segunda-feira, 30 de março de 2020

Em Juripiranga, morre o comunicador Fernando da Difusora



Morreu na madrugada deste domingo (29) em Juripiranga, o comunicador Fernando da Difusora.Com mais de 40 anos de atividades de comunicação na cidade, Fernando mantinha sua difusora como porta voz da comunidade, muitos anos antes de Juripiranga contar com sua primeira emissora de rádio. Fernando era pai de Pedrinho da Charanga, animador social e muito popular.

(Foto Gildo)

sábado, 28 de março de 2020

Polícia militar realiza operação na região de Itabaiana para manter isolamento



Mais de 1.200 policiais militares fiscalizam determinações estaduais de prevenção ao Covid-19. A operação “Previna-se”  teve reforço nesta sexta-feira (27) na região do vale do Paraíba, com o Corpo de Bombeiros e policiais da 9ª AISP.

A operação manterá o isolamento social e fará controle de estradas. Sendo necessário, providenciará a descontaminação de pessoas, ambientes e materiais com recursos especializados em defesa química e biológica. Os militares estão preparados para encaminhar aos hospitais pessoas suspeitas de infecção pelo coronavírus.

A segurança deve ser reforçada em estabelecimentos onde funcionam serviços essenciais como farmácias, unidades de saúde, postos de combustíveis e supermercados.

Quem quiser denunciar locais onde existam aglomerações de pessoas, deve utilizar os números 190 e 193.


quarta-feira, 25 de março de 2020

Camisaria produz máscaras para doar a hospitais em João Pessoa



A empresa Piaba Camisas, de Bayeux, está confeccionando máscaras reutilizáveis de tecido, que serão doadas a hospitais da região metropolitana da capital, para a prevenção do Covid-19.

O organizador da iniciativa, Sérgio Ricardo, disse que a produção de 500 máscaras será feita com sobras de tecido de malha do estoque da empresa, com autorização da Secretaria Estadual de Saúde.

As máscaras faciais são recomendadas pelo Ministério da Saúde, principalmente, a profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus. A máscara pode ser usada como uma proteção, mas não sozinha. Deve ser aliada às medidas básicas de higiene para evitar a proliferação do vírus, como lavar bem as mãos com água e sabão, e, de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool em gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc.

É preciso cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.


terça-feira, 24 de março de 2020

Feira e Caixa Econômica funcionam em plena infestação do coronavírus em Itabaiana



No momento de pico da doença coronavírus, comerciantes em Itabaiana promoveram feira livre nesta terça-feira (24) e a agência local da Caixa Econômica estava aberta normalmente, conforme informação de moradores da cidade. A feira disponibilizou apenas comercialização de frutas, carnes e verduras, sendo encerrada às 12 horas.
O Prefeito Lúcio Flávio Araújo Costa decretou neste sábado (21), em edição especial no Diário Oficial Municipal, medidas mais restritas para o enfrentamento do COVID-19. A suspensão parcial temporária das atividades do comércio e das feiras livres fazem parte do decreto.
Os estabelecimentos comerciais de bens e serviços deverão suspender todas as atividades de 23 de março de 2020 a 05 de abril de 2020, podendo esse prazo ser estendido ou antecipado mediante posterior orientação, conforme o decreto.

(Foto postada por Preto Geizimar)


segunda-feira, 23 de março de 2020

Igreja Universal descumpre decreto da Prefeitura de Itabaiana e mantém templo aberto



Em Itabaiana, grupo neopentecostal “Igreja Universal do Reino de Deus” está sendo acusado de descumprir decreto municipal que determina toque de recolher para conter a disseminação do novo coronavírus (covid-19). “Vamos denunciar no Ministério Público, o decreto tem que ser cumprido por todos”, afirmou Alcir Andrade nas redes sociais.
Em todo o país as igrejas neopentecostais estão tendo problemas com as autoridades desde que teve início o recolhimento compulsória da população. O Ministério Público vem abrindo ação civil pública contra pastores que se recusam a cumprir as decisões de evitar aglomerações. Em vários Estados as prefeituras estão interditando igrejas que insistem em permanecer abertas, contrariando decretos que determinam o fechamento de espaços públicos. As autoridades pedem que as instituições conscientizem e orientem seus fiéis a permanecer em casa e que as portas das igrejas, principalmente, fiquem fechadas. “Estamos passando por dias difíceis. A compreensão de todos é essencial nesse momento delicado da história. Quanto mais rápido agirmos, mais rápido teremos nossas rotinas de volta”, afirmou um internauta nas redes sociais.


