sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Prêmio Leonilla Almeida 2016 homenageia cirandeira e ativista social de Pilar


Odete de Pilar será uma das homenageadas


Faltado sete meses para a realização da entrega do Prêmio Leonilla Almeida, a Comissão do prêmio já escolhe as primeiras mulheres a serem homenageadas na edição de 2016. São elas a cirandeira Odete de Pilar e a ativista social Andrea do Monte.
Andrea do Monte faz um trabalho de ativismo social que é reconhecido pela comunidade, liderando associações comunitárias e fazendo parte de equipes de cultura popular, como ciranda junina e outras manifestações folclóricas.


Moradora do Sítio Lagoa do Gonçalo, no município de Pilar/PB, Odete de Pilar é a força da voz penetrante e inconfundível que puxa a Ciranda Nova. Conta ela que começou a brincar coco e ciranda aos dez anos de idade, acompanhando na zabumba seu pai, Zé de Brito, que tocava a caixa. Mãe de 22 filhos, Odete hoje é reconhecida como uma das mais autênticas artistas populares da Paraíba.


O Prêmio Leonilla Almeida será entregue em festa pública na cidade de Pilar, contando com cantoria de Odete e apresentação de outros artistas. O evento está marcado para o dia 8 de março de 2016, realização da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, mantenedora do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana.

Um comentário:

  1. ODETE DE PILAR

    Vai Odete!
    Segue Zé Brito,
    Na zabumbada
    Sonhando acordada
    Teu sonho bonito!

    Vai Odete!
    Faz tua moda
    Deixando a enxada
    Pela batucada
    Do coco de roda!

    Vai Odete!
    Cria teus filhos
    E canta a cantiga
    Mostrando que a vida
    Tem luz e tem brilho!

    Vai Odete!
    Canta o teu chão,
    Teu povo sofrido
    Com teu alarido
    De pura canção!

    Vai Odete!
    Aqui, acolá,
    Cantando feliz
    Por todo país
    Tua terra: Pilar!

    © Antonio Costta
    (do livro “No Chão da Memória”)

    ResponderExcluir