quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Mogeiro segue exemplo de Juripiranga e implanta projeto “Prefeitura itinerante”


As comunidades da Serra do Cabral e Serra do Gaspar, na zona rural de Mogeiro, estarão recebendo o prefeito e secretários no dia 13 de dezembro, a parti das 9 horas, na Escola João Vicente de Brito, na programação do projeto “Prefeitura itinerante”, com o objetivo de levar aos moradores daquela localidade a oportunidade sugerirem, opinarem e reivindicarem melhorias na comunidade, exercendo o papel de co-partícipes na aplicação dos recursos públicos do município. O projeto tem base em ações desse tipo já implementadas por outros municípios, a exemplo de Juripiranga. As plenárias serão realizadas durante todo o mês de dezembro, estendendo-se para o ano de 2018.
A proposta  é levar o secretariado para conhecer de perto problemas apontados pelas lideranças comunitárias. As reuniões do secretariado, principalmente os da área social e de infraestrutura, abertas à participação das associações de bairros e lideranças comunitárias.
Com a inciativa, a Prefeitura Municipal objetiva desenvolver o exercício da cidadania na zona rural, oferecendo gratuitamente aos moradores do povoado e de regiões vizinhas um conjunto de serviços e atendimentos. Um grande aparato administrativo será levado ao povoado, por intermédio das secretarias municipais.

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Itabaiana é incluída no roteiro turístico do projeto Caminhos do Vale do Paraíba


Itabaiana foi destaque do Jornal “A União”, edição de 28 de novembro, onde foi noticiado que o município será incluído na rota do projeto Caminhos do Vale do Paraíba, junto as cidades de Mogeiro, Ingá, Gurinhém e Pilar. A escolha foi realizada após o sucesso do projeto “Caminhos do Frio”, fortalecendo o calendário turístico do Brejo e do Vale do Paraíba.
O jornal destacou os diversos pontos turísticos de Itabaiana, a exemplo da Taberna Espaço Cultural, espaço reservado para visitação e vivência de apresentações culturais, a exemplo de danças, peças teatrais, música e contação de histórias. Dentre os nomes mais conhecidos que já se apresentaram no local, está o poeta e contador de causos Jessier Quirino, que tem residência fixa em Itabaiana.
Outro local destacado está o Artesanato da Nevinha, que fabrica peças de barro e comercializa na rua Treze de Maio, antiga Rua do Carretel, com peças que são exportadas para vários países.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Geraldinho Souza, a escolha tem importância no incentivo à geração de empregos em toda a região do Vale. “Isso é um trabalho que é integrado, como todos os municípios do Vale”, disse o secretário, que participou de uma reunião do Fórum de Turismo, em Ingá, em 28 de novembro.
Ascom 

terça-feira, 28 de novembro de 2017

Fábio Mozart cede direitos e TCE deve publicar folheto institucional em cordel

 
Em folheto de cordel, o poeta Fábio Mozart fez uma homenagem ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, cujos direitos autorais ele acaba de ceder à instituição. O cordel deverá ser distribuído gratuitamente nos eventos públicos do TCE e nas apresentações da Academia de Cordel do Vale do Paraíba em todo Estado. “É uma forma de agradecermos pela acolhida que nossa Academia recebe no TCE, notadamente no Centro Cultural Ariano Suassuna, dirigido por Flávio Sátiro Fernandes Filho, um parceiro de primeira hora e grande incentivador das artes”, disse Mozart.
O folheto do TCE deverá ser lançado no início de 2018, fazendo parte do material de divulgação do projeto “Cordel do fogo apagado”, espetáculo de teatro, declamação e música que a Academia de Cordel pretende montar no próximo ano, com excursão programada para várias cidades paraibanas. 
Para Sander Lee, Presidente da Academia, a literatura de cordel tem recebido espaço e reconhecimento no TCE. “O rico universo da poesia popular ganhou um palco de luxo no Espaço Cultural Ariano Suassuna, graças ao significativo apoio de Flávio Sátiro Fernandes Filho e de toda diretoria daquele órgão público, notadamente o Conselheiro André Carlos Torres. Presidente do órgão, ”, afirmou ele. “Em 2018, nossa meta é adquirir um espaço físico onde possamos ter condições estruturais de armazenamento de nossa produção e realização de oficinas de cordel e xilogravura”, finalizou.  

domingo, 26 de novembro de 2017

São José dos Ramos é o único município do vale do Paraíba incluído no Semiárido Nordestino


