sábado, 27 de agosto de 2022

Rádio comunitária terá programa humorístico no Sete de Setembro

 


A Rádio Comunitária Araçá, da cidade de Mari, passará a retransmitir o programa “Rádio Barata no Ar”, com estreia marcada para o próximo dia sete de setembro, às 17 horas. O programa é produzido pela Rádio Web DiarioPB, de Bayeux, Paraíba, com direção e apresentação de Fábio Mozart, participação dos radioatores Bento Júnior, Stela Maris Mariano, Claudete Gomes, Edson Barravento, Das Dores Neta e Goreth Ferraz, com edição de Sérgio Ricardo Santos. 

O podcast brinca com os fatos do dia a dia, em sátiras registrando os acontecimentos mais importantes da semana. Com trinta minutos de duração, o programa entra na grade da Rádio Comunitária Araçá depois de aprovação por parte do conselho comunitário da emissora. A “Rádio Barata no Ar” também é ouvida em diversas plataformas digitais e outras emissoras comunitárias, a exemplo da Rádio Esplanada de Brasília. “É uma forma divertida de interpretar os fatos, e considero um avanço para o rádio popular a aceitação de um programa com estrutura narrativa baseada em humor escrachado, sem ser apelativo”, disse o ator e radialista Fábio Mozart, autor e intérprete dos esquetes do programa.

O radialista João Marinho, diretor presidente da Rádio Comunitária Araçá FM, considerou que a inserção da “Rádio Barata no Ar” na grade de programação da emissora significa “um enriquecimento do nosso conteúdo, com esse artista que marcou época quando residiu em Mari e foi um dos fundadores da nossa Rádio Araçá”.  


sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Atriz e webmaster recebem prêmio cultural da Sociedade Zé da Luz

 

Palmira Palhano, Das Dores Neta, Sérgio Ricardo e Bento Júnior


A atriz Palmira Palhano e o webmaster Sérgio Ricardo Santos foram agraciados pela Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz nesta quinta-feira (25), em evento promovido pelo Centro Cultural Ariano Suassuna e Academia de Cordel do Vale do Paraíba, em João Pessoa. Sérgio Ricardo recebeu o Prêmio Nabor Nunes Figueiredo (Artes gráficas), em reconhecimento ao seu trabalho como webmaster e serigrafista, além de fotógrafo e produtor de conteúdos para internet. A atriz Palmira Palhano foi homenageada com o Prêmio Cultural Roberto Palhano, (Teatro), em reconhecimento à sua brilhante carreira nas artes cênicas da Paraíba, com origem no Grupo Experimental de Teatro de Itabaiana (GETI), órgão desta entidade, fundado em 1977. A premiação para destaque teatral é uma homenagem póstuma ao ator e ativista cultural Roberto Palhano, já falecido, irmão de Palmira.

Na ocasião, o Centro Cultural Ariano Suassuna, do Tribunal de Contas da Paraíba, entregou diploma de honra ao mérito para a jornalista Socorro Almeida, Secretária de Cultura de Itabaiana, além de outras personalidades da cena cultural do Estado.

O evento Poemas e Cantos da Cidade reuniu artistas como o poeta declamador Tiago Monteiro, de Pocinhos, Vicente Campos, Vicente Nascimento, Stelo Queiroga, Ronaldo Barbosa e o comediante Aldo Anísio, além de um grupo de cirandeiros de Itabaiana.  

 

 

 

quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Fábio Mozart é proclamado membro efetivo da Academia Solanense de Letras

Em assembleia realizada nesta quarta-feira (17), a Academia Solanense de Letras escolheu como novo membro efetivo o escritor Fábio Mozart. 

O novo “imortal” é jornalista, radialista, poeta e escritor, nascido em Pernambuco e radicado na Paraíba há mais de meio século.  Aos sessenta e sete anos, Mozart reside há dois anos na região de Solânea, fronteira com Bananeiras, onde já apresenta uma produção literária cujo foco é a história das duas cidades gêmeas, estabelecendo laços de cooperação com entidades e artistas locais. Na literatura, o ativista coordena o projeto “Biblioteca viva”, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, da qual é membro fundador, e trabalha com bibliotecas públicas de Solânea e Bananeiras visando revitalizar acervos, “apostando no papel cultural do livro e na importância do incentivo à leitura na formação dos cidadãos”.

O novo membro da Academia lançou em 2021 o folheto de cordel “Elegia para Solânea”, que analisa a importância do livro “Um olhar sobre Tancredo de Carvalho e outros solanenses”, do escritor Wolhfagon Costa, para a construção do discurso sobre a história da cidade. Para Mozart, a escrita pode ser representada de diversas formas, e nesse caso, a prosa e o verso se encontram para uma resenha sobre a obra de Wolhfagon Costa, que é Presidente fundador da Academia Solanense de Letras.