segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Academias de letras participam de encontro em João Pessoa

 

Os acadêmicos Severino Ramalho e Ana Almeida representaram a Academia Bananeirense de Letras e Artes no I Encontro de Academias Paraibanas, no dia 23 de novembro, no auditório do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa. Organizado por três importantes academias — a Academia Paraibana de Administração, a Academia Paraibana de Ciências Contábeis e a Academia Paraibana da Ciência Econômica — o evento procurou fortalecer a colaboração entre as instituições culturais e fomentar a inovação e a busca por recursos.

Ana Almeida representou a Academia Sapeense de Letras, Artes e Ciência, Academia Bananeirense de Letras e Academia de Cordel do Vale do Paraíba, da qual é sócia correspondente. Severino Ramalho Leite é Presidente da Academia Paraibana de Letras.


“Os resultados foram melhores do que esperados, com a formação de comissões para desenvolvimento de projetos a serem realizados no primeiro semestre de 2025. Esperamos que em nosso próximo encontro, que já está marcado para o dia 15 de fevereiro, possamos contar com mais acadêmicos e mais academias, de forma a atingir o objetivo da iniciativa que é fortalecer e unir as academias do nosso estado”, disse Luciana Rabay, da organização.



 


Fábio Mozart lança folheto de documentário sobre fitoterapia

 


O cordelista Fábio Mozart apresenta seu folheto “Raízes da Cura”, sobre o documentário que trata da vivência de Maria das Neves Oliveira, Tia Neves, com a prática das plantas medicinais e fitoterapia, produzido por Dalmo Oliveira, que será lançado no dia 28 de novembro (quinta-feira) na Fundação Casa de José Américo, às 17 horas.

O cordel “Raízes da cura” expressa de forma artística e poética a ciência milenar das plantas medicinais, retratando a medicina caseira como fonte de saber sobre a terapêutica das plantas medicinais e a dedicação de Tia Neves a esse mister durante toda sua vida.

 O curta metragem “Raízes da cura - Neves Oliveira e o legado da fitoterapia ancestral” tem financiamento da Lei Paulo Gustavo e apresenta a importância de uma prática fitoterápica como legado da sabedoria popular, dos conhecimentos imemoriais. Tudo isso com técnicas farmacológicas em capacitações que essa raizeira autêntica recebeu na Universidade Federal da Paraíba.

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Gilberto Baraúna lança folheto em homenagem a Fábio Mozart em Bananeiras

 


O poeta cordelista Gilberto Baraúna, de Pilões, lançará seu novo trabalho, “O dia da praça – Podcast com Fábio Mozart na Rádio Barata”, em  30 de novembro na cidade Bananeiras, durante o Projeto “Bananeiras em Cores e Versos”, promovido pela Academia Bananeirense de Letras e Artes. “É uma homenagem que faço a esse grande artista Fábio Mozart, radialista de fôlego e também mestre do cordel brasileiro”, disse Baraúna, completando: “aproveitando para desfrutar da agradável convivência com os amigos e amigas de Bananeiras, o que me proporciona grande alegria”.

Natural de Pilões, no brejo da Paraíba. Gilberto Baraúna, também conhecido como Sargento Baraúna, tem dezenas de títulos publicados e é um dos mais produtivos cordelistas da região. Fábio Mozart é criador do programa Rádio Barata no Ar, podcast de humor produzido pela Rádio DiarioPB e retransmitido por várias rádios comunitárias e online. A participação dos poetas no sarau e feira de cordel em Bananeiras tem o apoio da Associação Cultural Poeta Zé da Luz.