São José dos Ramos foi beneficiada com a inclusão no Semiárido Nordestino, juntamente com Alagoa Grande, Alagoa Nova, Alagoinha, Araçagi, Areia, Belém, Borborema, Cuitegi, Duas Estradas, Guarabira, Gurinhem, Juarez Távora, Lagoa de Dentro, Matinhas, Mulungu, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz, Serra Redonda, Serraria, Sertaozinho e Caldas Brandão.
O ato de inclusão foi realizado em solenidade desta quinta-feira (23) em Fortaleza, onde o Conselho Deliberativo da SUDENE - CONDEL – aprovou a inclusão de 24 Municípios da Paraíba na Zona do Semiárido da região da SUDENE. A reunião aconteceu na Sede do BNB e foi presidida pelo Ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho.
A inclusão dos Municípios na Área do Semiárido garantirá a inserção e manutenção das cidades em importantes programas de minimização dos efeitos da seca, como por exemplo, o abastecimento de água por meio de carros-pipa, recursos para o Seguro Safra, construção de cisternas, dentre outros benefícios.

sábado, 25 de novembro de 2017

Turismo cultural movimenta cidades do Vale do Paraíba neste sábado


Neste sábado, 25 de novembro, a cidade de Pilar irá receber uma comitiva de autoridades ligadas ao setor do turismo paraibano, onde o objetivo é explorar os potenciais turísticos das cidades do Vale do Paraíba. A equipe será composta por integrantes do Sebrae Paraíba, jornalistas e representantes de outros órgãos ligados à cultura e o turismo. Segundo a condutora cultural Ivânia Miranda, serão cerca de vinte jornalistas que marcarão presença no evento, onde irão cobrir todo o percurso, pautando o desenvolvimento turístico local, divulgando nas mídias escritas e televisivas.

Denominada de FANPRESS, a caminhada conta com o apoio da prefeitura local e Fundação Menino de Engenho, através dos condutores culturais ligados à entidade. Na oportunidade, o roteiro irá percorrer as cidades de Pilar, pelos caminhos de Zé Lins, Gurinhém, pelos caminhos dos Quilombos, Ingá, pelos caminhos das artes e Mogeiro, pelos caminhos das aventuras, explorando o potencial de cada região. Em Pilar, o percurso começa pelo restaurante Meu Quintal, com um café cultural, com quadrilheiros, oficinas de dança e apresentação das trilhas. Em seguida, a city tour se fará presente no Ateliê Janela das Artes dos artesões Del Pilar Palácio, Rafael Pereira e Renato Lopes, onde o público poderá conferir a produção desses artistas, e finalizando com um almoço no Restaurante temático Delícias da Roça, onde será servido um cardápio especial, com animação do grupo de ciranda da articuladora cultural Maria Alves. E em seguida, a comitiva seguirá para as demais cidades incluídas no roteiro turístico da FANPRESS.

Recentemente foi discutido em um workshop ocorrido na cidade de Itabaiana, o potencial das cidades do Vale do Paraíba. Na ocasião, foram debatidas ações para criação de roteiro turístico da região, apresentação do diagnóstico sobre as potencialidades das cidades de Itatuba, Ingá, Mogeiro, Salgado de São Fèlix, Itabaiana, Pilar, Juripiranga e Pedras de Fogo.

Diário Pilarense



sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Academia promove sarau de música e poesia nesta sexta-feira no TCE

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba integra a programação desta sexta-feira, 24, no Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado, às 18h30, com entrada franca. O sarau programa declamações dos poetas Fábio Mozart, Sander Lee, Sander Brown, Marconi Araújo e Thiago Alves, abrindo a apresentação da Orquestra Filarmônica Jovem de Barra de São Miguel, uma das melhores do Brasil.

A programação ainda contempla exposição de “arte eficiente”, com trabalhos de membros da “Ame Down Paraíba” e usuários do Instituto dos Cegos e da Vila Vicentina, com curadoria do professor Robson Xavier, do Departamento de Artes Visuais da UFPB.

O Centro Cultural Ariano Suassuna está localizado na Rua Professor Geraldo Von Sohsten, 14, em Jaguaribe, no antigo Detran, com estacionamento próprio.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Poetas comemoram Dia Mundial da Palavra com estreia de programa no rádio

