sábado, 29 de junho de 2019

Poeta e educador está no “Alô comunidade” deste sábado (29)

Manoel Belizário


O poeta e educador Manoel Belizário, de Aguiar (PB), é um dos convidados do programa “Alô comunidade” deste sábado, dia 29, na Rádio Tabajara AM (1.110 KHZ), com apresentação de Fábio Mozart. O outro é o cantor Diogo Freitas, de João Pessoa, que falarão sobre cultura e arte popular.

O “Alô comunidade” é produzido pela Rádio Zumbi e transmitido pela Rádio Tabajara da Paraíba com mais 15 rádios comunitárias e livres atuantes no Estado. O programa tem início às 11 horas da manhã.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Poetas de cordel homenageiam Jackson do Pandeiro em sarau no TCE



Hoje, quinta-feira, 27 de junho, a Academia de Cordel do Vale do Paraíba e o Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado, realizam mais uma edição do projeto “Poemas e cantos da cidade”, com sarau e números musicais focando a figura do cantor paraibano Jackson do Pandeiro, cujo centenário de nascimento é comemorado em 2019.
Na programação, entre outras participações, estão previstas apresentações do forrozeiro campinense Biliu de Campina e banda Ripa na Chulipa. Os poetas Oliveira de Panelas, Thiago Alves, Sander Lee, Sander Brown, Claudete Gomes e Zezita Matos declamarão com o tema do “rei do ritmo”, que também é tema de vários folhetos que serão lançados, de autoria de poetas da Academia de Cordel. O professor Aderaldo Luciano será um dos homenageados, ele que é considerado um dos maiores mestres da literatura de cordel no país.
O Centro Cultural Ariano Suassuna está localizado na Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 147, em Jaguaribe (antigo Detran), e o evento terá início às 18 horas com entrada franca.

terça-feira, 25 de junho de 2019

TJPB determina o sequestro de R$ 81 mil da prefeitura de Pilar para quitar precatórios


A Prefeitura de Pilar teve R$ 81 mil reais sequestrados pelo Tribunal de Justiça da Paraíba para pagamento de precatórios, sendo o total de 24 municípios paraibanos que sofreram a mesma sansão.

Em todos os casos, nos despachos dos processos administrativos, o presidente do TJPB considerou que, como os valores são elevados para serem efetivados de uma única vez, em respeito ao princípio da razoabilidade, e para não inviabilizar a administração pública na prestação dos serviços básicos para sua população, estabeleceu o parcelamento de três a oito vezes mensais – dependendo das quantias.

Conforme explicou o juiz auxiliar da Presidência, Gustavo Procópio, “os precatórios são ordens de pagamento decorrentes de decisões judiciais destinadas aos vencedores das demandas contra entes públicos pagas objetivamente de acordo com a ordem cronológica das requisições. No caso específico, os municípios não depositaram espontaneamente os valores de repasses aos credores, obrigando o presidente a realizar os sequestros conforme estabelecido na Constituição Federal”.

sábado, 22 de junho de 2019

Associação comunitária de Mari faz parceria com Academia de Cordel para instalar projeto Biblioteca Viva



A Associação Comunitária São José, do Bairro José Américo, em Mari, e a Academia de Cordel do Vale do Paraíba preparam convênio para instalar uma unidade do projeto Biblioteca Viva na sede da entidade.
O Biblioteca Viva teve início no Fórum Civil Dr. Mário Moacyr Porto, em João Pessoa e será instalado em outros locais na capital da Paraíba e cidades do interior, com o objetivo de dar acesso público ao acervo da Biblioteca da Academia, em ação destinada a disseminar conhecimento e gosto pela leitura. Atualmente é mantida também unidade no prédio da Justiça Federal. “Temos livros para troca e doação, lembrando que estamos em campanha permanente para arrecadar mais exemplares e dar continuidade ao projeto”, disse Fábio Mozart, um dos coordenadores do projeto.
A Associação do José Américo é uma das mais antigas da cidade, tendo sido fundada em 1986 e tem uma história de luta em defesa do movimento comunitário. Lia Lima é a atual presidente, que informa os serviços já à disposição dos moradores, como o Caminhão Amigo do Peito que vai oferecer mamografia para as mulheres, mutirão de catarata, serviço de embelezamento para mulheres e outros projetos sociais.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Bento Júnior e Fábio Mozart lançam folhetos “de safadeza” no Salão de Artesanato nesta quinta-feira (20)

Bento Júnior é ator e poeta cordelista


Os poetas cordelista Bento Júnior e Fábio Mozart apresentam ao público seus novos trabalhos no gênero “safadeza” nesta quinta-feira (20) no Salão do Artesanato, em Campina Grande, às 18 horas. Bento lançará o folheto “Histórias do casal Maria e Manuel” e Fábio Mozart mostra os folhetos “Dicionário Vavá da Luz de safadeza e ideias afins” e “A verdadeira história fescenina das pedras de Ingá”.

