ação foi coordenada pelo poeta Raniery Abrantes que, juntamente com o poeta Marconi Araújo, presidente da ACVPB, procedeu á coleta e encaminhamento dos alimentos não perecíveis àquele estabelecimento hospitalar.

         Para o poeta Raniery Abrantes, “o momento está a exigir, de todos nós, solidariedade humana. Nossa poesia é compartilhada com ações concretas de cidadania e respeito à dignidade humana”, assinalou. O poeta Marconi Araújo, por sua vez, acentuou que “esta ação é apenas uma pequena demonstração da importância do exercício da empatia, é o colocar-se no lugar do outro, e abraçar com o coração causas humanitárias, enfim, são lições e reflexões que, certamente, a crise causada pelo coronavírus deixará para toda a humanidade, de modo tão profundo”. O poeta finalizou dizendo que “são gestos que devem nortear as ações de todos aqueles que tenham condições de, efetivamente, contribuir para minorar o momento tão difícil por todos enfrentada, notadamente pelos mais humildes”, acentuou.

         As cestas básicas foram objeto de arrecadação em campanha formulada pela ACVPB junto aos poetas cordelistas acadêmicos, que se sensibilizaram com a iniciativa e decidiram distribuir, além de versos de amor e fé, paz e confiança, ainda mais atitudes concretas em favor de seu semelhante.


terça-feira, 7 de abril de 2020

Campanha busca ajudar músicos independentes de Itabaiana com doação de cestas básicas



Uma campanha para ajudar os músicos independentes de Itabaiana, todos impactados pela paralisação das atividades diante da pandemia do coronavírus, foi promovida pela União dos Músicos de Itabaiana, com apoio do comunicador Eduardo Severo, o ator Edglês Gonçalves, Prefeitura e outras entidades. “Queremos agradecer ao Danilo Barbosa que cedeu a Kombi para transporte dos alimentos arrecadados”, disse Edy Jhone, da União dos Músicos.
Edy conta que a iniciativa nasceu ao ver o desespero dos colegas da área. “Muitos colegas já estavam passando necessidade e tive a ideia de promover essa campanha para ajudar”, explicou.
A iniciativa tem o objetivo de ajudar e apoiar músicos autônomos e independentes em tempos de quarentena, para os que não possuem ajuda familiar ou recursos para emergências.
Alguns desses músicos conseguiram se cadastrar no programa de auxílio emergencial de 600 reais disponibilizados nesta terça-feira, 7 de abril, para trabalhadores informais, autônomos e desempregados que não estão no cadastro único do Governo Federal. A medida vai durar, a princípio, três meses, porém poderá ser prorrogada. Os pagamentos devem começar a ser efetuados a partir de 14 de abril, e a última parcela deve ser quitada até o fim de maio.

segunda-feira, 6 de abril de 2020

Rádio Comunitária de João Pessoa (PB) produz conteúdos sobre pandemia e ajuda em campanhas humanitárias


A Rádio Comunitária Voz Popular, da comunidade São Rafael, em João Pessoa, faz parte de campanhas de arrecadação e distribuição de cestas emergenciais para pessoas carentes, tendo produzido três Spots sobre prevenção ao Corona Vírus (COVID-19), em parceria com o Programa Mais Saúde na Comunidade e a Unidade de Saúde da Família São Rafael.

Flávio Gomes, Diretor Geral, disse: "Estamos fazendo de tudo para ajudar os mais necessitados de nossa comunidade e moradores de rua da cidade. Estamos na luta com outros movimentos e pessoas tentando minimizar os impactos do vírus neste primeiro momento".

A rádio Voz Popular e outros parceiros como a Associação de Moradores da Comunidade São Rafael, Movimento de Luta nos Bairros Vilas e Favelas (MLB) Central Única das Favelas (CUFA), MTD, Igreja do Nazareno e outros, está arrecadando donativos, principalmente alimentos e material de higiene pessoal, além de álcool em gel e máscaras.


sexta-feira, 3 de abril de 2020

Banco não disponibiliza álcool gel e clientes reclamam em Itabaiana



“Diariamente a agência do Banco do Brasil, em Itabaiana, recebe dezenas de pessoas de cidades circunvizinhas, que necessitam fazer uso dos caixas eletrônicos. O que tem se observado é a falta de responsabilidade da agência, que não disponibiliza de álcool gel para uso dos usuários da agência. É inadmissível que essa situação permaneça”, reclama um cliente do Banco nas redes sociais.