Da esquerda para a direita: Fábio Mozart, Thiago Alves e Dalmo Oliveira

Os poetas Dalmo Oliveira, Fábio Mozart, Josafá de Orós e Thiago Alves, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, são os agentes principais do programa “Sarau da palavra”, radiofônico que vai ao ar pela primeira vez nesta quinta-feira, 23 de novembro, na Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares e em canal do Youtube. A proposta do programa é, inicialmente, integrar uma programação internacional que envolve mais de 150 países, em torno do Dia da Palavra, promoção do Museu de La Palabra, de Barcelona, Espanha. O coordenador do programa, Fábio Mozart, disse que o radiofônico terá novas edições mensais, “sempre na perspectiva de reunir escritores, poetas, atores, músicos, pesquisadores e entusiastas da palavra”.
A proposta de celebrar a palavra “como vínculo da humanidade” é da Fundación César Egido Serrano, de Barcelona, Espanha, que concederá o título de “Embajador de la Palavra” às pessoas e instituições que organizarem eventos cujo foco central seja a palavra neste 23 de novembro. Destra maneira, a Academia de Cordel do Vale do Paraíba se converterá em “Embaixadora da Palavra” na Paraíba.  
O programa “Sarau da palavra” será compartilhado através das redes sociais da Fundación César Egido Serrano e concorre à quinta edição do Prêmio Internacional de Microrrelatos sobre a Palavra, com 20 mil dólares de prêmio.
“Sarau da palavra” estará no ar neste 23 de novembro, às 19 horas, pela Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, de João Pessoa, no endereço eletrônico: www.radiozumbijp.blogspot.com.br
Neste sábado, 25 de novembro, o programa será reprisado na Rádio Tabajara da Paraíba AM, às 14 horas, como conteúdo do programa “Alô comunidade”, no link www.radiotabajara.pb.gov.br


quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Artesãos e condutores de turismo representam Mogeiro em Workshop

A Prefeitura Municipal de Mogeiro através do Departamento de Cultura e Turismo participou do Workshop de Turismo do Vale do Paraíba no último dia (14) em Itabaiana.
O evento teve como objetivo divulgar as potencialidades dos municípios que fazem parte do Fórum de Turismo do Vale do Paraíba. Além da Chefe do Departamento de Cultura e Turismo, Taciana Vieira, esteve presente o vice prefeito Zé Capella, o presidente do Fórum de Turismo Severino Avelino (Bira), além de artesãos locais e um grupo de condutores de turismo.
Nos últimos meses Mogeiro tem participado ativamente das ações propostas pelo fórum, com o objetivo de fortalecer o turismo local. Recentemente foi realizado um registro fotográfico para divulgar o município junto as agências de turismo de todo o país.




terça-feira, 21 de novembro de 2017

Conselho Tutelar pretende divulgar ECA nas escolas usando a temática do cordel em Pilar


Neste último sábado, 18 de novembro, foi comemorado o Dia do Conselheiro Tutelar, e para celebrar a data, os conselheiros tutelares da cidade de Pilar foram entrevistados no programa Café & Cultura, veiculado pela Rádio Comunitária Pilar FM.

Na oportunidade, os conselheiros falaram sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como as políticas de proteção ao direito das crianças e adolescentes. Segundo o conselheiro Márcio Dayvson, uma das iniciativas para o próximo ano de 2018 é falar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente usando cordel, onde a ação propõe trabalhar de forma lúdica o Estatuto nas escolas do município. “Vamos usar a literatura de cordel como atrativo, pois acreditamos que com isso iremos atrair a atenção dos jovens a desenvolverem maior interesse quanto aos seus direitos”, afirma. O projeto contará com o apoio da Associação Comunitária de Radiodifusão de Pilar.

A conselheira Rosélia Castro revela que muitas vezes ocorrem distorções quanto à atribuição do Conselho Tutelar. “Na maioria das vezes, as pessoas querem que o conselheiro exerça um papel que não é dele; nossa função é educar, orientar e zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente com base no art. 131. No cotidiano profissional, encontramos muitas dificuldades para realizar nosso trabalho, desde a falta de incentivo à desvalorização profissional, e isso é muito triste. Entretanto, trabalhamos com amor e dedicação e acredito que é isso que faz com que superemos os obstáculos”, revela.

DEMANDAS ABSORVIDAS PELO CONSELHO TUTELAR NO ANO DE 2017 EM PILAR:

• Números de atendimentos diversos (maus tratos negligencia abandono, abuso sexual etc.): 150 atendimentos.

• Audiências com o Ministério Público, totalizando vinte audiências, (80 casos de ocorrências registradas).

• Cerca de 80 famílias do município são acompanhadas frequentemente pelo conselho

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado na defesa dos direitos da criança e do adolescente.


Diário Pilarense

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

FPM libera hoje mais de R$ 23 milhões para prefeituras da PB

Hoje, segunda-feira (20), as prefeituras recebem o repasse do segundo decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante bruto transferido vai ser de R$ 23,6 milhões para as 223 cidades da Paraíba.

A capital João Pessoa vai ficar com a maior fatia do FPM, ou seja, R$ 2,5 milhões, enquanto Campina Grande receberá R$ 715 mil. Já Santa Rita vai receber R$ 387 mil, Patos, R$ 344 mil, e Bayeux, R$ 323 mil. Cada uma das 136 cidades, enquadradas no coeficiente 6.0, vai receber R$ 64 mil.

Queda


Para todas as prefeituras do país, o governo federal repassará R$ 752 milhões, incluindo a dedução do Fundeb. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) fez um levantamento com base em repasses anteriores do FPM. O segundo decêndio de novembro de 2017, comparado com mesmo período de 2016, apresentou queda de 7,23% em termos nominais, ou seja, levando em conta os valores sem considerar os efeitos da inflação. Por sua vez, o montante apresenta crescimento de 3,54% em comparação ao ano anterior quando são somados os dois decêndios.