Mogeiro mantém parcialmente abertos comércio e unidade industrial durante a pandemia



Se a maior parte das indústrias na Paraíba está interrompendo a produção por conta da pandemia do novo coronavírus e o comércio já fecha as portas, uma unidade fabril em Mogeiro segue sem alterações em seus planejamentos. A cidade também tem seu comércio parcialmente aberto, conforme informou o radialista Gildo Jerônimo, de Itabaiana. Mesmo que o próprio Presidente da República considere extremas as medidas de contenção do coronavírus, a recomendação do Ministério da Saúde é que a prioridade hoje deve ser a saúde da população. Na Paraíba, o Ministério Público vem atuando para tomar medidas efetivas no sentido de minimizar os riscos de transmissão do vírus Covid-19.

A moradora Luana Felinto disse nas redes sócias que teme pela saúde do marido. “Meu esposo trabalha na fábrica em Mogeiro e eles até agora não quiseram fechar. Isso e uma irresponsabilidade”, afirmou.


quinta-feira, 19 de março de 2020

Presidente da Câmara de Pilar usa carro parlamentar e se envolve em acidente


Nesta quinta-feira (19), o veículo da Câmara Municipal de Pilar, à disposição do vereador Rodolfo de Jacaré, envolveu-se em um acidente na comunidade Jureminha. O carro era dirigido pelo próprio parlamentar, que é Presidente da Câmara. Segundo testemunhas, o vereador deixou o local e o cunhado assumiu a responsabilidade pelo acidente, sem vítimas. Conforme relatos, o mesmo vereador já se envolveu em outro acidente na BR 230, desta vez vitimando uma mulher.
.
Através de uma rede social, moradores da localidade afirmam que o vereador Rodolfo apresentava sinais de embriaguez. “O veículo possui seguro e a parte da franquia será assumida pelo vereador”, disse uma fonte do Legislativo local.

sexta-feira, 13 de março de 2020

Lançado edital de concurso de cordel Mestre Sivuca




Estimular a produção escrita como ferramenta política e cultural, fomentando e revelando poetas e homenageando os noventa anos de nascimento do grande artista nascido em Itabaiana. Com este objetivo, a Academia de Cordel do Vale do Paraíba lançou nesta sexta-feira (13) o Concurso Cultural de Literatura de Cordel Mestre Sivuca.

As produções são de livre criação, entretanto devem trazer referências sobre a obra e a vida do Mestre Sivuca, com participação garantida de poetas de todo o país. Os vinte cordéis escolhidos serão publicadas em livro e cada autor ou autora participante receberá 10 exemplares da obra. As inscrições serão realizadas até 25 de abril de 2020. Para concorrer, o autor deverá enviar sua produção para o email constante no Edital:




Este é o segundo edital de concurso promovido pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba neste ano de 2020. O primeiro, sobre cordéis de gracejo, já foi homologado e seus ganhadores estão recebendo seus prêmios (publicação dos folhetos). Os editais fazem parte da programação de aniversário da entidade, que este ano comemora cinco anos de atividades na Paraíba. Pelo seu dinamismo, é considerada a instituição cultural mais ativa do Estado atualmente.

quinta-feira, 12 de março de 2020

Fundação Casa de José Américo acena para parceria com Academia de Cordel

Raniery Abrantes com Fernando Moura


A Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa (PB), através do seu Presidente Fernando Moura, agendou audiência com a diretoria executiva da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. O passo inicial foi dado pelo poeta Raniery Abrantes, em visita à instituição em 11 de março. Na ocasião, Raniery visitou a Biblioteca e a exposição “José Américo de Almeida” que marca os 40 anos do escritor e político paraibano, juntamente com Nadígila Camilo e demais servidores. A FCJA abrigará o Centro de Cordel e de Culturas Populares do Estado da Paraíba, conforme Decreto Governamental 39.691, de 11/11/2019.

A Academia prevê uma série de ações de difusão e apoio à literatura de cordel em parceria com a Fundação Casa de José Américo. As ações também incluem iniciativas focando os 90 anos de nascimento do Mestre Sivuca em 2020. “Agora, é o momento de arregaçar as mangas e trabalhar ainda mais pela cultura paraibana, pois ideias não faltam”, ressaltou Raniery.
A Fundação Casa de José Américo é uma instituição cultural dedicada ao ensino, à pesquisa e à extensão, criada em 1980 através do Decreto Lei nº 4.195, do Governo do Estado da Paraíba, com os objetivos específicos de promover a publicação de obras do patrono, manter museu, biblioteca e cordelteca acessíveis ao uso e consulta, promover estudos e prêmios para a difusão cultural e cooperar com instituições no âmbito da cultura, como é o caso da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

sexta-feira, 6 de março de 2020

Psicóloga e músico fazem o “Alô comunidade” focado no Dia Internacional da Mulher




A psicóloga Dandara Palhano e o músico Diogo Freitas estarão no “Alô comunidade” deste sábado, dia 7 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher. Dandara falará sobre a realidade da situação da mulher no Brasil, o quinto país mais violento com mulheres, e Diogo Freitas disponibiliza seu violão para festejar a data.
Dandara Palhano é doutoranda na UFPB, professora do Centro Universitário do Rio São Francisco – Unirios, e psicóloga. Diogo Freitas é músico profissional e toca em bares e boates de João Pessoa.
“Alô comunidade” é produzido pela Rádio Zumbi, Sociedade Cultural Posse Nova República e Academia de Cordel do Vale do Paraíba, com apresentação de Fábio Mozart e Beto Palhano, produção de Dalmo Oliveira e reportagens de Marcos Jr. e Gilmar Souto.
O programa começa às 11 horas na Rádio Tabajara da Paraíba AM (1.110 KHZ), retransmitido por diversas rádios comunitárias e rádios web.


quarta-feira, 4 de março de 2020

Deputado Frei Anastácio indica emenda para saúde em Itabaiana

Lúcio Flávio (direita) no gabinete de Frei Anastácio em Brasília


O deputado federal Frei Anastácio (PT) contemplou a cidade de Itabaiana com emenda parlamentar de R$ 200 mil reais para custeio do setor de saúde no município. Para o prefeito Lúcio Flávio Costa (Cidadania) o parlamentar é um parceiro do município e foi sensível às solicitações. “Quando estivemos no gabinete do deputado em Brasília, encaminhamos esse pedido, como fizemos com os demais parlamentares paraibanos, e felizmente ele atendeu, demonstrando seu compromisso com o povo itabaianense”, frizou o prefeito.

Frei Anastácio informou através do seu portal na internet que destinou mais de 50% de suas emendas parlamentares para a área da saúde. Só para a região metropolitana de João Pessoa, o parlamentar destinou R$3,9 milhões.
“Nossas emendas individuais e de bancada, contemplam as áreas da saúde, educação, Agricultura Familiar, aquisição de máquinas e equipamentos. Contemplam ainda a perfuração e instalação de poços, compra de veículos e ambulâncias”, comentou Frei Anastácio. O prefeito de Itabaiana confirma que o deputado petista é parceiro “de longas datas do município”.

Agentes de Saúde de Juripiranga paralisam para reivindicar piso salarial



Na cidade de Juripiranga, localizada no Vale do Paraíba (PB), os Agentes Comunitários de Saúde – ACS, e os Agentes de Combate às Endemias – ACE, cruzaram os braços nesta terça-feira (3) e foram para a porta do prédio da prefeitura reivindicar os seus direitos.
Em conversa mantida por telefone com Wanda Celi Cavalcanti, que é Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos de Saúde do Estado da Paraíba –SINDISAÚDE, a mesma informou que essa luta já se arrasta por dois anos, tendo em vista que o município de Juripiranga não cumpre o que preceitua a Lei 13.708 que criou o Piso Nacional do Agentes de Saúde e de Endemias.
Wanda afirmou que atualmente a prefeitura de Juripiranga paga R$ 1.250,00 a um agente, sendo que o valor do piso é de 1.400,00. Conforme ela, o município também se nega a pagar os 20% da insalubridade a que têm direito. A presidente disse ainda que 95% do valor do piso dos agentes vem direto do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Saúde – FNS, e os outros 5% vem do Piso de Atenção Básica Variável (PAB Variável).
O ajuste foi previsto no orçamento do Ministério da Saúde para cumprir a Lei Federal nº 13.708, de 14 de agosto de 2018, que fixou o piso salarial dos agentes. A atualização do valor segue cronograma estabelecido pela normativa. O aumento foi escalonado em três anos, e o primeiro ajuste começou a valer em 2019.
Atualmente, Juripiranga tem 30 ACS e 05 ACE que por lei têm direito a 280,00 (20% de insalubridade) para cada um, representando 7.200 reais, e que o prefeito Paulo Dália (sem partido) afirma que só pagará aos Agentes se a justiça determinar, pois, no seu entendimento, todos os trabalhadores da saúde têm direito, o que, segundo a presidente do sindicato, isso não é o que determina a lei.
Em uma reunião realizada na terça-feira à tarde, Wanda Celi Cavalcanti foi recebida pelo Secretário da Administração, Osmar, e o advoga Porfírio nas dependências do prédio da prefeitura e não se chegou a um acordo, e os agentes continuam com a paralisação e mobilização no município.
Tentamos entrar em contato por telefone com o prefeito Paulo Dália sem êxito, pois o celular do mesmo encontrava-se desligado.
(Carlão Melo)


terça-feira, 3 de março de 2020

Academia de Cordel se antecipa à lei e garante participação feminina

Repentista Maria Soledade participa da Academia de Cordel do Vale do Paraíba


A Academia de Cordel do Vale do Paraíba realizará eleição para preencher duas vagas em seu quadro de membros efetivos neste sábado, 7 de março, às 10 horas no Museu de Jurandir Maciel, no Centro Histórico de João Pessoa. No edital, a entidade estabeleceu que as duas vagas serão ocupadas por poetisas cordelistas, “para abranger maior número de mulheres na Academia e reforçar a representação feminina”. Atualmente, a Academia tem cinco mulheres no rol dos 40 associados efetivos. “Nossa intenção é aumentar a participação de mulheres cordelistas com eleições direcionadas à inclusão feminina”, afirmou Marconi Araújo, Presidente da entidade que foi fundada em 2015 na cidade de Itabaiana.
Para ocupar a Cadeira 11, cuja patronesse é Neuma Fechine Borges, e a Cadeira 19, patrono Delarme Monteiro da Silva, inscreveram-se as poetisas Silvinha França, de Araçagi, Annecy Venâncio e Claudete Gomes de João Pessoa e Dulce Esteves, do Recife.
A iniciativa da Academia de Cordel do Vale do Paraíba se antecipa a projeto de lei da deputada Soraya Santos (PL-RJ), que torna obrigatória a participação de no mínimo 30% de mulheres na composição de entidades de representação civil. O projeto já foi aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados.  A medida valerá para entidades como Oscips, sindicatos, fundações, associações e organizações similares. O parecer da relatora, deputada Flávia Arruda (PR-DF), foi favorável ao projeto. Ela destaca que “menos mulheres participam das entidades de representação civil do que se faz necessário para o respeito mínimo à equidade entre homens e mulheres”. E acrescenta que “há mulheres capacitadas para ocupar, nessas entidades, os lugares que hoje são ocupados em proporção excessiva por homens”.



Sociedade Zé da Luz pede reposição do busto do poeta em Itabaiana


A Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, através da Presidente Maria das Dores Soares, solicitou da Prefeitura a recolocação do busto do poeta, retirado de uma praça em Itabaiana, após sofrer ação de vândalos que destruiu inclusive a base. A placa comemorativa do centenário do poeta, fixada em 2004, desapareceu do local e está sendo refeita, segundo informações de Geraldo Moraes, Secretário de Desenvolvimento Urbano.
A Secretaria planeja a reposição do busto de Zé da Luz no final de março, por ocasião do aniversário natalício do poeta. A ação obedece à Constituição Federal, que estabelece ao agente público a obrigação de proteger direitos culturais e a memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
A Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz é a mais antiga entidade cultural da cidade, fundada em 1977. No ano do centenário de Zé da Luz, em 2004, a instituição obteve apoio do Governo do Estado e promoveu extensa programação comemorativa, incluindo a inauguração do busto do poeta na Rua Marieta Medeiros, cujo projeto foi assinado pelo poeta e arquiteto Jessier Quirino.