Fábio Mozart (foto) explica que os poetas populares que escreveram folhetos “de putaria” tinham muita cautela, porque poderiam sofrer repressão da polícia. Muitos não assinavam os folhetos, temendo a prisão. No Recife, na década de 60, os poetas Delarme Monteiro e Ari Salomão tiveram suas gráficas invadidas e a editora fechada porque ousaram publicar o folheto “A vida secreta de um rapaz solteiro”. Ele destaca que muitos estudiosos do cordel chegam a classificar esses folhetos na categoria de “folhetos de gracejo”, mas, “é putaria, mesmo dentro da objetividade ingênua própria da literatura popular”.

A 30ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba ocorre de 12 a 30 de junho, em Campina Grande. Com o tema “Labirinto – A Arte que Une Gerações”, o evento terá muitas novidades e uma infraestrutura bem mais ampla – o Museu de Arte Contemporânea da Unifacisa. O Salão do Artesanato da Paraíba é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP). Neste ano, o Salão conta com a participação de poetas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, com declamações e exposição de cordéis e xilogravuras.


segunda-feira, 17 de junho de 2019

Pilar recebe menos recursos do Piso de Atenção Básica


O Ministério da Saúde publicou a portaria Nº 1.321, de 12 de junho de 2019, habilitando municípios paraibanos a receberem recursos referentes ao incremento temporário do Piso da Atenção Básica (PAB).
Na região do vale do Paraíba, estão habilitados para receber os recursos os municípios de Ingá (680 mil), Juripiranga (500 mil), Mogeiro (330 mil), São Miguel de Taipu (300 mil) e Pilar (110 mil)
Os demais municípios não foram habilitados para recebimento de recurso de emenda para incremento temporário do componente de custeio do Piso de Atenção Básica.


Presidente da Rádio Zumbi morre aos 64 anos em João Pessoa



Morreu neste domingo (16) em João Pessoa o advogado João de Deus Rafael Júnior, de 64 anos, de complicações durante tratamento de câncer.

João de Deus atuava no movimento comunitário do Conjunto Ernesto Geisel, em João Pessoa, onde dava apoio aos grupos culturais. Atualmente exercia o cargo de Presidente da Sociedade Cultural Posse Nova República, mantenedora da Rádio Comunitária Zumbi.

“Em face dessa perda para o movimento social e cultural de João Pessoa, nos solidarizamos com seus familiares, ratificando nossos voto de pesar pela grande perda de um companheiro que sempre esteve ao lado das lutas sociais”, afirmou Dalmo Oliveira, da Rádio Zumbi.

 O sepultamento será realizado em sua terra natal Cuité, no sertão da Paraíba, nesta segunda-feira (17).

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Fábio Mozart entrevista cantor pessoense neste sábado (15) na Rádio Tabajara e Rádio Zumbi

O cantor e violonista Diogo Freitas será o entrevistado deste sábado (15) no programa “Alô comunidade”, transmitido a partir das 11 horas pela Rádio Tabajara AM (1.110 KHZ), produzido pela Rádio Zumbi e retransmitido por uma rede de emissoras comunitárias brasileiras e portais da internet. A apresentação é de Fábio Mozart, com produção de Dalmo Oliveira.
Diogo Freitas aprendeu a tocar violão na juventude, inspirado nos discos de vinil da coleção do seu pai, Hozimar Freitas. A paixão pelo instrumento levou o artista a se dedicar à carreira de cantor da noite, apresentando-se em bares e boates de João Pessoa. “O programa sempre pautou entrevista com artistas do povo a fim de dar visibilidade aos músicos, atores, poetas e outros mestres que nem sempre têm espaço na mídia convencional”, afirma Mozart. 