Já o valor real do repasse do segundo decêndio de novembro em relação ao mesmo decêndio de 2016 representa queda de 9,51% quando são consideradas as consequências da inflação. Entretanto, o acumulado dos dois decêndios apontou crescimento de 1% em relação ao ano anterior.

sábado, 18 de novembro de 2017

Estudantes de Mogeiro conquistam competição de robótica na 12ª Regional


Uma equipe formada por alunos da Escola Estadual Otávia Silveira, em Mogeiro, conquistaram o primeiro e segundo lugares em competição de robótica, na modalidade “corrida de labirinto” e segundo lugar na modalidade “segue na faixa”. O torneio foi promovido pela Robotec, edição 2017, na primeira etapa regional. Após receber certificado por se classificar para a etapa estadual, a expectativa da equipe mogeirense é também se destacar na competição estadual que será realizada em Campina Grande.
A competição de robótica é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE). O evento objetiva realizar uma competição que envolva a montagem dos kits tecnológicos de robótica educacional de forma pedagógica, fazendo uso da criatividade e aplicando a utilidade destes no cotidiano, em ciências e tecnologias úteis ao desenvolvimento humano.

Robótica – A cada ano aumenta a procura e o interesse de estudantes do Brasil e do resto do mundo em participar das competições de robótica, criadas para estimular o desenvolvimento da ciência, em especial da robótica e da inteligência artificial. A robótica torna-se acessível a todos e permite aos alunos vivenciar, de forma prática, conteúdos de disciplinas que são consideradas mais difíceis por muitos.

Escola de Música está com inscrições abertas em Itabaiana


Começaram as matrículas para quem quer aprender música na Escola Municipal de Música Sivuca, das secretarias de Educação e Cultura de Itabaiana. Os interessados devem se apresentar xerox da certidão de nascimento ou identidade, xerox de um comprovante de residência, além da declaração da escola na qual se está matriculado no ensino regular. As inscrições podem ser feitas de segunda à sexta, das oito da manhã às duas da tarde, na Secretaria de Educação.
A cidade tem tradição musical, sendo berço de músicos que ganharam fama nacional como o Severino Rangel, Ratinho, da dupla Jararaca e Ratinho, notável saxofonista e compositor, além do maestro Sivuca, acordeonista de fama mundial.
A Escola de Música Sivuca quer ir além da musicalidade, mas também educar para a vida, segundo os responsáveis. “Música desenvolve a disciplina, a autoestima e a sociabilidade”, garante o maestro regente Josino Mendes, músico residente em Itabaiana. 

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Academia de Cordel programa comemoração pelo “Dia da palavra” em novembro

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba pretende comemorar o “Dia da palavra” em 23 de novembro próximo, com atos que celebrarão a palavra e a poesia, através de sarau e programa na Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, de João Pessoa. “Como poetas, vamos celebrar a palavra, que é inquestionável ferramenta na luta contra a violência, expressão sonora pela harmônica convivência entre religiões e culturas distintas, a grande língua que irmana povos em todo mundo”, afirmou Josafá de Orós, poeta de Campina Grande, membro da Academia e idealizador da ação. O programador da Rádio Zumbi, Dalmo Oliveira, anunciou que a produção terá como título “Sarau da palavra – Rádio e poesia como instrumento de convivência entre os povos”.

Neste dia 23 de novembro, várias instituições, poetas e escritores em várias partes do mundo comemorarão o “Dia da palavra”, data em que também se comemora o aniversário do “Museu de la palavra”, situado em Barcelona, Espanha. A Academia de Cordel, pelos seus multiartistas, poetas, pintores, escultores, estará marcando este dia. “Faremos nossa parte, juntando os amigos músicos, escritores, cordelistas e artistas de outras modalidades da expressão artística para celebrar a palavra”, concluiu Josafá.

EMBAIXADORES DA PALAVRA

Numerosos países e instituições serão nomeados “Embaixadores da palavra” através da Fundación César Egido Serrano, título concedido a entidades que organizarem iniciativas e atividades em suas cidades. “Nossa Academia de Cordel do Vale do Paraíba quer ser ‘Embaixadora da palavra’, até mesmo para difundir ainda mais pelo mundo a literatura de cordel paraibana, uma das mais ricas expressões culturais do Nordeste brasileiro”, comentou o poeta Sander Lee, Presidente da Academia. 

