quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Marienses ingressam na Academia Sapeense de Letras, Artes e Cultura


 Da esquerda para a direita: Manuel Batista, Ricardo Alves e Fábio Mozart, representantes da cultura mariense na Academia Sapeense de Letras, Artes e Ciências

O professor Edmilson Trindade e o comunicador Sérgio Ricardo são os mais novos integrantes da Academia Sapeense de Letras, Artes e Cultura, que congrega artistas de Sape, Mari e Sobrado, admitidos em plenária da entidade realizada em 21 de agosto. Edmilson Trindade ocupará Cadeira cuja patronesse é a professora mariense Maria Anunciada Dias, já falecida. Ricardo Alves terá como patrono o folclorista Adauto Paiva.

Edmilson Trindade (foto ao lado) é professor e autor de um livro, enquanto Ricardo Alves é ator teatral e promotor de eventos da cultura popular.

Maria Anunciada Dias se tornou um ícone na história da educação do município de Mari. Anunciada Dias nasceu em Recife (PE), em 15 de janeiro de 1936 e faleceu em Mari no dia 14 de maio deste ano. Ela é autora do hino da municipalidade.

Professor Adauto Ferreira de Paiva também deixou seu nome ligado à educação e ao folclore local. Atualmente, a Biblioteca Pública e o Salão Paroquial da cidade levam seu nome.

sábado, 3 de agosto de 2024

Cantor Antonio Oliveira lança música inédita de Beto Cajá em sarau de homenagem póstuma

 

Antonio Oliveira

No próximo dia 10 de agosto (sábado) será lançada “Abelha de Mel”, canção inédita de Beto Cajá. O intérprete Antonio Oliveira, de Itabaiana, cantará a música em sarau de lançamento da coletânea “Tribuno a Beto Cajá” na cidade de Cajá/Caldas Brandão, às 19 horas em praça pública, no projeto Arte na Praça, promovido pela Secretaria de Cultura daquele município. A música é uma parceria de Fábio Mozart com Beto Cajá, onde se sobressai o lirismo poético e a delicadeza da arte sonora de Beto.

O tributo a Beto Cajá, falecido em 2023, terá ainda participação dos poetas Raniery Abrantes, Jota Lima, Dalmo Oliveira, Orlando Otávio, Bento Júnior, Robson Jampa, Claudete Gomes, Antonio Marcos Monteiro e Thiago Alves. Na ocasião, a poeta Josinalva de Melo Paiva, prima de Beto Cajá, receberá diploma de sócia correspondente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

Antonio Oliveira é cantor e compositor de Itabaiana, com forte presença na cena cultural da cidade, juntamente com sua esposa, a atriz e cantora Dasdores Neta.