Rádio Zumbi cobre a greve geral contra a reforma da Previdência com mais de 600 emissoras do campo popular


Dalmo Oliveira entrevista o governador João Azevedo


Nesta sexta-feira (14), a Rádio Web Comunitária Zumbi participa de uma super transmissão com mais de 600 emissoras comunitárias comandadas pela Rádio Democracia, do Movimento Nacional de Rádios Comunitárias, contra a reforma da Previdência, dando voz aos movimentos sindicais, populares e estudantis na Paraíba. “Contra o desmonte de políticas públicas promovidas pelo governo Bolsonaro e contra retrocessos na aposentadoria”, essa rede de rádios populares estará informando em tempo real todos os acontecimentos deste dia 14 de junho no país.

“Na verdade, começamos ontem (13) a levar esses temas para a Zumbi, quando entrevistei o governador da Paraíba, João Azevedo, em Campina Grande, sobre alguns temas, entre eles o impacto dos cortes das verbas na educação e a perspectiva de desenvolvimento social e econômico diante do quadro atual”, disse Dalmo Oliveira, repórter da Rádio Zumbi.

A Rádio Zumbi tem sua programação retransmitida por diversas rádios comunitárias e portais da Internet.

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Academia de Cordel promove sarau e lançamento de folhetos focando Jackson do Pandeiro no Salão de Artesanato em Campina Grande


A Academia de Cordel do Vale do Paraíba realiza nesta quinta-feira (13) um sarau na Praça da Alimentação do 30º Salão de Artesanato da Paraíba, em Campina Grande, com os poetas Marconi Araújo, Thiago Alves, Raniery Abrantes, Bento Júnior, Fábio Mozart, Jota Lima e Neto Ferreira. Na oportunidade, serão expostos folhetos e xilogravuras dos acadêmicos, destacando-se produções sobre Jackson do Pandeiro no centenário do artista. O evento terá início às 18 horas.
Um dos folhetos tem como autores Fábio Mozart e Sander Brown, “O dia em que Jackson do Pandeiro matou dois soldados, quatro ‘cabo’ e um sargento”. Mozart ainda lançará seu livro de poemas “Laranja romã”.
Com uma megaestrutura, o 30° Salão do Programa do Artesanato da Paraíba tem como principais novidades a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. Sacolas e canudos plásticos não serão utilizados durante a realização do evento.
Outra grande novidade será a entrada do evento mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, cuja arrecadação será doada a instituições carentes de Campina Grande, em uma parceria entre o Governo do Estado e a Diocese do município.
A 30ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba ocorrerá de 12 a 30 de junho em Campina Grande, no Museu de Arte Contemporânea da Unifacisa, das 15h às 22h.


Poeta da Academia de Cordel estreia programa em Web TV


O poeta Tiago Monteiro, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, residente em Pocinhos, e a poeta Mirtes Sulpino, da cidade de Boqueirão, estrearão no próximo sábado, dia 15 de junho, o programa Cariri em Verso e Prosa, que será transmitido ao vivo na página do Facebook da Pizzaria Cavalcante, da cidade de Boqueirão.
O programa trará quinzenalmente um conteúdo cultural e de variedades, com participações de escritores, músicos, poetas e artistas paraibanos de outros segmentos.
Para a estreia, o Cariri em Verso e Prosa receberá o escritor paraibano Efigênio Moura, o cantador Carlos Perê e a cordelista Jane Luiz Gomes, além de outras atrações, como o quadro “A mala do poeta”, que trará indicações de livros, cordéis e cd’s de artistas paraibanos.

Para assistir o programa, basta acessar a página do Facebook da Pizzaria Cavalcante a partir das 19h, no endereço facebook.com/pizzariacavalcante ou através do Instagram @pizzariacavalcante.

terça-feira, 11 de junho de 2019

Mogeiro anuncia programação do “Forró do Bacurau”


A Prefeitura Municipal de Mogeiro através do seu Departamento de Cultura e Turismo divulgou a programação do “Forró do Bacurau” de 2019.
A festa este ano terá três dias, começando no dia 14 com Artur Resenha e Forró Saia Justa. No dia 21, será a vez da forrozeira Stella Alves e da Banda Tempero Completo se apresentarem. Já no dia 28 a festa será encerrada com as apresentações do cantor Bob Léo e Mistura Quente.
Ao contrário dos anos anteriores, a festa desse ano se concentrará no pátio do mercado. Esse é o terceiro ano do “Forró do Bacurau”. A festa, além de trazer entretenimento para os mogeirenses, garante a geração de emprego e renda, além de aquecer o comércio local no mês de Junho, garante a Secom em nota.

domingo, 9 de junho de 2019

Prefeitura de João Pessoa homenageia poeta da Academia de Cordel do Vale do Paraíba


Nesta segunda-feira (10), Dia da Língua Portuguesa, a Coordenação de Cordel da Secult, Prefeitura Municipal de João Pessoa, prestará homenagem ao poeta cordelista e ator teatral Bento Júnior, membro efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. O ato será realizado às 9 horas no Centro de Cultura Tenente Lucena, antigo Fantástico, em Mangabeira, na capital da Paraíba.

