Odete de Pilar será uma das homenageadas |
Faltado sete meses para a realização da entrega do Prêmio Leonilla Almeida, a Comissão do prêmio já escolhe as primeiras mulheres a serem homenageadas na edição de 2016. São elas a cirandeira Odete de Pilar e a ativista social Andrea do Monte.
Andrea do Monte faz um trabalho de ativismo social que é reconhecido pela comunidade, liderando associações comunitárias e fazendo parte de equipes de cultura popular, como ciranda junina e outras manifestações folclóricas.
Moradora do Sítio Lagoa do Gonçalo, no município de Pilar/PB, Odete de Pilar é a força da voz penetrante e inconfundível que puxa a Ciranda Nova. Conta ela que começou a brincar coco e ciranda aos dez anos de idade, acompanhando na zabumba seu pai, Zé de Brito, que tocava a caixa. Mãe de 22 filhos, Odete hoje é reconhecida como uma das mais autênticas artistas populares da Paraíba.
O Prêmio Leonilla Almeida será entregue em festa pública na cidade de Pilar, contando com cantoria de Odete e apresentação de outros artistas. O evento está marcado para o dia 8 de março de 2016, realização da Sociedade Amigos da Rainha do Vale do Paraíba, mantenedora do Ponto de Cultura Cantiga de Ninar, em Itabaiana.
ODETE DE PILAR
ResponderExcluirVai Odete!
Segue Zé Brito,
Na zabumbada
Sonhando acordada
Teu sonho bonito!
Vai Odete!
Faz tua moda
Deixando a enxada
Pela batucada
Do coco de roda!
Vai Odete!
Cria teus filhos
E canta a cantiga
Mostrando que a vida
Tem luz e tem brilho!
Vai Odete!
Canta o teu chão,
Teu povo sofrido
Com teu alarido
De pura canção!
Vai Odete!
Aqui, acolá,
Cantando feliz
Por todo país
Tua terra: Pilar!
© Antonio Costta
(do livro “No Chão da Memória”)