sábado, 20 de abril de 2024

Academia de Sapé recebe novos membros e comemora 140 anos de Augusto dos Anjos

 


A Loja Maçônica Barão do Rio Branco, em Sapé, foi palco da cerimonia de posse de José Alcir dos Anjos, Amanda Roberta Araújo, Egberto Lima e Fábio Mozart como novos membros da Academia Sapeense de Letras, Artes e Cultura,  instituição presidida por Ana Almeida. O evento contou com apresentação dos músicos Ocimar Santana e Matheus Mouzinho.

O Presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, Fábio Mozart, ocupa a cadeira nº 24, cujo patrono é seu pai, jornalista Arnaud Costa, já falecido. No discurso de posse, Mozart declamou poema cordelesco sobre seu patrono e genitor.

A solenidade faz parte das comemorações dos 140 anos do poeta Augusto dos Anjos, patrono da Academia Sapeense de Letras, Artes e Cultura. Considerado um dos maiores poetas brasileiros da história, Augusto de Carvalho Rodrigues dos Anjos nasceu em 20 de abril de 1884, no antigo engenho Pau D’Arco, atual município de Sapé. Em 1912 lançou a sua primeira e única obra, intitulada “Eu”.

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Associação Zé da Luz doa móveis para instituições culturais do brejo da PB

 


A Associação Cultural Poeta Zé da Luz, de Itabaiana, recebeu por doação 11 birôs, bens móveis que não poderão ser aproveitados pela entidade por não dispor, no momento, de espaço físico adequado. Esses bens, que deixaram de ser úteis para o desenvolvimento das atividades da empresa doadora, serão reaproveitados por instituições culturais nas cidades de Bananeiras e Solânea, quais sejam a Academia Bananeirense de Letras e Artes e Academia Solanense de Letras, respectivamente, para fins e uso de interesse social. Essas academias são organizações da sociedade civil, com atividades associativas em defesa dos direitos sociais e culturais das populações das respectivas cidades.


Segundo a gestora administrativa da Associação Zé da Luz, Nini Soares, a realidade atual da entidade não permite o uso dos móveis doados, “repassando para projetos culturais de outras cidades onde temos parcerias, a exemplo de Solânea e Bananeiras”, afirmou. Conforme o Presidente da Academia Solanense de Letras, Wohfagon Costa, o uso dos móveis será de grande valia nas atividades da instituição que está prestes a inaugurar sua sede em espaço do Grêmio Morenense. “Só temos que agradecer à Associação Cultural Zé da Luz, da qual sou sócio, e ao confrade Fábio Mozart, que fez a intermediação, por essa ação tão nobre”, concluiu. Por sua vez, o Presidente da Academia Bananeirense de Letras e Artes, Joilson Custódio, afirmou que sua instituição é grata pelo belíssimo presente, neste momento de estruturação da Academia. “Gratidão à Associação Zé da Luz, instituição cultural de grande relevância, na pessoa da Presidente Nini Soares, e ao nosso confrade Fábio Mozart pela mediação”, complementou.