Bento Júnior (camisa preta na foto) é professor de teatro na Secretaria Municipal de Educação, com histórico importante na vida artística paraibana, tendo recebido vários prêmios em sua carreira, a exemplo do Prêmio Júri Popular de melhor espetáculo na 17ª Mostra Estadual de Teatro, Dança e Circo, promovida pela Funesc em 2012.

Como poeta cordelista, é autor de cerca de 50 folhetos tratando dos mais variados temas.


sábado, 8 de junho de 2019

Presidente da Academia de Cordel faz apresentação artística em evento institucional do TCE/PB



O poeta Marconi Araújo, Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, poetizou temas abordando transparência e cidadania para plateia composta de acadêmicos, estudantes e profissionais durante a 3ª Semana Nacional de Arquivos, na Paraíba, no dia 6 de junho (quinta-feira), no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.
A atividade foi aberta pela Procuradora do Ministério Público de Contas junto ao TCE-PB Sheyla Barreto, que também faz parte da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do Tribunal, como coordenadora. O foco de sua apresentação foi na memória como condição para a transparência pública. “Você não consegue dar transparência àquilo que não está documentado, sistematizado, arquivado. Não tem sentido falar em transparência se não há memória”, explanou.
A Semana Nacional de Arquivos é uma iniciativa do Arquivo Nacional (AN), órgão integrante da estrutura do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), subordinada à Secretaria Especial da Cultura do Ministério da Cidadania. Ela ocorre sempre em proximidade ao Dia Internacional dos Arquivos, comemorado no dia 09 de junho, e visa aproximar as instituições arquivísticas da sociedade.

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Relações públicas da Academia de Cordel participa de debate sobre folkcomunicação



O coordenador de conteúdos da Rádio Zumbi Web e Relações Públicas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, jornalista Dalmo Oliveira, participou nesta sexta-feira (7) de uma mesa-redonda que discutiu o "Papel da Mídia Regional no Fortalecimento dos Festejos Juninos das Comunidades". A palestra ocorreu dentro da programação do Seminário "Os Festejos Juninos no contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular", no Auditório 2 da Central de Integração Acadêmica, no campus da UEPB, em Campina Grande.
"É sempre uma honra e muito prazeroso participar deste Seminário que se tornou um espaço importante para a reflexão acadêmica dos fazeres comunicacionais na Região. É uma área dos Estudos Culturais e da pesquisa em Comunicação Social que põe luzes sobre os modelos de interação social ressaltando a cultura popular, os saberes do povo e como a mídia enxerga e retrata essas manifestações", comenta Dalmo Oliveira, que é mestre em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e coordenador da Rádio Comunitária Zumbi, de João Pessoa.

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Ativista cultural do cordel participa de projeto de educomunicação em Livramento (PB)



O ativista cultural e poeta cordelista Neto Ferreira, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, participou de encontro com estudantes e professores da Escola Maria Salomé de Almeida, em Livramento, Paraíba, em 5 de junho, onde ministrou oficina de cordel para 120 estudantes do ensino fundamental, onde falou sobre a importância do cordel na educação, no ambiente escolar. Além de Neto Ferreira, participaram o poeta Leandro Leite e as poetisas Paloma Brito e Tata Brito.

José Ferreira de Lima Neto é o mais jovem integrante da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e tem uma ação constante na difusão e produção de literatura de cordel na região do cariri paraibano.