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

FAMUP acredita que municípios da Paraíba podem não ter dinheiro para pagar piso do magistério

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes, afirmou nesta terça-feira (14) que os municípios do estado podem não conseguir pagar folha de pessoal, se o governo federal não mudar as regras do piso do magistério.
“O piso foi criado, mas o governo federal não dá a contrapartida. A lei, do jeito que está, não dá condições para os municípios pagarem. O professor merece ganhar bem, é preciso que o governo federal ajude”, declarou.
Tota Guedes revelou ainda que mais de cem prefeitos devem desembarcar em Brasília na próxima semana para participar de uma mobilização nacional.
“Vamos debater a questão do piso, tentar reverter a derrubada do veto do presidente ao encontro de contas com o INSS, além dos precatórios”, disse.

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Escola estadual de Pilar obtém boas notas e atinge metas do Ideb em 2017


A Escola Estadual Maria Alves de Brito, no povoado Jacaré, município de Pilar (PB), recebeu da Comissão de Avaliação do Prêmio Escola de Valor notas suficientes para repetir e até superar os resultados de 2016, conforme declaração de Marta Medeiros Correia, Gerente Executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria Estadual de Educação, na avaliação do IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
“Bater as metas do IDEB já é comum em nossa escola, formada por uma equipe que tenta se superar a cada ano para oferecer educação de qualidade às nossas crianças”, observou a diretora, Iriam Maria Rodrigues. A escola possui 131 alunos do Ensino Fundamental. Além do cumprimento das metas, a escola comprovou a manutenção dos bens, espaços físicos e limpeza, critérios também para a obtenção do Prêmio Escola de Valor.

Os prêmios Escola de Valor e Mestres da Educação têm objetivo de fomentar, selecionar, valorizar e premiar as práticas pedagógicas e experiências administrativas que, comprovadamente, tenham alcançado sucesso no enfrentamento dos desafios no processo ensino-aprendizagem na Paraíba.

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Academia de Cordel quer “boi de carnaval” como patrimônio imaterial de Itabaiana

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba vai encaminhar projeto de lei através da Câmara de Vereadores de Itabaiana tornando o “boi de carnaval” patrimônio cultural imaterial da cidade, “para proteção e reconhecimento de uma das mais legítimas expressões culturais itabaianenses”. 
Itabaiana rivaliza com Timbaúba, cidade vizinha no Estado de Pernambuco, o título de “capital do boi de carnaval”. Lá também os bois conseguiram sobreviver como expressão cultural, porque fazem parte da cultura local há muitos anos. Os carnavais modernos com seus trios elétricos e outras inovações não conseguem apagar o brilho do boi. “É necessário um esforço para preservar esta tradição, dando o merecido destaque e apoio, não somente no período carnavalesco, mas durante o ano todo, como parte de um pacote de eventos turísticos ou mesmo em outras atividades culturais da cidade”, disse Fábio Mozart, ex-coordenador do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar e membro da Academia de Cordel. “Uma manifestação que representa nossa cultura e identidade, profundamente arraigada em nossa sociedade, tem que ser preservada, e é também papel da Academia de Cordel do Vale do Paraíba lutar em defesa da cultura popular”, disse o poeta Sander Lee, Presidente da entidade.
O Boi congrega diversos bens culturais associados, entre eles o plano expressivo, composto pelas performances dos brincantes, música, instrumental e coreografia, e o plano material, composto pelos artesanatos, figurinos e confecção dos instrumentos.
Para Fábio Mozart, o reconhecimento oficial do Boi como patrimônio cultural imaterial de Itabaiana objetiva preservar o folguedo, incentivar a documentação, conhecimento e divulgação até como atrativo turístico, além de fortalecimento e apoio à sustentabilidade dos grupos.


segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Poluição na água pode estar provocando urticária e assusta população de Itabaiana


Moradores da cidade de Itabaiana têm reclamado de coceira na pele, provavelmente causada pela água que é distribuída pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba - Cagepa. A água vem apresentando coloração amarelada, que pode indicar poluição. A água da Cagepa recebe tratamento, mas, no percurso até as torneiras dos consumidores, há encanação velha em deterioração que pode afetar a qualidade do produto.
O vereador Zé Marques Filho disse que vai apresentar requerimento à Cagepa para esclarecer a população a respeito da qualidade da água em Itabaiana. “Precisamos tomar as devidas providências antes que cause mais danos à saúde da população e queremos que os responsáveis nos apresentem esclarecimentos”, afirmou. Por outro lado, a consumidora Maria Flávia Veiga denuncia que uma das causas da poluição aquática deve-se aos poços de criadores de camarão existentes nas margens do rio Paraíba, os quais utilizam produtos químicos em elevada quantidade. “Não tem fiscalização e o povo fica à mercê dessa poluição”, disse ela.


domingo, 12 de novembro de 2017

Radialista de Itabaiana diz que está sendo processado por metade dos vereadores locais

Geraldo Minervino (esq.) com o radialista Fábio Mozart na Rádio Tabajara

O radialista comunitário Geraldo Minervino afirmou que cerca de seis vereadores assinaram processo criminal contra ele, que é responsável pelo jornalismo na rádio comunitária Rainha, daquela cidade.  O processo por difamação também está sendo acionado pelo prefeito Lúcio Flávio e outros secretários. A declaração foi feita em entrevista de Geraldo Minervino ao programa “Alô comunidade”, da Rádio Tabajara da Paraíba AM, neste sábado, dia 11 de novembro.
O processo está em tramitação na vara criminal da Comarca de Itabaiana, com audiência marcada para o dia 21 de novembro. “O prefeito e os vereadores não gostaram de um vídeo que foi divulgado nas redes sociais, cujo tema era o nepotismo, baseado na série “A grande família”, da Rede Globo, e atribuíram a mim a responsabilidade da produção e difusão do filme, o que não corresponde à verdade, por isso eu irei também processa-los por danos morais”, disse Minervino.
É a primeira vez que o radialista é alvo de processo, depois que entrou no quadro de voluntários comunicadores da Rádio Comunitária Rainha FM, que detém cerca de 70% da audiência na cidade, nos horários de programas noticiosos. “O povo participa muito e acredita em nossa palavra, porque somos independentes”, afirmou Geraldo. 

sábado, 11 de novembro de 2017

Radialista comunitário de Itabaiana é o entrevistado de hoje no “Alô comunidade”

O radialista Geraldo Minervino (foto), da Rádio Comunitária Rainha de Itabaiana, é o entrevistado deste sábado, 11, no programa “Alô comunidade”, produzido pela Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares e transmitido pela Rádio Tabajara da Paraíba AM, com retransmissão por uma cadeia de rádios comunitárias paraibanas e portais da internet, sob o comando de Fábio Mozart.
O programa tem início às 14 horas e pode ser ouvido através do rádio (1.110 KHZ) ou pela internet no link da Rádio Tabajara: www.radiotabajara.pb.gov.br
Geraldo Minervino é radialista, folclorista e carnavalesco, além de artesão. Ele ancora um programa noticioso na Rádio Rainha FM de Itabaiana, sendo considerado o único programa na radiofonia local que levanta temas polêmicos, repercutindo as reivindicações da população.  

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Portal de São Miguel de Taipu publica informações de outro município

O portal da transparência da Prefeitura de São Miguel de Taipu, no vale do Paraíba, está publicando o Sistema de Informações Governamentais referente ao município de Picuí, localizado no seridó oriental paraibano. Os desenvolvedores do portal de São Miguel de Taipu não informaram a respeito do possível erro.

Por outro lado, o portal de Mogeiro encontra-se fora do ar há alguns dias, dificultando a obtenção de informações por parte daqueles que costumam fiscalizar as atividades do município, contrariando a Lei de Acesso. “Na maioria desses portais, o acesso é confuso, as informações são atrasadas”, reclama um internauta mogeirense. Mogeiro já recebeu em 2017 mais de seis milhões para ações beneficiando diretamente ao cidadão, em convênio com o Governo Federal, cujas informações não são possíveis de obter no portal.

A maioria dos portais de prefeituras apresenta quadro de atraso e omissões das informações. Os gestores citam vários motivos para não cumprir a lei. A falta de pessoal capacitado, prazo exíguo, secretários que não cumprem ordens e até desconhecimento da lei são algumas das razões alegadas.


quinta-feira, 9 de novembro de 2017

São José dos Ramos tem o terceiro pior índice de eficiência dos gastos com combustível na Paraíba

São José dos Ramos é o terceiro entre os 22 municípios da Paraíba com piores resultados no índice de eficiência dos gastos com combustível.  Na região do vale do Paraíba, ainda aparecem São Miguel de Taipu na sexta posição e Ingá, na nona colocação.

Os dados coletados pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba apontam a eficiência das despesas municipais com combustível de 2008 a 2017. O cálculo é definido a partir dos gastos com aquisição de combustível e as necessidades dos municípios.

A pesquisa do TCE, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), mostra um levantamento de quanto cada município gastou com combustível e distâncias percorridas. As necessidades por combustível dos municípios paraibanos decorrem principalmente das áreas de educação (transporte de estudantes) e saúde (deslocamentos para atendimento hospitalar/ambulatorial).

Para se chegar a esses resultados o Tribunal de Contas, para os serviços de saúde, fez o mapeamento de todas as rotas com transporte de paciente para consultas e internações na sede e em outro município. Já para a área de educação, foi feito um levantamento de todos os alunos que informaram no Censo Educação que usam transporte escolar. Desta forma, foi possível calcular via Google Maps, a distância dos deslocamentos.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Mogeiro lidera quantidade de procedimentos para implante dentário no Vale do Paraíba

Mogeiro realiza primeiro implante dentário no vale do Paraíba

O município de Mogeiro lidera a quantidade de procedimentos para a realização do implante dentário pelo SUS. Inaugurada em Março/2017, a ala de implantes que funciona no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO atende pacientes de mais 14 municípios da região do Vale do Paraíba.

