quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Cidades do vale do Paraíba querem investir em turismo e formar tripé de desenvolvimento sustentável

Os prefeitos eleitos de Itabaiana, Juripiranga e Pilar, no agreste da Paraíba, Lúcio Flávio, Paulo Dalia e Benício Neto, respectivamente, pretendem implementar um projeto regional de desenvolvimento sustentável baseado principalmente no turismo. Por coincidência, os três prefeitos que tomarão posse em janeiro de 2017 são profissionais médicos que resolveram se dedicar à política para soerguer seus municípios, todos filiados ao partido do Governador Ricardo Coutinho, o PSB.
Paulo Dalia, de Juripiranga, e Lúcio Flávio, de Itabaiana

O plano, a princípio, é movimentar o setor de turismo em diferentes segmentos, com apoio do Governo do Estado e do Sebrae, intensificando as atividades de micro e pequenas empresas que atuam, especialmente, em atividades de gastronomia, hospedagem, agenciamento de viagens, consultoria turística, transportes e artesanato. Para isso, as prefeituras deverão formatar um amplo projeto, contando com adesão de instituições públicas e privadas como associações de classe, agentes culturais, empresários e a população em geral. Conforme opinião de técnicos do setor, os atrativos turísticos, belezas naturais e culturais são importantes, mas por si só não trazem o resultado esperado. Sendo assim, com a manutenção de toda a rede de forma cooperativa, pode-se em médio prazo construir uma rede de serviços nos municípios da região, beneficiando a toda cadeia produtiva.
Na cidade de Itabaiana, já se verifica um pequeno avanço no setor, com oferta de novos leitos e projetos de iniciativa particular que apostam no turismo cultural e de aventuras, a exemplo da “Trilha das Almas” que está promovendo passeio nas cidades de Itabaiana e Salgado de São Félix. 
Conforme projeto das prefeituras, a partir de janeiro teremos um evento por mês nas três cidades interligadas, como trilhas, arvorismo, cavalgadas, gastronomia, música e esportes de aventura em geral. Uma das cidades que poderão fazer parte dessa cadeia é Ingá, onde já existe um projeto em andamento através da Secretaria de Turismo local, com a utilização da malha ferroviária.  “É hora de investir na região”, acredita Vavá da Luz, secretário de turismo de Ingá.


Um comentário:

  1. Sem dúvida alguma esse é um dos principais caminhos para o desenvolvimento da nossa região que detém um grande potencial turístico/cultural, sendo agraciada por Deus como berço de grandes nomes da cultura nacional, e internacional, como o do mestre Sivuca, do escritor José Lins do Rego, do poeta Zé da Luz e cineasta Vladimir Carvalho (entre outros).
    Investir no turismo é uma inovação para o Vale do Paraíba que sofre por falta de identidade econômica e passa por grandes dificuldades nessa área. É uma importante iniciativa o resgate da nossa cultura e de projetar investimentos visando acolher bem os turistas, que virão em busca de nossos serviços e produtos, movimentando assim a economia dos municípios envolvidos nesse virtuoso pleito.
    Acredito, piamente, no êxito desse empreendimento, pois vejo o terreno muito fértil e disposição de sobra nos novos gestores de Pilar, Itabaiana e Juripiranga, que hora almejam saírem do campo das idéias para o campo das ações em prol do tão sonhado desenvolvimento, proporcionando melhores dias para os seus munícipes.

    Antonio Costta

    ResponderExcluir