sábado, 30 de setembro de 2023

Acadêmico da ABLA recebe título de cidadão pessoense

Na quarta-feira 04 de outubro, será realizada a sessão solene de entrega do título de cidadão pessoense ao presidente da Academia Paraibana de Letras, Severino Ramalho Leite. A solenidade é de autoria do vereador Milanez Neto (PV) e acontece a partir das 09h no plenário da Casa Napoleão Laureano. O título de Cidadão Pessoense ao Ex-deputado foi concedido “em reconhecimento ao seu extraordinário valor e pelos seus relevantes e inestimáveis serviços prestados à cidade de João Pessoa”.

Ramalho Leite também é “imortal” na Academia Bananeirense de Letras e Artes, entidade na qual tomou posse em 18 de agosto deste ano. Nascido em 1943, na cidade de Bananeiras (no Brejo, a 141 quilômetros da capital), Ramalho Leite foi deputado estadual, deputado federal, promotor de justiça, secretário municipal de João Pessoa e procurador do Estado da Paraíba. Autor de diversas obras, entre elas O Poder do Bom Humor (2007), Em Prosa e Verso: Mais Histórias do Folclore Político da Paraíba (2011), A História como eu conto e A Botija do Camucá.

 

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

NOTA DE ESCLARECIMENTO

 


Tribuna do Vale recebeu e publica as informações abaixo, enviadas pela Escola Maria Caxias de Lima, de São José dos Ramos:

“Pedimos para reconsiderar as informações contidas na matéria São José dos Ramos destaca teatro de Itabaiana, publicada em 22 de setembro, porque não corresponde à verdade a referência a Eduardo Nask como o promotor do desfile onde o Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana foi destacado por nossa Escola. O citado em nada contribuiu com o nosso desfile, tampouco teve papel no pelotão sobre os artistas de Itabaiana, tendo sido convidado para desfilar e não aceitou.  A ação foi fruto do nosso esforço, com a colaboração da Diretora, Do Carmo Araújo, diretoras adjuntas Neves Medeiros e Eliete Lima, coordenadora Débora Lins e professores Marcos, Lima e Josinete Reis. Agradecemos aos atores Normando Reis e Fred Borges pela atuação que obteve muito sucesso”.

sábado, 23 de setembro de 2023

Prostituição em Itabaiana é tema de dissertação de mestrado na UFPB

 


O professor Flaviano Batista Ferreira apresentou em 21 de setembro na Universidade Federal da Paraíba sua dissertação de mestrado intitulada “Enrolando-se nas Ruas do Carretel e da Manichula: espaços de vida boêmia e prostituição na cidade de Itabaiana-PB (1950-1980)”. Para ele, muitas pessoas criticam ou tentam ignorar o passado de prostituição de Itabaiana, mas é inegável a contribuição desses espaços para a cultura e economia da cidade”, afirma o professor. “Minha dissertação tira a penumbra do esquecimento das histórias de homens e mulheres que tiveram suas vidas marcadas na zona boêmia, espaços destinados a prazeres masculinos, onde funcionavam cassinos, bares e pensões no chamado ‘baixo meretrício’”, pontuou Flaviano.

Mesmo que não se trate de uma atividade ilegal, a prostituição ainda sofre com a equiparação ao tráfico de pessoas e a exploração sexual, de acordo com a legislação do Código Penal, condição que favorece os silenciamentos dessas vozes e desses corpos, conforme abordou Nataly Pereira, em sua dissertação sobre prostitutas de Campina Grande.

O trabalho de Flaviano Batista cita mulheres que exerceram atividades prostitucionais nos velhos cabarés de Itabaiana e marcaram época, além de episódios e demais facetas sociais, políticas e culturais dos cabarés de Itabaiana em sua época de ouro. Nesse sentido, foram entrevistados alguns itabaianenses daquela geração, a exemplo do poeta Sander Lee, o boêmio e esportista Valdo Enxuto, o itabaianense Orlando Araújo e o jornalista Fábio Mozart, entre outros. “Através dos livros, textos e entrevistas com Fábio Mozart, por exemplo, foi possível construir uma narrativa representativa até da poética e do folclore daquele passado”, afirmou Flaviano. A dissertação dele sobre estigmas e preconceitos e como isso foi vivenciado em Itabaiana boêmia dos anos 50 a 80 deverá ser publicada em livro brevemente.

