segunda-feira, 22 de julho de 2024

Novos acadêmicos tomam posse na Academia Solanense de Letras

Fábio Mozart

A Academia Solanense de Letras realizará no dia 26 de julho a sessão solene de posse de cinco novos acadêmicos, quando serão empossados Yasmim Izabel Cardoso, Juscelino Soares, Cícero Ivaldo Justino, Auremir Caetano e Fábio Mozart. A assembleia de posse acontecerá no Grêmio Recreativo Mariense às 20 horas, ocasião em que serão lançados livros dos acadêmicos José Francisco de Araújo, Wolhfagon Costa e Maria dos Anjos, além de exposição do artista plástico Ronaldo Ferreira.
   

A Academia Solanense de Letras foi fundada em 2021 e congrega parcela importante da cultura, ciência e história de Solânea.


Fábio Mozart é jornalista, radialista, poeta e escritor, nascido em Pernambuco e radicado na Paraíba há mais de meio século.  Aos sessenta e nove anos, Mozart reside há quatro anos na região de Solânea, fronteira com Bananeiras, onde já apresenta uma produção literária cujo foco é a história das duas cidades gêmeas, estabelecendo laços de cooperação com entidades e artistas locais. Na literatura, o ativista coordena o projeto “Biblioteca viva”, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, da qual é membro fundador, e trabalha com bibliotecas públicas de Solânea e Bananeiras visando revitalizar acervos, “apostando no papel cultural do livro e na importância do incentivo à leitura na formação dos cidadãos”.

domingo, 21 de julho de 2024

Academia faz homenagem póstuma a Beto Cajá no projeto Cultura na Praça


No dia 10 de agosto, um grupo de poetas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba estará na cidade de Cajá, Caldas Brandão, para o lançamento da coletânea Tributo a Beto Cajá, com vários poetas declamando em praça pública, entre eles Robson Jampa, Merlanio Maia, Dalmo Oliveira, Claudete Gomes, Orlando Otávio, Cristine Nobre, Bento Júnior, Fábio Mozart, Antonio Marcos, Jota Lima e Tiago Alves. O evento terá início a partir das 19 horas, dentro do projeto Cultura na Praça, no distrito de Cajá, terra da tapioca, município de Caldas Brandão, com apoio da Prefeitura local.

A publicação Tributo a Beto Cajá contém poemas referenciando a trajetória artística de Beto Cajá, sócio correspondente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, cuja vaga será preenchia por sua prima, cordelista Josinalva de Melo Paiva, professora residente em Cajá que receberá o diploma acadêmico por ocasião do evento. “Temos orgulho te ter a passagem de Beto Cajá entre nós, nesta casa de poetas populares, como página luminosa de nossa história, pela qualidade de sua obra e honradez pessoal”, afirmou Fábio Mozart, organizador da coletânea.

A Secretária de Cultura de Cajá/Caldas Brandão, Larissa Soares, informou que esse será o primeiro sarau poético do município no projeto Cultura na Praça, em memória do poeta cantador Carlos Roberto da Silva, o Beto Cajá, que nasceu no Rio de Janeiro, mas foi criado na zona rural de Cajá. Beto partiu em 15 de setembro de 2023, aos 44 anos, após travar uma luta de pouco mais de dois anos contra um câncer.

 

 

 

sexta-feira, 12 de julho de 2024

Escritor Tião Lucena é convidado para Academia de Letras de Bananeiras

 

Fábio Mozart e Tião Lucena

O escritor, músico e jornalista Tião Lucena foi convidado para integrar a Academia Bananeirense de Letras e Artes, instituição sediada em Bananeiras, dirigida pela escritora e professora Terezinha Campos Coutinho. O convite foi encaminhado pelo acadêmico Fábio Mozart e deverá ser referendado em reunião da Academia no dia 26 de julho.


Justificando o convite, Fábio Mozart enalteceu a competência, a participação e a contribuição do escritor Tião Lucena à cultura regional, sendo autor de vários livros, dentre eles: “Fofocas e Futricas I e II” (ambos em parceria com o jornalista Antônio Malvino); “Nos Tempos das Coisas Singelas”; “1930 – A História de Uma Guerra”; “Peste e Cobiça”; “A Guerra de Princesa” e “Perdição”. Como jornalista, manteve, por muito tempo, coluna nos principais jornais da Paraíba. “Atualmente residindo em Bananeiras, Tião Lucena é mais do que qualificado para fazer parte da Academia Bananeirense de Letras e Artes”, disse Mozart.


Ao encaminhar a convocação, o cordelista Fábio Mozart produziu as seguintes sextilhas:


Escritor Tião Lucena

Artista sem vaidade

Receba honroso convite

Para ser nosso confrade

Na viçosa Academia

Orgulho desta cidade.

 

Que se chama Bananeiras

Terra de Ramalho Leite

Homem de fino intelecto

Esperamos que aceite

Para honra da entidade

E para nosso deleite. 

 

segunda-feira, 8 de julho de 2024

Blog aponta vice-prefeito como favorito na eleição de Itabaiana

O vice-prefeito de Itabaiana, Cláudio Neto (Republicanos), lidera com 44,6%, as intenções de votos para sucessão no município. É o que mostra levantamento realizado pela Opinião Pesquisas Socias, divulgado pelo Portal MaisPB e Programa Hora H, na Rede Mais Rádios.

 

As projeções dessa matéria é uma fotografia de momento, passível de mudanças, conforme acentua o portal PolêmicaPB, que publicou a informação. Além disso, vale ressaltar que o levantamento não seguiu um plano amostral formal, como também não foi utilizado um método científico restrito para sua realização.