A rede bancária em quase todo o Estado vem adotando o bom senso de disponibilizar álcool gel em todas as agências e nos caixas de atendimento, até para atender exigências das autoridades sanitárias e dos sindicatos da categoria dos bancários.

A biometria é a principal porta para boa parte das operações feitas pelos clientes bancários. Mas não somente para higienização das mãos de tais clientes, o álcool gel também tem que ser usado por quem acessa sua conta por meio de digitação de senha ou ainda efetua depósito ou saque.

quinta-feira, 2 de abril de 2020

Academia de Cordel faz campanha de doação de alimentos para Hospital Padre Zé

Diretoria da Academia de Cordel


A Academia de Cordel do Vale do Paraíba, secção João Pessoa, está organizando uma campanha para doação de alimentos e material de higiene pessoal destinada ao Hospital Padre Zé, na capital paraibana, que está ajudando a centenas de moradores de rua a manter as condições mínimas para o enfrentamento da pandemia do Covid-19. A campanha da Academia tem como coordenador o poeta e professor Raniery Abrantes, que coletará as doações nas casas e apartamentos das pessoas participantes da campanha na próxima quarta-feira, 8 de abril. O contato dele é pelo Whatsapp 9-9342-5130.

Outra alternativa encontrada pela Academia foi disponibilizar uma conta para receber doações em dinheiro que seriam destinadas à compra desses materiais. Os valores deverão encaminhados por depósito na conta da Academia de Cordel do Vale do Paraíba – BANCO COOPERATIVO DO BRASIL – SICOOB – Agência 4002 – Banco 756 – Conta corrente 46.631-0 – CNPJ da Academia: 27.217.049/0001-57.



quarta-feira, 1 de abril de 2020

Prefeito de Mogeiro doa terrenos do Município para moradores sem teto



O prefeito de Mogeiro, Alberto Ferreira, enviou um projeto para o Poder Legislativo pedindo autorização para doar 168 lotes de terras para famílias carentes da cidade. Os terrenos são de propriedade do Município.

A gestão municipal formou uma comissão para acompanhar e avaliar cada processo. “Tudo ocorrerá dentro da legalidade e com o máximo de transparência. Nosso objetivo é contemplar as famílias com terrenos para que cada um possa construir sua casa e ter dignidade”, disse o prefeito Alberto Ferreira.

O processo segue para apreciação da Câmara de Vereadores. O Executivo aguarda “a maior celeridade da casa legislativa do município, para que possamos iniciar o quanto antes todo o processo e as etapas para doação destes terrenos para nossa população”, pontuou Ferreira.


Com blog de Vavá da Luz


Poema de Zé da Luz inspira espetáculo teatral em São Paulo



O ator e dramaturgo paulista Dino Lima Flor escreveu e montou o espetáculo teatral “Ledores do breu”, inspirado no poema “Confissões de caboclo”, do poeta itabaianense Zé da Luz e no pensamento do educador Paulo Freire. A peça estreou no Teatro Sesc em Santo André, São Paulo, e está em cartaz desde maio do ano passado.
O espetáculo trata das relações entre o homem sem leitura e sem escrita com o mundo ao seu redor. Histórias entrelaçadas que acompanham analfabetos em pleno século XXI, homens percorrendo distâncias para elucidar suas dúvidas, seus erros e seus crimes. Há o homem que não lê, habitante do breu, que por isso mesmo é capaz de assassinar o bem maior de sua vida. Há também outro homem que lê, mas não consegue interpretar o texto, perdendo- se num mar de palavras sem sentido. Há ainda aqueles que leem as palavras, mas não leem o mundo: são muitos os Ledores no Breu.
O poema “Confissões de caboclo” narra a história de um homem que assassinou sua esposa ao desconfiar de traição a partir de um bilhete. Como não sabia ler, o marido intuiu que a mulher o traía. No bilhete, a esposa recusava a corte de um homem, revelando seu amor e sua fidelidade ao esposo.