IRREGULARIDADES

Uma operação conjunta comandada pela Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta terça-feira (7) com o objetivo de apurar irregularidades na contratação e execução de serviços de implantes dentários, do programa Brasil Sorridente, custeado com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A operação Titânio aconteceu na região de Sumé, na região do Cariri da Paraíba, e ao final da manhã foi concluída com 13 mandados judiciais cumpridos.

O montante envolvido na investigação, referente ao período de março/2015 a julho/2017, atingiu valor superior a R$ 9 milhões, os quais correspondem à realização de 21.718 implantes e 13.497 próteses sobre implantes. Segundo a PF, no final da manhã desta terça, 13 dos 14 mandados expedidos tinham sido cumpridos. Apenas um mandado de condução coercitiva deixou de ser cumprido. Ainda de acordo com a Polícia Federal, a sede da Prefeitura de Sumé também foi alvo da operação. Gestores, servidores municipais e funcionários da empresa vencedora da licitação de prestação de serviços odontológicos também estão sendo investigados.


terça-feira, 7 de novembro de 2017

Academia de Cordel tem convite para participar do Fórum de Turismo do Vale do Paraíba

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba recebeu convite para compor o Fórum de Cordel do Vale do Paraíba, através de Walter Mário Goes (foto), Secretário de Turismo de Ingá e membro do fórum. “A Academia de Cordel é uma entidade que trabalha com uma das nossas maiores expressões culturais que é a literatura de cordel, portanto, será muito bem vinda a Academia como representante do terceiro setor, pois o cordel é, sem dúvidas, um potencial atrativo turístico”, disse Walter Mário, o Vavá da Luz, ele mesmo membro da Academia de Cordel, cuja cadeira tem como patrono João Martins de Athaíde, filho de Ingá e um dos maiores ícones da literatura de cordel.

O poeta Sander Lee, Presidente da Academia, considera que a instituição tem realmente interesse em contribuir com esse grupo de turismo enquanto instância de construção de novos rumos para o turismo cultural, artístico e ecológico da região do vale do rio Paraíba. “Como entidade de produção e difusão do cordel, a Academia já é bastante conhecida pelos artistas poetas e xilogravuristas, os quais expressam o olhar do seu povo sobre os mais diversos assuntos de nossa realidade social e cultural”, afirmou. 

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

INGÁ

Rádio Zumbi e Academia de Cordel transmitem programa de debate e produzem vídeo com poetas populares
 
Da esquerda para a direita: Fábio Mozart, Josafá de Orós, Vavá da Luz, Jacinto Moreno, Rui Vieira, Dalmo Oliveira e Buriti, vice-prefeito de Ingá


Neste domingo, 5 de novembro, a Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares e Academia de Cordel do Vale do Paraíba realizaram atividade na cidade do Ingá, na fazenda Senzala, com a gravação do programa “Multimistura” e entrevista em vídeo com os poetas Rui Vieira e Josafá de Orós, de Campina Grande, e Walter Mário Goes da Luz, o Vavá da Luz, anfitrião da caravana.

Participaram do programa o prefeito da cidade, Manoel da Lenha, o vice-prefeito Buriti e outras figuras da comunidade. As entrevistas e gravações tiveram apoio técnico de Marcos Veloso e Jacinto Moreno.

Rui Vieira, Josafá de Orós e Vavá da Luz fazem parte da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Na ocasião, Vavá anunciou lançamento nos próximos dias do seu primeiro livro, “uma autobiografia em versos, com partes românticas e outros trabalhos fesceninos”.  

sábado, 4 de novembro de 2017

Poeta de Pocinhos está no projeto “Cordel na Rádio Comunitária”




O poeta Tiago Monteiro, de Pocinhos, é um dos oito cordelistas que fazem parte do projeto “Cordel na Rádio Comunitária”, proposto por Fábio Mozart e coordenado pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba. O projeto consiste na gravação de DVD e publicação de livro com biografia e obras dos poetas, entre eles Vavá da Luz, Thiago Alves, Sander Lee, Josafá de Orós, Bebé de Natércio, Heleno Alexandre, Antonio Costta e Rui Vieira. Gravações do projeto estarão sendo feitas pela produção do projeto neste domingo, dia 5 de novembro, na fazenda Senzala, em Ingá.

Tiago Monteiro é autor de vários folhetos, animador cultural em sua terra, estudante de Direito, compositor e coordenador da Casa da Cultura em Pocinhos.

O DVD e a publicação serão distribuídos em 65 rádios comunitárias da Paraíba, além de Pontos de Cultura, bibliotecas e outras entidades ligadas à cultura popular. “A rádio comunitária, como elemento de comunicação popular e democrática, tem como um dos seus mais importantes objetivos a difusão cultural e a preservação da cultura da região onde atua”, afirmou Fábio Mozart, coordenador do projeto.

O projeto “Cordel na Rádio Comunitária” é patrocinado pelo Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC) da Secretaria Estadual de Cultura, com apoio da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares, de João Pessoa, e Piaba Camisas, além do Coletivo de Jornalistas Novos Rumos.


sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Projeção de gastos na Câmara de Vereadores de Itabaiana é de quase dois milhões do orçamento público em 2018


O orçamento Programa para o exercício de 2018 da Prefeitura Municipal de Itabaiana especifica a quantia de R$ 1.922.900 para “apoio ao exercício do mandato parlamentar”. A projeção de gastos da Câmara representa 3,64% do orçamento público.

Historicamente, a Câmara de Vereadores apresenta orçamentos superestimados e sempre acaba devolvendo recursos no final do ano para a Prefeitura. Toda a sobra orçamentária deve ser repassada ao Município. O que mais consome recursos na Câmara é pagamento de salários e encargos trabalhistas e manutenção dos serviços da casa.

Conforme o Quadro Detalhado da Despesa em 2017, a Câmara Municipal de Itabaiana empregou R$ 59.570 reais no pagamento de diárias (www.cmitabaiana.pb.gov.br/site/?page_id=391)
Se o valor do orçamento de 2018 fosse dividido integralmente entre os vereadores, a média de gastos seria de R$ 174.800 para cada um dos onze parlamentares.



quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Saúde promove evento sobre combate à sífilis em Itabaiana

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids), promoveu, nessa terça (31) e nesta quarta-feira (1º), um evento especial sobre o combate à sífilis no município de Itabaiana, no Agreste do Estado. Além da equipe técnica da SES, participaram das atividades profissionais da Atenção Básica, agentes comunitários de saúde e a população em geral.
“No mês de outubro, comemoramos o enfrentamento à sífilis no Brasil. Itabaiana foi escolhida para estas atividades porque está entre os 29 municípios prioritários da Paraíba. Levamos conhecimento, informações sobre a doença, com orientações sobre como prevenir e tratar”, informou a técnica estadual do Núcleo de IST/Aids da SES, Joanna Ramalho.
Durante a manhã desta quarta-feira (30), aconteceu a oficina de atualização do protocolo clínico das IST’s, destinada a médicos, enfermeiros e dentistas da Atenção Básica, um total de 35 profissionais envolvidos de todas as 10 unidades de Itabaiana. A mesma oficina está sendo ministrada em todo o Estado.
Foram ofertados, ainda, testes rápidos da sífilis, com distribuição de panfletos informativos para a população na Policlínica de Itabaiana.
“Eventos pontuais são mecanismos importantes no combate à sífilis, pois, temos contato direto com gestores e profissionais, orientando e passando informações sobre a doença. Entretanto, esta é uma temática que abordamos diariamente, para que a população tenha acesso ao conhecimento”, ressaltou Joanna.
O evento foi finalizado com uma palestra sobre a sífilis – transmissão, prevenção e tratamento do agravo – e contou com a participação de profissionais da Atenção Básica e agentes comunitários de saúde. Uma apresentação teatral com a ONG Associação das Prostitutas (Apros) encerrou as atividades.
Dados de Sífilis na Paraíba – De acordo com dados do Núcleo de IST/Aids da SES, em 2017 (de janeiro a 6 de outubro), já foram notificados 330 casos de sífilis em gestantes; 642 de sífilis congênita e 295 bebês que nasceram com a doença. Destes, 20 morreram.
Ações do Ministério da Saúde – As ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis serão intensificadas em todo o País. O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Saúde, lançou nesta terça-feira (31) a estratégia chamada de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção. Com o plano, municípios terão R$ 200 milhões garantidos por emenda parlamentar para combater a doença. A prioridade são as 100 cidades que concentram 60% dos casos da doença – João Pessoa e Santa Rita, na Paraíba, estão entre elas.
Além disso, o plano também vai garantir o abastecimento de penicilina (principal remédio utilizado no tratamento da sífilis) na rede pública de saúde até 2019; uma frente de combate focará no diagnóstico para aumentar a quantidade de testagens realizadas, principalmente nas grávidas; crianças já infectadas pela doença serão acompanhadas de perto; também serão realizadas intervenções em populações-chave.
Doença – A sífilis é uma doença infecciosa causada pela bactéria Treponema pallidum e manifesta-se em três estágios: primária, secundária e terciária. No início, ela aparece como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços).

A transmissão, por sua vez, ocorre de uma pessoa para outra por meio de relações sexuais desprotegidas (sem preservativos), transfusão de sangue contaminado (que hoje em dia é muito raro em razão do controle do sangue doado) e durante a gestação e o parto (de mãe infectada para o bebê).