Luciano Marinho no Ponto de Cultura Cantiga de Ninar |
Prefeito eleito convoca secretário de alto nível para a cultura
O prefeito eleito de Itabaiana, Antonio Carlos Melo Júnior, deverá anunciar o gastrônomo Luciano Marinho como novo secretário Municipal de Cultura a partir de janeiro de 2013, quando a equipe da nova gestão tomará posse. A notícia corre na cidade, sem comprovação oficial, mas balizada em fontes confiáveis.
Luciano Marinho é formado em gastronomia, proprietário de um restaurante e do Sivuca Cultural Café em Itabaiana. É um mestre na arte de cozinhar e associar os alimentos para deles retirar o máximo benefício.
Além de suas aptidões como cozinheiro e empresário, Luciano Marinho alarga seu foro de interesses na pesquisa e experimentação de antigas receitas da culinária da cidade, como a broa de dona Margarida, o bolo de seu Felipe e seu famoso requeijão, a broa e o sequilho incomparáveis de Antonio Felizardo, outro artista do fogão especialista nessas comidas, produtos da culinária famosa de Itabaiana que passa de pai para filho.
Luciano Marinho fundou a Associação Cultural Memória Viva, destinada a promover atividades de fomentação da identidade cultural de Itabaiana, valorizando seus bens materiais e imateriais, aí incluída a culinária.
Na atual gestão da prefeita Dida Moreira, já passaram dois secretários de Cultura (Pedro José e Lucinha Tavares), que não puderam fazer muita coisa no setor por falta de recursos alocados à pasta. As pessoas que produzem arte e cultura esperam que Luciano Marinho tenha chance de facilitar a estrutura da produção de eventos realizados por diversos setores da cidade, estabelecer um calendário cultural e promover cursos de capacitação, além de ouvir as instâncias do Conselho Municipal de Cultura.
Parabeniso o amigo Luciano Marinho, amante da cultura itabaianense, e altamente capacitado para dirigir a Secretaria Municipal de Cultura.
ResponderExcluirFoi uma escolha acertada do novo prefeito Antonio Carlos.
PARABÉNS!