Prefeito de São José dos Ramos tem o menor salário da região


O prefeito de São José dos Ramos, Eduardo Gindre Caxias, recebe R$ 10 mil reais mensalmente como gestor público, sendo este o menor valor pago a prefeitos na região de Itabaiana, cidade onde o prefeito recebe o salário mais alto: R$ 18 mil reais, seguido de Juripiranga e Mogeiro (17 mil),  Ingá (16 mil), Pilar (14 mil), Salgado de São Félix (13 mil) e São Miguel de Taipu (11 mil reais). 
“Há quem diga que eles trabalham pouco e ganham muito, que nem todos são honestos e que não têm representatividade. São 223 prefeituras que pagam salários de verdadeiros "marajás" muito acima do que ganham os funcionários espalhados por toda Paraíba.
O campeão é Chico Mendes, o prefeito de São José de Piranhas, cidade com 20 mil habitantes onde apenas 5% da população tem trabalho fixo.  Chico (PSB) abocanha mensalmente R$ 24 mil, sendo o prefeito mais bem pago da Paraíba. Chico governa atualmente uma cidade sob decreto de “estado de emergência” devido à estiagem na Paraíba.
Os gestores das cidades de Araçagi (Murilio  Nunes), Conceição (Nilson Lacerda), Manaíra (Manoel Bezerra), Pilões (Iremar Flor), São Bento (Dr. Jarques), São Domingo do Cariri (Marinho Ferreira) São Francisco (João Bosco) e São Mamede (Dr. Umberto) abdicara dos seus vencimentos e nada recebem dos seus municípios”.
 Clilson Júnior


quarta-feira, 5 de junho de 2019

Campanha contra a gripe atinge quase cem por cento em Juripiranga




A Secretaria de Saúde de Juripiranga divulgou os números finais relativos à Campanha de Vacinação contra a influenza, que ocorreu na cidade durante num período de 50 dias. Em números totais, 98,14% da população foi vacinada atingindo praticamente a universalização da cobertura.
A campanha iniciou-se no dia 10 de abril, fazendo o monitoramento e buscando acompanhar os dados da cobertura nas unidades através dos resultados dos grupos prioritários alimentando Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI Web), adentrando e permeando todo o mês de maio, quando também foi realizado o Dia D da vacinação, acompanhando a mobilização de cunho nacional no dia 04 de maio.
As ações continuaram durante todo o mês de maio, com a busca ativa por meio de visitas aos domicílios, culminando com a finalização dos trabalhos no dia 31 de maio e, consequentemente com a divulgação deste significativo percentual, consolidando a mobilização como sendo de grande sucesso, conforme os números divulgados.
Ascom

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Professor leva cordel para escola da zona rural de Pilar


O professor Antonio Marcos Monteiro, poeta da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, lançou folheto sobre as mães na Escola Maria Alves de Brito, no sítio Jacaré, zona rural de Pilar, neste domingo (2). O folheto é resultado de oficinas de literatura de cordel realizada na escola, contendo produções dos próprios alunos e alunas. “Costumo fazer esses Workshop sobre literatura de cordel nas escolas onde leciono, porque é um ótimo recurso pedagógico”, explica Monteiro.
PROJETO DO CORDEL
Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa prevê a leitura de cordel nas escolas públicas e privadas de toda a Paraíba. A matéria, de autoria da deputada estadual Pollyana Dutra (PSB), institui um programa de fomento a esse tipo de literatura na rede de ensino.
A medida seria para prevenir a erradicação da literatura popular em verso, além de contribuir com o conhecimento da comunidade escolar sobre a cultura popular brasileira e diminuir a discriminação em relação à cultura nordestina.
De acordo com o texto, a Paraíba tem papel fundamental no fomento da temática por ser ‘berço de nascimento’ de produtores, artistas e autores cordelistas.


domingo, 2 de junho de 2019

Câmara de Itabaiana aparece na lista das que mais gastaram com cursos para vereadores em 2018


O blog Paraibaja publicou neste domingo (02 de junho) levantamento das despesas com cursos de formação nas câmaras de vereadores da Paraíba, que somaram R$ 171.353 mil no ano passado. Os dados estão disponíveis no Sistema de Acompanhamento da Gestão de Recursos da Sociedade (Sagres), ferramenta do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Nesta mostra, a Câmara Municipal de Itabaiana gastou R$ 10.084 com cursos para vereadores, ficando em 4º lugar entre as câmaras que mais gastaram com o Instituto de Assessoria aos Municípios (Inam), entidade de preferência dos vereadores para suas qualificações, onde são custeados diárias, alimentação, transporte e hospedagem para a realização dos cursos.
Em todo o Brasil, existem empresas especializadas em cursos de qualificação para funcionários de prefeituras e câmaras municipais. Por ano, são pelo menos 150 seminários que recebem também secretários municipais, funcionários públicos e até prefeitos. A maioria desses cursos são esquemas que envolvem até diplomas falsos, como mostrou o programa Fantástico, da Rede Globo, em 2010: