terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Artista visual de origem itabaianense falece em João Pessoa


Morreu nesta terça-feira (11) o artista plástico Unhandeijara Lisboa. Ele era escultor, xilogravador, fotógrafo e fundador e atual presidente do Clube da Gravura da Paraíba. Familiares confirmaram que o velório do importante artista ocorre na Central de Velórios Rosa de Saron, em Jaguaribe. A causa da morte não foi divulgada.
Nascido em João Pessoa, Unhandeijara Lisboa era ligado à cidade de Itabaiana, terra de sua mãe e avós. O mestre gravurista era muito amigo do também itabaianense Valdimir Carvalho e do agitador cultural Francisco Almeida, o Chico Veneno, este último já falecido.
A jornalista Socorro Almeida, Secretária de Cultura de Itabaiana, lamentou o desaparecimento de Unhandeijara a quem reputa como “gênio da gravura”. “Com ele desaparece boa parte da memória cultural de Itabaiana”, disse ela.
O radialista Fábio Mozart, da Rádio Zumbi e Rádio Tabajara, entrevistou Unhandeijara há alguns anos. Ouça a entrevista na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=s7porSBNfjU&fbclid=IwAR1fXZcaSFb49afwXcfHiaD5NPeVo4nc6h0ePbTM95PTTNHqn8cTk_beDzg

Nenhum comentário:

Postar um comentário