 

 

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

São José dos Ramos destaca teatro amador de Itabaiana

 


Nesta quinta-feira (21), a Escola Maria Caxias de Lima, de São José dos Ramos, realizou desfile cívico onde foram apresentados pelotões homenageando artistas de Itabaiana, representantes das sete artes, entre eles os atores remanescentes do Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana, Fred Borges e Normando Reis que apresentaram cenas da peça A peleja de Lampião com o Capeta, texto de Fábio Mozart. O Grupo, fundado em 1977, é agregado à Associação Cultural Poeta Zé da Luz, que comemorou 46 anos de atividades. A bailarina e atriz Suely Sousa também participou do desfile, apresentando a ciranda.  

O professor Eduardo Nask, membro da Associação Zé da Luz, foi responsável pela indicação do teatro amador de Itabaiana para fazer parte do desfile, incluindo encenação ligeira ao final do percurso. Para ele, além de fortalecer os laços culturais com a cidade irmã, também se pretendeu levar o incentivo às artes cênicas, “tão importantes para a formação de pessoas críticas e reflexivas”.

O veterano ator Normando Reis reside atualmente em São José dos Ramos. Para ele, foi gratificante relembrar sua participação na comédia de Fábio Mozart, juntamente com Fred Borges. “As pessoas gostaram de nossa atuação e eu fiquei feliz porque pude vestir de novo a personagem Lampião e rememorar aqueles tempos de resistência à censura e à repressão do regime militar”, disse ele.



 

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

PT frauda cota de gênero e tem vereador cassado em São José dos Ramos

 


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou, na sessão desta terça-feira (5), decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que cassou os registros e os diplomas de todos os candidatos a vereador de São José dos Ramos pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nas Eleições 2020, por abuso de poder mediante fraude no lançamento de candidaturas femininas fictícias.

Por unanimidade, os ministros do TSE acompanharam o voto do relator, ministro Benedito Gonçalves, que considerou o conjunto de provas suficiente para demonstrar a existência de abuso de poder mediante fraude à cota de gênero. Para ele, existem vários elementos caracterizadores da fraude, como: votação pífia recebida pelas candidatas; vínculo familiar entre as concorrentes e sem registro de animosidade entre si; prestações de contas idênticas; indícios de simulação de despesas; e ausência de atos de campanha.

O ministro também destacou o entendimento da Corte Regional de que o então candidato a vereador Maclaud Medeiros de Lima tentou burlar a legislação, lançando a esposa, Joelma de Araújo Cavalcante, e a nora, Geovana Maria da Silva, como candidatas apenas para cumprir a cota de gênero, uma vez que ambas não estiveram de fato na campanha, embora tenham registrado suas candidaturas.

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo foi ajuizada pelo Diretório Municipal do Partido Democratas (DEM) e por Tiago Sales de Brito, candidato a vereador no mesmo município.

Decisão na Paraíba – Ao apresentar seu voto no TRE da Paraíba, o juiz Bianor Arruda Bezerra Neto, relator da Ação de Investigação Municipal Eleitoral (Aime), entendeu que tanto Joelma de Araújo Cavalcante quanto Geovana Maria da Silva, que são esposa e nora do vereador, respectivamente, não estiveram de fato na campanha, embora tenham registrado suas candidaturas.

“Não havia a real intenção de se lograr êxito nas urnas, fato esse comprovado no resultado das eleições. O Partido dos Trabalhadores de São José dos Ramos, por seu presidente, lançou mão de sua esposa e de sua nora apenas para preencher formalmente a cota de gênero”.

Joelma e Geovana obtiveram apenas um voto na eleição, ou seja, apenas elas votaram nelas mesmas.

ParlamentoPB.com.br