sábado, 11 de novembro de 2023

SOLÂNEA

Biblioteca Padre José Fidelis recebe livro autografado de Rodrigo Brandão


A Biblioteca Municipal Padre José Fidelis, de Solânea, recebeu exemplar autografado do livro Imaginário particular, do autor paraibano Rodrigo Brandão, obra de estreia com contos fantásticos. Rodrigo Brandão já teve diversos contos dos mesmos gêneros publicados em antologias de editoras nacionais, e este é seu primeiro livro, que sai pela Editora Flyve. Ele nasceu em João Pessoa e atualmente atua como professor universitário e designer de jogos digitais. Rodrigo conta que o livro promete envolver os leitores em histórias fascinantes e cheias de críticas sociais pertinentes à contemporaneidade. Traz dez contos intrigantes, com espectros, alienígenas e outras criaturas fantásticas do imaginário popular, apresentando-as em tramas curtas e intensas que abordam temas atuais e representativos.

O livro foi entregue por Fábio Mozart, colaborador da Biblioteca e coordenador do projeto “Biblioteca viva”, que mantém pontos de leitura e troca de livros em diversas cidades da região, com apoio da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, da qual é Presidente, e da Associação Cultural Poeta Zé da Luz.

“É muito gratificante poder acolher este livro e saber que um autor paraibano teve a delicadeza de dedicar sua obra com excelente conteúdo para nossa biblioteca”, destacou a coordenadora da Biblioteca Padre José Fidelis, Anastácia Barbosa, agradecendo a contribuição para o acervo.

 

sábado, 4 de novembro de 2023

Vavá da Luz e Tião Lucena recebem homenagem da Academia de Cordel e TCE

Por iniciativa da Academia de Cordel do Vale do Paraíba e Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, o jornalista Tião Lucena e o poeta Vavá da Luz receberão diploma de reconhecimento pelo trabalho cultural desenvolvido. Os diplomas de mérito serão entregues durante o sarau “Poemas e cantos da cidade”, que será realizado no dia 22 de novembro às 18h30, no Centro Cultural Ariano Suassuna,

Um dos blogueiros mais lidos do Estado, Tião Lucena é jornalista desde 1975. Natural de Princesa Isabel, sertão da Paraíba, Tião é autor de várias obras. “Tendo como modelo a narrativa breve, Tião explora a vertente trágica de seus personagens, como faz Nelson Rodrigues. Os tipos humanos descritos por esse princesense são viventes municipais de carne e osso. Como exemplo temos o caso de um iminente crime de feminicídio. A cena do crime está toda montada, a violência em vias de saltar aos olhos do leitor mais atento, quando Tião desconstrói o previsível e transforma o texto numa peça risível, cômica. O “valentão” olha para a mulher e contra ela “dispara dois tiros com a boca”. E assim, nada acontece, entre mostos e feridos escapam todos”, comentou o crítico literário Hildeberto Barbosa Filho.

Vavá da Luz estreia no mundo das letras com seu “Livro proibido de Vavá da Luz nas suas brincadeiras de dizer verdades”, notabilizando-se como poeta cordelista da linha do sarcasmo e gracejo. Membro efetivo da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, ocupando a Cadeira nº 06, cujo patrono é João Martins de Athaide, seu conterrâneo de Ingá, considerado um dos maiores cordelistas do Brasil.

No mesmo evento, a cordelista Dalva Mendonça, de São José dos Ramos, lançará seu folheto “Estrela da poesia e o Pavão Misterioso”, editado pelo Projeto Gente da Gente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, entidade da qual faz parte.

 

quarta-feira, 1 de novembro de 2023

Bananeiras recebe Merlânio Maia e Robson Jampa no projeto “Cordel de graça na praça”

Merlanio Maia
Os cordelistas Merlânio Maia e Robson Jampa realizam espetáculo especial na feira livre de Bananeiras no dia 17 de novembro, a partir das 9 horas. A apresentação faz parte do projeto “Cordel de Graça na Praça”, coordenado por Fábio Mozart, com apoio da Secretaria de Cultura de Bananeiras.  

Com mais de 50 mil folhetos vendidos, o cordelista Robson Jampa é o maior sucesso editorial deste gênero no Brasil e se apresenta com causos e declamações de cordéis de gracejo, sua especialidade. O xilogravurista e cordelista Merlânio Maia é músico, compositor, showman e autor de 17 livros publicados, conhecido por sua performance entre o cordel e a canção regional.

O projeto “Cordel de Graça na Praça” foi contemplado com recursos da Lei Federal Paulo Gustavo. O evento é uma realização de Fábio Mozart, que lançará o folheto “Igreja da poesia”. Também está prevista a participação do poeta Gilberto Baraúna, da cidade de Pilões.